Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Menina de 10 anos sofre assédio em Overwatch e pai faz apelo à comunidade

Ligar o video game e jogar algumas partidas multiplayer para dar uma relaxada é a rotina de muitos de nós aqui. Contudo, a comunidade gamer costuma ser bem tóxica e intolerante, principalmente quando há uma mulher no grupo. Os ataques pessoais e machismo à flor da pele foi algo que Iris Reis, de dez anos, sentiu recentemente ao jogar Overwatch online.

A história começou quando seu pai, Eros Reis, comprou o novo game da Blizzard para o PlayStation 4 e a sua filha começou a jogar também. Contudo, sempre que a garotinha ligava o fone de ouvido para conversar com o time, recebia toneladas de xingamentos, mensagens desrespeitosas e até mesmo pedidos de fotos da menina.


"Iris recebeu muitas mensagens com ofensas, pedidos desrespeitosos e até mesmo requisições de fotos"

Se essas coisas já são incômodas para os homens mais velhos, você deve imaginar o quanto isso afetou uma menina de dez anos, que ficou desanimada em voltar a jogar algo que a agrada muito. Por conta disso, Eros fez um post em uma comunidade de Overwatch no Facebook para pedir ajuda e tentar encontrar uma solução para a filha voltar a se divertir.

Imagem

Na publicação, o pai de Iris perguntou se havia garotas, de preferência da mesma idade, que jogavam o game também, pois dessa forma elas poderiam fazer parte de um grupo fechado e não precisariam se preocupar com membros aleatórios no time, que poderiam ser possíveis assediadores ou mais um gamer tóxico para atrapalhar a brincadeira.

"Está na hora de colocar a mão na consciência e diminuir a toxicidade da comunidade para criar um ambiente mais seguro e divertido para todos"

Até o momento, o post já passa de mil curtidas e ganhou muita notoriedade. Em outra publicação, Eros agradece aos membros do grupo e diz que ficou muito feliz em ver a sua filha animada e contente em poder voltar a jogar, e fala que espera ver Iris fazendo muitas amizades novas. A garotinha, para demonstrar a sua alegria, fez um desenho à comunidade.

Imagem

Imagem


O caso de Iris, apesar de ser agravado devido à idade da menina, é apenas um em meio a muitos outros que acontecem diariamente na comunidade gamer, seja em Overwatch ou qualquer outro jogo online. A presença feminina em partidas é algo que, na maioria das vezes, gera assédios, machismo e posturas agressivas, geralmente por conta da cultura comum em não reconhecer as habilidades das mulheres nos jogos (como você pode ver no vídeo abaixo, a garotinha de 10 anos manda muito bem em Overwatch).



É sempre bom lembrar que nós, gamers, somos todos parte de um grupo que compartilha amor pela mesma forma de entretenimento. Posturas tóxicas e agressivas podem acarretar em situações como a de Iris, que quase perdeu a vontade de fazer o que gosta por conta atitudes machistas e extremamente ofensivas. Os que praticam essas ofensas podem colocar a mão na consciência e colaborar para criar um ambiente online melhor e mais seguro, seja para mulheres, crianças ou qualquer que queira apenas se divertir.

Fonte: Games/Tecmundo

Comentários

20 Jan, 2017 - 00:19

Comentários