Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 falhas épicas dos consoles!

O mercado dos consoles é um lugar bem árido para novos competidores.

Grandes nomes estão e aparentemente sempre estiveram aí, levando esse universo apenas a uma sequência de "novas gerações" dos mesmos fabricantes. Com nomes figurando entre as lendas dos consoles (eterno seja o PS2), vamos falar nesta lista de alguns consoles que vocês nunca ouviram falar e outros conhecidos que pisaram feio na bola!

Para cada grande sucesso do mercado, tenham certeza que muitas falhas épicas foram cometidas!

Imagem

Gizmondo

Lembra dele? Não? Relaxa que a maioria também não.

Lançado em 2005 por $400, tinha sistema de mensagem SMS, tocador de MP3, câmera e sistema GPS. Isso muitos anos antes da popularização dos smartphones e do Nintendo DS implementar esses recursos.

Com pouco a nenhum marketing para vendas e sendo exclusivamente distribuído por quiosques em shopping (é sério isso), o console falhou miseravelmente.

O criador do Gizmondo declarou falência menos de um ano depois.

Imagem

Sega Dreamcast

Lançado em 9/9/1999, o Dreamcast veio com a configuração mais robusta de consoles da época, até modem embutido o negócio tinha. O problema foi que esse poder trouxe também um altíssimo custo de aquisição.

Boa parte da renda obtida pela Sega veio dos jogos vendidos.

Enquanto que, um ano depois, a Sony lançava o Playstation 2, utilizando os componentes mais baratos de suas diferentes companhias (incluindo o leitor de DVD, que ganhava muita popularidade na época), terminando por obscurecer o concorrente mais potente, mas menos acessível.

Playstation 2 se tornou o maior sucesso da história de vendas de consoles e o Sega Dreamcast foi descontinuado em 2001, condenado ao limbo.

Imagem

Nintendo Virtual Boy

Quase 20 anos antes de consoles de experiência virtual robustos como o Oculus Rift, surgia o Nintendo Virtual Boy.

Uma campanha de marketing apressada e falha, além de uma gama enorme de problemas de desenvolvimento, tais como gráficos avermelhados 32-bit extremamente distantes de algum efeito 3D, falta de opções multiplayer, entre outras coisas.

Descontinuado menos de um ano após seu lançamento, esse foi um console que certamente a Nintendo preferiu esquecer que existiu.

Imagem

Ouya

Em uma campanha inacreditavelmente popular de kickstarter, o Ouya foi financiado em 2012 com a promessa de mudar o status quo do mercado de consoles.

Um aparelho android, capaz de rodar jogos do sistema, transmitir vídeos e realizar outras atividades relativas a internet.

Foi lançado em 2013 e, rapidamente, perdeu espaço para consoles tradicionais, pois simplesmente carecia da potência exigida pelos consumidores. Mesmo com diversos desenvolvedores criando jogos para o Ouya, o console falhou categoricamente em sua batalha no mercado.

Imagem

3DO

Uma das primeiras tentativas de plataforma multimídia (similar ao Pippin da Apple que falamos anteriormente), o 3DO era o que hoje a Steam Machine propõe.

Vendido por licença a diversas fabricantes pela Companhia 3DO, as especificações de hardware não eram restritas, então poderiam sim existir diferentes versões do console.

Muitas empresas embarcaram na empreitada e diversos jogos foram criados para o 3DO. Lançado em 1993, o console sobreviveu por apenas dois anos, finalmente falhando por conta do preço muito salgado. Por exemplo, a versão mais popular do 3DO da Panasonic, custava $700.

Imagem

Apple/Bandai Pippin

Muitos fãs da Apple hoje falam sobre a empresa criar um console. Mal sabem eles que já existiu um... e foi um fracasso.

Criado em 1995, o Pippin era basicamente um PC Apple com controle. Divulgado como uma máquina multimídia (parecida com a Apple TV de hoje) que também rodava jogos.

A licença aberta de fabricação foi vendida pela Apple e somente a Bandai aceitou comprar.

Menos de um ano depois, o console de absurdos $600 dólares pra época foi descontinuado, com menos de vinte jogos lançados até então.

Imagem

Atari Lynx

Todos já ouvimos falar do Nintendo Game Boy, lançado em 1989. Mas vocês conheciam o Atari Lynx? Outro portátil lançado no exato mesmo ano.

Com uma tela colorida de LCD e um processador que rivalizava o de alguns consoles, esse portátil tinha tudo para ser um sucesso. Mas era caro e quase do tamanho de um console tradicional!

Com um valor de $200 (contra os $110 do Game Boy) e um marketing muito inferior ao da Nintendo, o Lynx sumiu em meados dos anos 90 sem ter feito nenhum impacto significativo.

Imagem

Atari Jaguar

A razão do fim de uma era.

Com a promessa de um processador robusto de 64 bits e um preço teoricamente acessível ($200), o Jaguar chegou ao mercado em 1993 e rapidamente teve problemas.

Seu preço subiu para $250 e alguns de seus componentes eram 32 bits. O suposto processador de 64 bits era na verdade dois processadores de 32 bits trabalhando juntos.

As mentiras, o aumento de preço e falta de jogos no lançamento levaram a um fracasso nas vendas. Dois anos depois, surgia o Playstation da Sony e o Sega Saturn. Eis que o Jaguar (e a Atari como um todo) foram pro buraco.

A Atari declarou falência pouco depois disso.

Imagem

Xbox 360 (Anel Vermelho da Morte)

Esse item, em específico, fala de um problema em um console de sucesso.

O Xbox 360 atingiu centenas de milhões em vendas, mas custou também muitos milhões em reparos para a Microsoft. O Famigerado Anel Vermelho da Morte era um indicador luminoso no aparelho, que indicava falha fatal de funcionamento, a maioria das vezes por conta de superaquecimento.

A Microsoft aprendeu sua lição e vocês acham que o Xbox One tem muito mais espaço para resfriamento por conta de que mesmo?

Imagem

Xbox One (Revelação na E3 2013)

E falando em Xbox One, o console em si está indo muito bem das pernas, mesmo perdendo em termos gerais de venda para o Playstation 4. Mas sua história ficará marcada com um desastre logo no seu anúncio, durante a E3 de 2013.

Com um marketing horrível e diversas restrições iniciais, chegando ao absurdo de exigir que o console estivesse sempre conectado a internet para poder jogar. O nome Xbox One (Xbox Um) também confundiu muita gente, que não entendeu a nomenclatura do terceiro console da série (vindo após Xbox e Xbox 360).

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

09 Jun, 2017 - 10:55

Comentários