Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 religiões que dominam o mundo d’As Crônicas de Gelo e Fogo!

A noite é escura e cheia de terrores quando se trata de Game of Thrones, por isso, religiões para confortar (ou não) o espírito não faltam no Mundo Conhecido. São Deuses Antigos, Novos Deuses, Deus da Luz, Vaca de Pedra... Uma religião mais complicada que a outra, lotadas de mitologia, simbolismos e sacrifícios.

Para esclarecer melhor como funciona o lado espiritual de Westeros e cia, aqui estão as 10 religiões que dominam o mundo d’as Crônicas de Gelo e Fogo! Em nome dos Deuses Antigos e dos Novos e do Deus da Luz.

Imagem

Deuses Antigos

A fé derivada da natureza e dos Filhos da Floresta. O culto aos Deuses Antigos vem dos Filhos das Flores, transmitida aos Primeiros Homens de Westeros e, basicamente, é um culto às divindades da natureza. O símbolo principal da religião é a Árvore-Coração, ou Represeiro, aquela árvore branca com um rosto entalhado, que representa a visão dos Deuses no mundo.

Essa fé foi transmitida aos Primeiros Homens depois que a guerra entre eles e os Filhos da Floresta cessou e, como foi mostrado na série, talvez os Caminhantes Brancos sejam uma consequência da luta das Crianças pela manutenção de sua fé, contra os Primeiros Homens que estava derrubando os Represeiros. É uma religião bem mística, que conecta as Crianças com mundo ao seu redor.

Ainda existem seguidores dos Deuses Antigos no Norte, principalmente por conta dos Stark, que permaneceram com a religião, ainda que, por conta do casamento com Catelyn Tully, Ned Stark tenha construído um Septo em suas terras, criando uma ligação entre os Deuses Antigos e os Novos.

Imagem

Fé dos Sete

A Fé dos Sete é a religião trazida para Westeros pelos Ândalos e é o culto oficial do reino. Esse culto, ao contrário do que o nome sugere, cultua um único Deus com sete facetas; O Deus da Fé dos Sete se divide em: O Pai, da justiça, A Mãe, da piedade, O Estranho, da morte, A Velha, da sabedoria, O Guerreiro, das batalhas, A Donzela, da pureza, e o Ferreiro, do trabalho. A organização da religião é bem parecida com a fé católica, com grandes igrejas e catedrais, no caso "Septos", além dos Septões e Septãs, que servem como guias espirituais, e o Alto Septão, o grande líder.

Dentro da Fé dos Sete ainda existem algumas divisões, como a Fé Militante, que seria o braço mais ativista da religião, com uma força militar e membros que servem à sociedade, e as Irmãs Silenciosas, que fazem um voto de silêncio, como o próprio título diz, e são responsáveis pelos mortos.

Imagem

Senhor da Luz

O culto ao Senhor da Luz, o R’hllor, é a religião das Sacerdotisas e Sacerdotes Vermelhos, predominante na Baía de Essos. A religião acredita em uma visão dicotômica de divindades, R’hllor, o senhor de toda luz, e o Grande Outro, que representa o frio e a morte. Os dois estão em uma batalha eterna que só terminará quando o Azor Ahai retornar, com sua espada flamejante, e levantar os dragões de pedra, derrotando todo o mal.

Porém, a religião não tem uma fama muito boa, conhecida por seus Sacerdotes utilizarem magia de sangue, feitiçaria e sacrifícios extremos para seu Deus. A maior representante de R’hllor na série é a Melissandre, porém, Thoros de Myr, da Irmandade Sem Bandeiras, também é um Sacerdote Vermelho.

Imagem

Deus Afogado

O Deus Afogado é a divindade das Ilhas de Ferro e seus piratas. Ele não tem uma origem muito definida ou um grande objetivo como os outro, porém, também possui um inimigo. O Deus Afogado está em constante batalha com o Deus das Tempestades. O ideal do Deus Afogado é construído ao redor da cultura de saques e pirataria das Ilhas de Ferro.

O batismo é uma das partes interessantes da religião, quando consiste em um afogamento, porque "O que está morto não pode mais morrer". Muitos acreditam que o Deus Afogado é só uma criação das Ilhas de Ferro para justificar seu modo bruto de viver.

Imagem

Deus de Muitas Faces

O culto dos Homens Sem Rosto se destina ao Deus de Muitas Faces. Na verdade, o Deus de Muitas Faces é a reunião de todos os Deuses da Morte de outras religiões, como o Estranho, dos Sete, R’hllor, que também representa a morte, a Cabra Preta, da religião de Qohor ou o Leão da Noite, da religião de YiTi.

Sintetizando, os Homens Sem Rosto cultuam a Morte. Na Casa do Preto e do Branco, estátuas de todos os Deuses da Morte estão expostas para culto.

Imagem

Senhor dos Céus e Senhora das Ondas

Considerada, talvez, a religião mais antiga de Westeros, podendo ser anterior aos Deuses Antigos. A dupla era cultuada pelos Primeiros Homens no território das Três Irmãs, ilhas pertencentes à Casa Arryn. É dito que os Deuses eram Amantes e, quando as tempestades caiam, era um resultado do sexo dos dois. A fé foi extinta com a chegada dos Ândalos.

Imagem

Deus Cavalo

A fé Dothraki que cultua o Deus Cavalo, ou Grande Garanhão, que reflete como os cavalos são uma parte fundamental da cultura do povo. Dentro dessa religião, existe a crença no "Garanhão que vai montar o mundo", que foi profetizado como o Drogon, filho da Daenerys com o Khal Drogo, um líder que iria unir todos os khalasar como um e guiaria seus guerreiros por toda a Terra.

Imagem

Senhora das Lanças

A Senhora das Lanças é a divindade cultuada pelo Exército dos Imaculados. Muito pouco se sabe sobre ela, além de receber vários nomes, como Noiva das Batalhas.

De acordo com o Verme Cinzento, o nome verdadeiro da Deusa é revelado para aqueles que são castrados e tem suas partes queimadas em seu altar. É dito também que os Imaculados não podem falar sobre ela ou seu nome.

Imagem

Senhora Feita de Luz e o Leão da Noite

A Senhora Feita de Luz e o Leão da Noite são as divindades cultuada em YiTi, que é, talvez, o reino mais misterioso dentro do mundo conhecido, representando uma ideia de cultura asiática, situado no extremo leste de Essos.Dentro da crença da Senhora Feita de Luz e do Leão da Noite, há um episódio muito parecido com as lendas da Longa Noite, o que leva a crer que o acontecimento foi global.

Imagem

Vaca de Pedra de Faros

Pra fechar, o culto à Vaca de Pedra de Faros. Muito pouco se sabe sobre a religião, mas é dito que em Faros, uma cidade ao norte da Baía de Essos, próxima a Qarth, a cidade da Casa dos Imortais, existe o culto a uma divindade que é simbolizada por uma Vaca de Pedra.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

23 Jun, 2016 - 19:46

Comentários