Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Doze desenhos que estão fora das telas há mais de trinta anos

Quando a TV a cabo surgiu no Brasil, nos anos 90, apareceram dezenas de canais diferentes dos que estávamos acostumados e, alguns deles, exibiram séries e desenhos que marcaram nossa infância, trazendo de volta aquele gostinho dos anos 60, 70 e 80.

Mas algumas produções daquela época acabaram não entrando na programação. Quem era criança nos anos 60 ou 70 assistiu desenhos que nunca mais foram reprisados e hoje moram apenas na lembrança.

Antes que você se esqueça deles por completo, selecionamentos alguns desenhos animados que não são mais exibidos nas TVs desde o início dos 80.

Monstros Camaradas

Imagem

Drácula, Frankenstein e Lobisomem são as estrelas desse desenho dos anos 70 que passava no Globo Cor Especial. Quem assistiu, lembra principalmente do bordão do Drácula – "Eu nunca acerto essa janela" – e do Frankie, que vivia dizendo "eu não merecia isso". A música de abertura é uma das coisas mais legais da história das animações.



Fantomas, o Guerreiro da Justiça

Imagem

Dr. Miller, um famoso arqueólogo deseja encontrar o continente perdido de Atlântida, mas o robô mão gigante do Dr. Zero afunda seu navio, apenas sua filha, Marie, sobrevive ao naufrágio. Ela é socorrida pelo Dr. Steel e pelo filho Terry em seu super carro, uma espécie de disco voador. Durante a viagem o supercarro necessita de água potável para seus motores, O Dr. Steel e Marie pousam em uma ilha que descobrem tratar-se da lendária Atlântida, agora de volta à superfície devido a uma explosão vulcânica.

Ao desembarcarem são atacados pela mão gigante. Em sua fuga, encontram acidentalmente a tumba do imperador Ogon Bat. Após decifrarem os hieróglifos, que dizem que a cada 10 mil anos, um grande mal ameaçará a Terra, e somente o guerreiro que está no esquife pode vencê-lo, Marie derrama água por sobre o esqueleto do sarcófago trazendo Fantomas de volta a vida. Fantomas destrói a mão robo gigante e salva Still e Marie.

Marie e o Dr. Sill se tornam protegidos de Fantomas e, quando necessário, Marie invoca o morceguinho dourado que se torna uma tatuagem no braço de Fantomas.

Aqui no Brasil, a Cinecastro acabou usando para esta série a introdução musical de outro desenho animado: " Viagem ao Centro da Terra". Este foi, também, o caso de pelo menos outros dois animes: Shadow Boy e Super Dínamo



Os Cometas

Imagem

Uma turma que participa de corridas de patins por todo o mundo, enfrentando outras equipes. Uma espécie de "Corrida Maluca sobre patins", cada episódio mostrava uma prova em uma parte do planeta.



Viagem ao Centro da Terra

Imagem

Baseado no livro homônimo de Julio Verne, esse desenho contava a aventura do Professor Oliver Lindenbrook na busca pela pista que leva ao centro da Terra, deixada pelo explorador Arne Saknussen. Acompanhado de sua sobrinha Cindy, o garoto Alec, o guia Lars e a pata Gertrude, eles enfrentam muitos perigos em sua jornada, seguidos sempre pelo malvado conde Saknussen, descendente do explorador.



Super Dínamo

Imagem

Um garoto ganha de um alienígena uma roupa que o transforma em super – mas engana-se quem pensa que estamos falando se um super-herói norte-americano. Super Dínamo é uma animação japonesa produzida nos anos 60 e exibida no Brasil na década seguinte.

Mesmo depois que as TVs ficaram coloridas, o desenho continuou em preto e branco, pois havia sido produzido assim. Somente nos anos 80 surgiu uma nova série no Japão, essa sim colorida, mas que nunca passou no Brasil. A abertura original nunca foi exibida por aqui. No lugar, passava uma edição com partes de um episódio, com a música do Viagem ao Centro da Terra, aquele ali, do item anterior! Essa é a abertura oficial do desenho no Brasil.



Milton o Monstro

Imagem

Um cientista maluco, o professor Weirdo, queria criar um monstro perfeito, capaz de cometer muitas maldades. Para que não fosse tão mau, resolveu colocar uma gota de ternura. Mas seu assistente derrubou o frasco todo, e o monstro, chamado de Milton, acabou sendo o ser mais bonzinho de todo o planeta.



Zoran, o Garoto do Espaço

Imagem

Zoran é um garoto que vem à Terra ajudar a humanidade depois que seus pais morrem eu seu planeta natal. Ele tem supervelocidade e é sempre ajudado por um esquilo espacial de nome Chap.



Super 6

Imagem

Uma agência de super heróis, onde cada um é contratado dependendo do serviço que deve ser cumprido. Os seis protagonistas são O Homem Elevador, capaz de crescer e encolher à vontade; o Homem Granito, feito de pedra; o Super Scuba, para salvamentos aquáticos; o fortão Homem Magneto; o Capitão Zammo e o iniciante Super Bóing, que sempre pede uma oportunidade para trabalhar.



Shadowboy

Imagem

O herói tem esse nome porque é capaz de criar cópias de si mesmo, mas que não duram muito tempo. Ele ficou adormecido por anos e foi despertado para lutar contra as forças do mal que queriam dominar a Terra – dentre elas estava seu arqui-inimigo, Doutor Espectro.



Tarô Kid

Imagem

O anime narrava as aventuras de Tarô Kid, que era um dos quatro agentes secretos, identificados pelas cartas do baralho: Tarô Kid representava o ás de espadas; o agente Sansão o ás de ouro; a Sayuri o ás de copas e Poka, o ás de paus.

No Brasil, tais a série foi exibida na Record, na década de 1960, e na Tupi, na década de 70, com o nome de Tarô Kid.[3][4] Além do Brasil, fora do Japão, o anime foi também exibido em alguns países hispânicos, como Peru, sob o título de Agente S-5.



Super Presidente/O Sombra

Imagem

O mundo já evoluiu a ponto de ter um presidente mundial. E o melhor de tudo, o presidente é um super herói! Super Presidente narra a história de James Nacross, que ganha poderes durante uma tempestade e passa a combater secretamente as forças do mal. Nas horas vagas, é presidente do mundo! Já O Sombra, que era exibido dentro do mesmo programa, mostra traz a história de Richard Vance, que dominou o poder da concentração a tal ponto de conseguir que sua sombra se separe de seu corpo e o ajude em missões de espionagem.



Sawamu, o Demolidor

Imagem

Esse desenho marcou uma geração! O lutador de karatê Sawamu resolve aprender boxe tailandês, hoje conhecido como muay thai, e se torna uma lenda dos ringues. Na série, chamavam a luta de "chute-boxe". O personagem é baseado no lutador da vida real Tadashi Sawamura, inclusive podemos vê-lo lutando no prólogo de cada episódio.

Fonte: Vejasp/Abril

Comentários

10 Mar, 2017 - 18:28

Comentários