Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Valve removerá Steam Greenlight de sua plataforma de jogos

O sistema Steam Greenlight sempre foi polêmico tanto para os desenvolvedores quanto para jogadores e até mesmo para a própria Valve, que sempre demonstrou estar insatisfeita com o serviço.

Agora a empresa decidiu mudar o modelo de negócios com novos desenvolvedores, substituindo o Steam Greenlight pelo que a equipe da Valve está chamando de Steam Direct, que está previsto para chegar à plataforma na segunda metade do ano.

A principal diferença do novo sistema é que o desenvolvedor precisará preencher uma série de documentos para serem verificados e também pagar uma taxa que ainda não foi determinada para colocar o jogo no sistema. A taxa poderá ser recuperada, caso o título seja vendido.

Segundo a Valve em uma postagem no blog oficial, o objetivo é melhorar o relacionamento dos desenvolvedores com a comunidade, além de tornar os produtos mais acessíveis.

Queremos garantir que o Steam terá um ambiente acolhedor para todos os desenvolvedores que querem mesmo tratar seus consumidores de forma justa e fazendo experiências de jogos com qualidade.


A novidade também deve ajudar os desenvolvedores a se planejarem melhor, segundo Aiden Kroll em uma mesa redonda que aconteceu recentemente em Washinigton (via Eurogamer).

Como um desenvolvedor, eu posto meu jogo no Greenlight e eu não sei quanto tempo vai levar para meu jogo ser aprovado. Então fica difícil para mim, como um desenvolvedor. Vou poder lançar o jogo na data X? Quando devo começar a divulgação com a comunidade? Quando devo começar a falar com a imprensa sobre meu jogo? Enquanto tem certa quantidade de imprevistos no processo, isso torna diversas outras coisas muito mais difíceis para os desenvolvedores.


O Steam Greenlight ajudou a aumentar o número de jogos disponíveis na plataforma e também colaborou para que desenvolvedores independentes divulgassem seu trabalho. Por outro lado, a filtragem não impedia que jogos de má qualidade fossem disponibilizados na plataforma, entre outros casos que geraram polêmica no sistema, incluindo a compra de votos da comunidade para que um título fosse aprovado de forma irregular.

Mais detalhes sobre o novo sistema devem ser revelados ao longo dos próximos meses pela Valve.

Fonte: Jovemnerd

Comentários

10 Fev, 2017 - 21:57

Comentários