Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Sinal de TV analógica será desligado hoje em São Paulo e outros 38 municípios

É hora de dar tchau para o sinal analógico de TV na Grande São Paulo. A partir das 23h59 desta quarta-feira (29), a capital do Estado e mais 38 municípios passam a transmitir apenas o padrão digital. Quem tem um televisor antigo precisará de conversor e antena digital para ver as imagens.

São Paulo é a segunda capital a efetuar a transição, seis meses depois de Brasília, no Distrito Federal. Como nota o Estadão, é a maior migração de sinal analógico para digital do mundo em número de pessoas atingidas. A decisão só foi confirmada ontem (28) pelo governo e tem como base os estudos realizados pela Anatel e pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) – o critério para o desligamento é que pelo menos 93% das casas da cidade estejam preparadas para receber o sinal digital. Levando em consideração uma pesquisa realizada pelo Ibope, dos sete milhões de domicílios com televisor na região metropolitana, 95% estão preparados e não ficarão sem sinal na mudança. Considerando a margem de erro, São Paulo está apta para o desligamento.

As pessoas que ainda possuem televisores com sinal analógico verão um aviso informativo sobre o fim das transmissões durante 30 dias, com um endereço e telefone para tirar dúvidas. Para continuar assistindo a programação, é preciso plugar uma antena UHF em uma televisão com suporte a ISDB-T ou a um conversor externo.

Pessoas beneficiárias de programas sociais federais, como Bolsa Família, podem se inscrever para receber o conversor de graça – é possível encontrá-los por cerca de R$ 100 na internet ou na Santa Ifigênia. Segundo a Seja Digital, cerca de dois milhões têm direito a receber o kit gratuito na região.

Especialistas disseram que alguns problemas devem surgir nos próximos dias, principalmente pela dimensão da transição numa região tão populosa quanto São Paulo. "Sem dúvida, nos próximos dias, haverá pessoas sem TV sem saber o motivo", comentou Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP, ao Estadão.

Os assinantes de TV a cabo também serão afetados, já que com essa mudança as as operadoras não são mais obrigadas a entregarem sinal de canais abertos gratuitos. SBT, Record e RedeTV! exigem que NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky paguem um valor mensal por cada cliente. Um dos argumentos dessas emissoras é que canais estrangeiros e outros canais nacionais já recebem um valor.

Estas são as cidades que, a partir de hoje, só terão TV digital:



São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.



O desligamento da TV analógica deve ocorrer em mais sete capitais neste ano: Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação estima que, até 2018, 1300 municípios já estejam com o sinal analógico desligado. A expectativa é de que, em 2023, a TV digital esteja disponível em todos os domicílios do país.

Confira o calendário da migração para a TV digital:

26/10/2016 – Brasília/DF; Águas Lindas de Goiás/GO; Cidade Ocidental/GO; Cristalina/GO;

Formosa/GO; Luziânia/GO; Novo Gama/GO; Planaltina/GO; Santo Antônio do Descoberto/GO; Valparaíso de Goiás/GO

29/03/2017 – São Paulo/SP

31/05/2017 – Goiânia/GO

26/07/2017 – Belo Horizonte/MG; Fortaleza/CE; Juazeiro do Norte/CE; Sobral/CE; Recife/PE; Salvador/BA

27/09/2017 – Campinas/SP; Franca/SP; Ribeirão Preto/SP; Santos/SP; Vale do Paraíba/SP

25/10/2017 – Rio de Janeiro/RJ; Vitória/ES

31/01/2018 – Curitiba/PR; Florianópolis/SC; Porto Alegre/RS

28/03/2018 – Bauru/SP; Presidente Prudente/SP; São José do Rio Preto/SP; São Luís/MA

30/05/2018 – Belém/PA; João Pessoa/PB; Maceió/AL; Manaus/AM; Teresina/PI; Aracaju/SE; Natal/RN

28/11/2018 – Boa Vista/RR; Campo Grande/MS; Cuiabá/MT; Macapá/AP; Palmas/TO Paraná (Oeste do Estado); Porto Velho/RO; Rio Branco/AC; Rio de Janeiro (interior); Rio Grande do Sul (Sul do Estado); São Paulo (interior)

05/12/2018 – Blumenau/SC; Jaraguá do Sul/SC; Joinville/SC; Campina Grande/PB; Dourados/MS; Caruaru/PE; Petrolina/PE; Rondonópolis/MT; Feira de Santana/BA; Vitória da Conquista/BA; Governador Valadares/MG; Juiz de Fora/MG; Uberaba/MG; Uberlândia/MG; Imperatriz/MA; Marabá/PA; Mossoró/RN; Parnaíba/PI; Santa Maria/RS

Foto por Robert Anders/Flickr

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

29 Mar, 2017 - 12:37

Comentários