Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

11 animes shoujo para rir e para chorar

E olha que foi difícil escolher só 11


Shoujo ou shojo é um gênero de mangá de anime japonês voltado para o público feminino jovem -- basicamente crianças e adolescentes. Com histórias conhecidas como "água com açúcar", e cenas de ação que incluem muitos corações, glitter e coisas fofas, o shoujo conquistou pessoas de todas as idades e nacionalidades. Pensando nisso, selecionamos os animes shoujo mais legais para você assistir, independente do seu gênero.

Sailor Moon

Imagem

Vamos começar falando de clássicos? Sailor Moon é de longe um dos shoujos mais conhecidos aqui no Brasil, com uma base de fãs consolidada até hoje. O primeiro mangá da franquia foi lançado em 1992 e contava a história de Serena -- ou, no Oriente, Usagi --, uma garota normal, que descobre ser uma guerreira mágica que foi destinada a salvar o planeta Terra das forças do mal. Com a ajuda memorável da gatinha Luna, Serena e as outras sailors vão descobrindo cada vez mais sobre seus poderes e sobre as forças sombrias que elas precisarão enfrentar ao longo do anime.

Sakura Card Captors

Imagem

Sakura Card Captors é outro clássico shoujo que você não pode perder. Com uma abertura brasileira inesquecível, o anime conta a história de Sakura, uma garota de 10 anos que encontra um livro chamado Clow e deixa várias cartas voarem. Com a ajuda de Kerberos, um ser destinado a proteger as 52 cartas mágicas, Sakura parte em uma jornada para resgatá-las (daí o nome "Sakura, Caçadora de Cartas").

O anime passou em televisão aberta por anos, e os fãs do gênero provavelmente já assistiram. Mas se você é novo no universo nipônico, Sakura Card Captors não pode ficar de fora da sua lista.


Ao Haru Ride

Imagem

Ao Haru Ride mostra como as pessoas crescem e como um sentimento pode se perpetuar com o tempo. Futaba e Tanaka eram grandes amigos na escola -- e um era apaixonado pelo outro, na época. Porém, por acontecimentos da vida, os dois se distanciaram e cresceram.

No primeiro ano do colegial, Futaba havia se tornado uma pessoa completamente diferente: a garota começou a ter atitudes estranhas de propósito para manter os garotos longe dela e ter mais amigas mulheres, coisa que não acontecia quando era mais nova. Até ela reencontrar Tanaka, desta vez com o nome Mabuchi Kou, garoto que ela nunca de fato conseguiu esquecer.


Sugar Sugar Rune

Imagem

Sugar Sugar Rune é hilário. Com a leveza que todo shoujo precisa ter, o anime conta a história das amigas bruxinhas Chocola e Vanilla, que chegaram na Terra para disputar o Trono da Rainha Candy -- atual rainha do mundo em que vivem e também mãe de Vanilla. Para ganhar a competição, as feiticeiras precisam coletar corações (sendo que cada um tem uma cor e conta um ponto diferente) dos garotos da escola em que vão estudar.

Chocola tem um jeito mais desastrado e grosseiro, que lembra até um pouco a Docinho de Meninas Superpoderosas, enquanto Vanilla tem um jeito delicado e fofo, típico do padrão "kawaii" das garotas japonesas que vemos em anime. Se você está procurando um anime que você vai rir muito, Sugar Sugar Rune é uma ótima opção.


Skip Beat!

Imagem

Skip Beat! conta a história de Kyoko Mogami, uma menina que desistiu de sua vida pacata na cidade de Kyoto para ajudar seu melhor amigo, Shotaro Fuwa, a se tornar uma estrela em Tokyo. Trabalhando em dois empregos para pagar (sozinha) o aluguel do apartamento em que dividia com Sho, Mogami um dia descobre que estava sendo usada e traída pelo melhor amigo -- que ela era completamente apaixonada, aliás.

Movida pela vingança, Mogami parte em uma jornada para, assim como Shotaro, entrar para o showbusiness e mostrar que ela pode ser tão estilosa e talentosa quanto ele, que desde o começo deixou o sucesso subir à cabeça. Skip Beat! tem cenas extremamente engraçadas e é uma ótima opção para quem está se aventurando no universo shoujo agora.


Ouran High School Host Club

Imagem

Ouran High School Host Club conta a história de Haruhi, uma garota muito pobre que consegue uma bolsa de estudos em uma escola para pessoas extremamente ricas. Com jeans surrados e óculos gigantes, ela entra em uma sala de música e sem querer conhece o Host Club -- ou Grupo de Anfritrões --, um grupo de jovens que conversam sobre regras de etiqueta e "problemas de primeiro mundo", por assim dizer. Haruhi é confundida com um garoto (por não usar uniforme e estar de calça e moletom) e, na pressa para fugir dali, quebra um vaso muito caro.

A garota então começa trabalhar para o Host Club para pagar o prejuízo, e mostra que ela (que até certo ponto de história se passa por "ele") pode ser a próxima "sensação" com as meninas do colégio. O anime é divertidíssimo e muito conhecido entre os fãs de shoujo.


Kare Kano (ou Karekano)

Imagem

"Essa eu elegante é só para mostrar para os outros. A minha boa personalidade é uma grande mentira".


Kare Kano faz o típico estilo de anime "água com açúcar". Yukino Miyazawa é uma garota super inteligente e vaidosa, que quer ser o centro das atenções em sua nova escola -- apesar de sempre fingir que é modesta para os amigos. Um dia a "rainha da vaidade", como ela mesma se chama, conhece Soichiro Arima, um garoto tão inteligente, simpático e bonito quanto ela. Logo eles se apaixonam -- ainda que Yukino considere Arima seu maior rival --, e a história se desenrola da maneira mais bizarra possível.

O final de Karekano divide opiniões. Há quem goste do anime completo e há quem diga que é melhor parar antes episódio 15. De qualquer forma, vale assistir, uma vez que a primeira publicação do mangá já tem 20 anos desde que foi lançada, e traz uma visão estética muito diferente da que estamos acostumados hoje. O shoujo serve como uma aula visual por trás de uma história de romance, drama e comédia.


Kimi ni Todoke

Imagem

Com a inocência da adolescência, o shoujo conta a história de Kuronuma Sawako, uma menina de cabelos lisos e compridos que é constantemente confundida com a Samara, de O Chamado (que em japonês chama "Sadako", muito parecido com o nome da protagonista). Sawako é uma garota adorável e gentil, mas muito tímida, o que a leva a ser sempre mal compreendida e não ter muitos amigos.

Até o dia em que ela se aproxima Kazehaya Shota, um garoto popular do colégio que além de bonito, bom nos esportes e inteligente, é extremamente simpático. Logo Sawako fica amiga de Kazehaya e seus colegas, como as meninas Ayane e Chizuru. Kimi ni Todoke mostra com a mesma sensibilidade de Sawako uma adolescência leve e cheia de bons momentos.


Vampire Knight

Imagem

Vampire Knight conta a história do Colégio Cross, onde existem apenas duas turmas: a Day Class (que estuda durante o dia) e a Night Class (que estuda durante a noite). A Day Class abriga apenas alunos humanos, e a Night Class, apenas alunos vampiros -- que no shoujo podem tomar Sol, mas são muito sensíveis a ele. Para saber se os vampiros estudantes estão seguindo as regras, o colégio criou o cargo de Monitores, que foram ocupados por Yuuki Kurosu e Zero Kiryuu. Não vamos contar muito, mas sim, você verá a típica briga entre garotos para conquistar o coração de Yuuki.

O anime também divide a opinião de fãs. Se você gosta de uma história que se desenrola rápido, talvez você ache o anime um pouco lento. Se você está procurando um shoujo com sangue, vampiros e romance -- mas sem pressa para o desenrolar da história --, é uma boa opção.


Suki-tte Ii na yo

Imagem

Pense em um anime que ao mesmo tempo é muito semelhante e diferente dos outros: esse é Suki-tte Ii na yo. O shoujo conta a história de Mei Tachibana, uma garota que em 16 anos que nunca teve um amigo sequer. Com sérios problemas para confiar nos outros e cansada de sofrer bullying, Mei acaba conseguindo a atenção de Yamato Kurosawa, o garoto mais popular da escola, de um jeito um tanto peculiar: dando um baita chute nele e derrubando-o da escada.

Yamato, que dificilmente dava bola para qualquer garota, se interessa muito por Mei -- provavelmente porque ela era a única pessoa no colégio que não se importava com o fato de ele ser popular. Suki-tte Ii na yo traz o tema de bullying com uma leveza necessária em um shoujo e é indicado para qualquer pessoa que quer rir e chorar com o mesmo anime.


Zettai Kareshi - O Namorado Perfeito

Imagem

Capas do mangá de Zettai Kareshi


Zettai Kareshi foi escolhido para fechar essa lista por um motivo bem simples: todos os animes citados acima foram adaptados de seus respectivos mangás, mas este tem uma peculiaridade a mais (ou, no caso, a menos). Zettai Kareshi não teve uma adaptação para anime -- ainda. O shoujo conta a história de Riiko Izawa, uma garota que só se dá mal quando o assunto é amor. Um dia, ela encontra um rapaz que trabalha para a empresa Kronos Heaven, que a convence a testar seu mais novo produto: um androide projetado para atender à todas as expectativas de uma mulher.

Apesar de Zettai Kareshi não ter um anime, ele era muito necessário. Mesmo sendo um shoujo, o mangá (que também tem um live-action, para os interessados) fala de sexo, sutiãs e muitas outras coisas que não vemos no padrão de shoujo clássico. Ah, e vale lembrar que o mangá é incontáveis vezes melhor do que o live-action, que em poucos episódios não conseguiu captar os detalhes da história e mostrar com o bom humor da HQ que o amor está perto, basta você ficar de olhos abertos.

...

E aí, qual desses shoujo é o seu preferido? Conte na sessão de comentários abaixo se teve algum que ficou de fora. Para ler mais sobre anime, veja os melhores de 2015 ou 11 deles que podem tornar você mais inteligente.

Fonte: Ign

Comentários

19 Jun, 2016 - 11:51

Comentários

Notícias