Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

13 exemplos de gráficos de videogames que envelheceram bem

O tempo passa, o tempo voa... mas tem jogos por aí que continuam lindões


A indústria de videogames evoluiu tão rápido que deixou seus primeiros produtos comendo poeira. Podemos nos considerar sortudos de jogar franquias que tentam a todo custo se aproximar da realidade através da fidelidade visual. A captura de movimentos, a luz mais realista possível e texturas fenomenais ajudam a criar gráficos que nos surpreendem a cada ano.

Porém, se olharmos para os últimos 40 anos de história dos games, precisamos tirar um momento para refletir sobre gráficos de jogos que envelheceram bem e continuam agradáveis, ainda que a sua tecnologia esteja completamente ultrapassada. Aqui estão 13 exemplos de games que foram e ainda são lindos, mesmo tantos anos após seus lançamentos.

Asteroids

Asteroids é um ótimo exemplo de perfeição e simplicidade. A iconografia de sua nave espacial triangular navegando em um mar de asteroides foi tão efetivo nos fliperamas antigamente quanto é hoje em dia. Essa simplicidade de compor linhas brancas em um fundo preto mostra quão bem os gráficos vetorizados sobreviveram ao tempo.

Tempest

Não conseguimos nem imaginar como seria ver Tempest pela primeira vez em um fliperama em 1981. O shooter do Atari simulava uma perspectiva 3D em uma época em que 3D nos games era uma fantasia. A sensação de atravessar um tubo para lá de colorido, explodindo tudo o que você vê pela frente continua fantástica quase 35 anos depois. A sensação é uma combinação entre voar pelo hiperespaço em Star Wars e entrar em contato com o Monolito de 2001: uma Odisseia no Espaço.

Super Mario Bros.

Para muitas pessoas, a primeira imagem que vem à mente quando alguém diz a palavra "videogame" é a de Super Mario Bros. O que Shigeru Miyamoto e seus amigos da Nintendo fizeram com o Super Mario Bros. original é incomparável. Os simples, porém efetivos sprites do game se transformaram em um sinônimo de games como nenhum outro jogo conseguiu fazer até hoje.

Mega Man 3

Mega Man 3 levou o hardware do Nintendinho ao máximo. São sprites simples e efetivos, mundos coloridos e ótimos efeitos que ajudaram o terceiro jogo da franquia a ficar ainda melhor do que seus antecessores. Sua arte em 8 bits é tão amada que a Capcom a usou décadas depois, quando Mega Man 9 e 10 foram lançados. O eterno robozinho azul da Capcom é um dos personagens mais icônicos dos games, e sua silhueta é um dos grandes motivos para isso.

Chrono Trigger

De EarthBound a Final Fantasy VI, o Super Nintendo foi o lar de alguns dos mais lindos e clássicos RPGs de todos os tempos. Mas talvez o mais memorável de todos seja Chrono Trigger, da Square, projeto dos sonhos que aproximou três lendas do desenvolvimento de jogos: o criador Hironobu Sakaguchi, o famoso compositor Nobuo Uematsu, que recentemente disse que não vai fazer parte do próximo game da franquia Final Fantasy, e o gênio criador de Dragon Ball, Akira Toriyama. O design de personagens icônico de Toriyama deu vida a um dos grupos de RPGs mais lembrados de todos os tempos.

Yoshi's Island

É raro uma série tão bem-sucedida quanto Super Mario estar disposta a arriscar mudando o estilo e a arte de um de seus game. Mas foi exatamente isso o que a Nintendo fez com Yoshi's Island. Um dos três games que usavam o chip Super FX 2 do Super Nintendo, Yoshi's Island levou o hardware do console ao limite. Como um livro de histórias, tanto os personagens quanto o mundo dos dinossauros coloridos saltavam da tela de maneira vibrante.

PaRappa the Rapper

O PlayStation original foi lar dos experimentos mais estranhos dos videogames, e PaRappa the Rapper com certeza está no topo dessa lista. Assumir o papel de um cachorrinho que canta hip hop enquanto aprende a cozinhar, dirigir e até lutar karatê é para lá de surreal. Felizmente, o visual traz o que parece ser um livro estilo pop-out, com direito a gráficos de papel e um mundo super colorido, que continua bonito até os dias de hoje.

Castlevania: Symphony of the Night

Quase duas décadas depois do lançamento do PlayStation original, Castlevania: Symphony of the Night ainda é considerado um dos games com os sprites mais bonitos já vistos. Alucard se destacada com suas animações detalhadas e fluidas. As criaturas com quem você luta quando avança nos castelos são absurdamente lindas e sua jornada através de bibliotecas antigas, torres desintegradas e horrores subterrâneos oferecem alguns dos locais mais memoráveis da história dos videogames.

Jet Set Radio

Poucos games mostram a preocupação com a tonalidade de maneira tão perfeita quanto Jet Set Radio. Muito disso se dá graças ao seu uso da técnica cell shading. Ver desenhos ganhando forma em modelos 3D pela primeira vez nos anos 2000 foi absolutamente maravilhoso. Dar uma voltinha em seu patins e ajudar a colorir Tóquio é uma das experiências mais sublimes de todos os tempos.

The Legend of Zelda: Wind Waker

The Legend of Zelda: Wind Waker, com seu estilo visual impecável, envelheceu melhor do que qualquer outro game da saga. Em vez de levar a série cada vez mais para o lado realista, a Nintendo transformou a primeira aventura de Link no GameCube em um desenho animado. Os personagens são super expressivos, os efeitos de fumaça e fogo parecem ter sido tirados diretamente de um filme da Disney, e sua aventura em alto mar será agradável aos olhos para sempre.

Superbrothers: Sword & Sworcery EP

A maior parte dos jogos inesquecíveis nessa lista possuem uma visão artística bem particular que não intervém necessariamente na experiência. O game Superbrothers: Sword and Sworcery EP, da Capy, representa bem isso. A jornada pixelada de Scythian por altas montanhas, vilas serenas e lagos tão límpidos que podem te refletir perfeitamente pintam um ambiente lindo e único.

Journey

O terceiro game do estúdio ThatGameCompany para PlayStation 3 é um dos melhores de todos os tempos. O IGN EUA premiou Journey como Jogo do Ano em 2012, e boa parte disso se dá graças aos seus visuais, evocativos e fenomenais até hoje. O deserto sem fim, a maneira como o vento balança suas roupas e a escalada melancólica até o topo da montanha fria fazem deste um dos jogos mais bonitos de todos os tempos.

Ni No Kuni

O Estúdio Ghibli criou alguns dos mais lindos desenhos animados das últimas duas décadas, então não é surpresa que sua primeira adaptação ao mundo dos games seja um dos mais incríveis RPGs de todos os tempos. Os personagens se destacam com suas expressões, os inimigos parecem ser criaturas tiradas de Spirited Away e os fundos pictóricos realmente pertencem a um museu.

Fonte: Ign

Comentários

19 Dez, 2015 - 12:03

Comentários

willjay 20 Dez, 2015 00:51 0

Sim existem jogos que envelhecem mal. Como o sophos falou, muitos jogos do PSX olhados nos dias de hoje parecem horríveis.
Já alguns jogos parecem que mesmo com o passar do tempo nunca se tornam ultrapassados.
O melhor exemplo que posso tirar dessa lista é The Legend of Zelda: Wind Waker, que não tive a oportunidade de jogar na época (2003), e só pude jogar agora (2015), 12 anos depois do lançamento.
Mesmo com 12 anos de idade TLOZ:WW ainda apresenta gráficos incríveis e muito agradáveis de se ver, mesmo após todos esses anos.



sophos_nsm 19 Dez, 2015 22:04 0

silviola escreveu:Acho pura bobagem este lance de envelhecer bem ou mal... jogo bom é jogo bom e ponto. Tanto faz antigo ou novo...
Eu abriria fácil mão de um Crysis 4 para jogar um Super Mario World 3 ( by Nintendo ) lançado para SNES .


alguns jogos envelheceram mal especialmente do ps1 porque eles combinavam fundos pre renderizados + imagens 3d. bons exemplos são chrono cross e final fantasy 7. quando colocados direto numa tv moderna o negocio fica horrivel (tou falando de jogar direto no psx ou no ps3 sem filtros). mas da pra jogar tanto que zerei ambos esse ano no ps3. mas mesmo assim envelheceram mal

Edu220937 19 Dez, 2015 18:42 2

Journey? O game não tem 4 anos Sério?!

th3math3us 19 Dez, 2015 15:09 2

Quem fez essa matéria não entende de gráficos Haha!

silviola 19 Dez, 2015 14:32 0

Acho pura bobagem este lance de envelhecer bem ou mal... jogo bom é jogo bom e ponto. Tanto faz antigo ou novo...
Eu abriria fácil mão de um Crysis 4 para jogar um Super Mario World 3 ( by Nintendo ) lançado para SNES .

Edu0101 19 Dez, 2015 13:37 1

asteroids? serio q jogo de atari? hahaha se for assim todos de atari entao... pq sao graficamente simples
jorney? de poucos anos atras? kkkkkkkkk piada
super mario bros de nes? esse nao...

kd super mario world, super mario all, trilogia donkey kong, legend of mana de ps1? nossa tanto jogo que envelheceu bem melhor que todos praticamente dessa lista que nem estao nela
os unicos aceitaveis dessa lista é mario world 2, castlevania e chrono

vallum 19 Dez, 2015 13:31 0

Cacet*, jogo de 3 anos atras envelheceu bem? :P

E mesmo que eu adore Chrono Trigger, tem alguns jogos de Super Nintendo com graficos superiores, como Seiken Densetsu 3 e Star Ocean por exemplo, ate mesmo por terem sido lancados bem na epoca que o console ja estava sendo deixado de lado.