Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Watch Dogs é uma péssima noticia para os usuários AMD e talvez para todo o ecossistema de jogos para PC



Quando se trata de jogos de PC, existe uma guerra não tão sutil que está sendo travada pela AMD e a Nvidia pela lealdade contínua de seus usuários. O campo de batalha envolve coisas como otimização de drivers e a implementação de recursos proprietários, softwares e ferramentas para dar a cada fabricante de placas de vídeo uma vantagem competitiva.

Watch Dogs da Ubisoft é o mais recente título de PC que tira vantagem do GameWorks da Nvidia, uma robusta coleção de ferramentas que permite que os desenvolvedores de jogos produzam uma experiência visual que simboliza o slogan da Nvidia: "Do jeito que se deve jogar". Os desenvolvedores licenciam essas tecnologias da Nvidia como o TXAA e o ShadowWorks para oferecer uma ampla gama de melhorias gráficas para coisas como fumaça, iluminação e texturas. Os engenheiros da Nvidia normalmente trabalham junto com os desenvolvedores para melhorar a execução do seu código final.


Imagem

Exemplos recentes de títulos da Nvidia GameWorks incluem Batman: Arkham Origins, Assassin's Creed IV: Black Flag e o tão aguardado Watch Dogs.

Como você está suspeitando pelo titulo, o GameWorks da Nvidia é uma boa notícia apenas para a Nvidia, os seus parceiros de desenvolvimento e os usuários de sua GPU. Isso é algo lógico e serve uma fatia considerável do mercado. De acordo com Robert Hallock da AMD, essa é uma terrível noticia para o ecossistema de jogos para o PC em geral.

"O GameWorks representa uma ameaça clara e presente para os jogadores por deliberadamente afetar o desempenho dos produtos da AMD (40% do mercado) para aumentar a margem em favor dos produtos da NVIDIA."

Mas espere, é lógico que a AMD estaria irritada com o concorrente tendo uma vantagem quando se trata de fidelidade e recursos gráficos, certo? Hallock explica que o principal problema é mais profundo:

"A participação no programa GameWorks muitas vezes impede os desenvolvedores de aceitar sugestões da AMD que iriam melhorar o desempenho diretamente no código do jogo, a forma mais desejável de otimização."

Assim, um estúdio parceiro como a Ubisoft pode sugerir ou escrever melhorias para a biblioteca da GameWorks, mas a AMD não está permitida ver essas mudanças ou sugerir algo.

"A ofuscação do código torna difícil de realizar a nossa própria otimização de drivers, já que as características do jogo estão escondidas atrás de várias camadas de rotinas tortuosas e nada óbvias. Essa mudança coincide com a decisão da NVIDIA de remover todos os códigos públicos do Direct3D do seu site em favor de uma página de 'nos contate para licenciamento'. A AMD não se envolve, apoia ou tolera tais atividades."


Imagem

Acredito que não há nada de errado em uma companhia escolher esconder as chaves que talvez liberem uma vantagem para os competidores. A AMD está aborrecida porque eles adotam uma abordagem oposta.

"O nosso trabalho com os desenvolvedores de jogos é fundado tolamente em códigos abertos e compartilháveis, os quais disponibilizamos em nosso portal de desenvolvedor. Nós acreditamos que permitir ao desenvolvedor códigos óbvios e editáveis pode beneficiar a todos, não apenas o hardware da AMD, mas permite a todos os jogadores se beneficiarem da nossa parceria com o desenvolvedor. Como o TressFX Hair roda igualmente bem em hardwares da AMD e NVIDIA, por exemplo, você pode ver que isso é verdade."

Eu acredito que Hallock não está mentindo. A tecnologia FreeSync da AMD tem como objetivo melhorar a relação de trabalho entre o monitor e a GPU por usar as especificações do Adaptive Sync, o qual em breve será padrão em todos os monitores com DisplayPort. A solução da Nvidia, o G-Sync, é proprietário e envolve hardwares personalizados colocados em monitores padrões. O Mantle da AMD, uma API de baixo nível, não exige a arquitetura GCN para funcionar. A AMD diz que irá funcionar igualmente nas placas de vídeo da Nvidia. A companhia claramente suporta o desenvolvimento de códigos abertos.


Imagem

Com tudo isso especificado, vamos falar especificamente de Watch Dogs. O jogo tem sido testado em uma variedade de novas placas de vídeo da AMD e Nvidia, e o resultado foi fascinante e frustante ao mesmo tempo. É evidente que Watch Dogs foi otimizado para o hardware da Nvidia, mas é impressionante o quão mal otimizado está para o hardware da AMD. Eu garanto que quando o jogo for lançado, uma multidão de jogadores chateados irão culpar a AMD pelo baixo desempenho.

Perguntamos a Robert Hallock especificamente sobre isso e ele explicou que eles tiveram "pouco tempo com o título e foram capazes de implementar algumas melhorias no desempenho graças às habilidades dos seus engenheiros de drivers. Analisando com cuidado o desempenho com uma variedade de ferramentas internas os permitiram melhorar a experiência do título, apesar das tentativas deliberadas de ofuscação.

A AMD irá lançar um novo driver para o público essa semana que possui essas melhorias. Infelizmente a conversa com Hallock não terminou de maneira agradável:

"Eu estou incerto se nós conseguiremos obter ganhos adicionais devido as infelizes práticas do programa GameWorks."


Imagem

O jornalista de tecnologia Joel Hruska da ExtremeTech resumiu porque o GameWorks da Nvidia pode acabar fornecendo uma experiência ruim para os consumidores e um obstáculo potencialmente perigoso a longo prazo para o desenvolvedores.

"A AMD não está mais no controle do seu próprio desempenho. Apesar de o GameWorks tecnicamente não prender os desenvolvedores na solução da Nvidia, um desenvolvedor que deseja dar suporte para ambas companhias igualmente terá que trabalhar com a AMD e a Nvidia desde o começo do ciclo de desenvolvimento para criar um código especifico. É impossível para a AMD prover uma correção rápida após o lançamento do jogo. Esse tipo de tática acaba prejudicando os desenvolvedores sob o pretexto de ajudá-los."

Você concordando ou não com essa avaliação, Hruska profetizou com sucesso esse mesmo dia em Dezembro, dizendo:

"E apesar de sabermos que os atuais títulos do GameWorks não causam nenhuma penalidade para a AMD, os desenvolvedores que contarem com esse fato talvez acabem descobrindo que os seus jogos rodam inexplicavelmente mal nos hardwares da AMD, sem saber o porquê."


Imagem

O que você está vendo no benchmark acima é uma placa de vídeo da AMD que custa $500 (Radeon 290x) lutando para se manter contra uma placa da Nvidia de $300 (GTX 770) usando um dos mais baixos níveis de Anti-Aliasing, já que o TXAA da Nvidia não está disponível para os usuários da Radeon. E o desempenho reduz em conformidade. Ambas as placas testadas são placas de referências e o sistema é um Intel Core i7 4770k com [email protected] de RAM rodando no Windows 8.1, com os últimos drivers de ambas as placas.

Para colocar ainda mais em perspectiva, a placa 290x da AMD possui desempenho 51% melhor que a 770 da Nvidia em um dos títulos mais exigentes do mercado, Metro: Last Light, o qual também é um titulo otimizado para a Nvidia. Como seria de esperar, dado os seus respectivos preços, a 290x da AMD pode e deve superar a 770 da Nvidia e competir com a 780Ti na maioria dos títulos.


Imagem

Ainda existe o fato de que a Unreal Engine 4, a mais nova engine gráfica da Epic, possuir o GameWorks da Nvidia em seu núcleo. A versão anterior da Epic, a Unreal Engine 3, foi amplamente adotada e esperamos o mesmo da nova versão, a qual parece impressionante. Se isso irá ou não prejudicar o desempenho de futuros títulos nos hardwares da AMD ainda não sabemos, mas acredito que a preocupação é justificável.

O futuro nos dirá...

E vocês, o que acham de tudo isso? Sua opinião é muito importante. Deixe-a nos comentários.

Fonte: Forbes

Comentários

27 Mai, 2014 - 01:13

19894 Views

Comentários

efras17 28 Jun, 2014 19:04 0

shimiti escreveu:tenho uma radeon 7970 e ja que o game não roda satisfatoriamente em meu pc, mesmo eu cumprindo os requisitos, vou pedir reenbouso da steam. simples assim . Não vou comprar uma placa Nidia e o proximo game da ubsoft eu não irei comprar em retaliação a essa atitude.


Apoiado! Tenho uma simples hd 7770 + i53570k + 8gb ran e notei logo de cara que o desempenho poderia ser melhor. Se nós consumidores pensarmos somente no momento atual e migrar (ou permanecer) clientes da nvidia estaremos apoiando um futuro monopólio que vai nos deixar dependentes deles, não vai adiantar chorar pelo "leite" derramado...

magno26 30 Mai, 2014 20:19 0

Eu tenho uma nvidia, mas já tive uma amd e na minha opinião a palhaçada começou quando o PHYSX foi comprado pela nvidia. Antes disso o beneficio era para todos os pcs gamer, mas agora temos que escolher entre uma e outra numa situação onde só deveriamos nos divertir e comemorar agora está virando uma guerra comercial afetando muitos jogadores.

11234 30 Mai, 2014 16:10 0

possuo i7 3770 8gb de ram gtx 760, rodando em full hd. e ate no medio ta chorando pra rodar, isso e normal???

speacrox 30 Mai, 2014 14:20 0

o problema daqui pra frente vai ser qual escolher, nvidea dizendo que o novo driver baseado na PNI deles é melhor que o mantle da AMD e o gsync dela é melhor porem quem quiser comprar uma nvidea com essa tecnologia tem que ter um monitor com o chip, e por outro lado a AMD ainda ta em teste beta do mantle se ele vai ser melhor ou nao do que o driver da nvidea isso ainda tem que ver mas o lado bom dela é que esta trabalhando no freesync que apenas precisar ter uma placa deles.
Agora eu lhe pergunto será que os recursos da AMD vao ser melhor do que da Nvidea? a questao n é se ela esta errada ou nao, a questao é qual a gnt vai apoiar pra sair mais beneficiado! tanto em termos de dinheiro quanto desempenho.

Andre_luis1337 29 Mai, 2014 21:23 0

SyaoranPoa escreveu:tenho um i5 quad core 2,67GHZ / 8gb ram ddr3 / gtx560 1gb ddr5 /W7 64bits...
O jogo não roda nem no minimo, o que é estranho... deveria rodar mesmo assim... quero minha grana de volta já tia Ubi....

Cara bota estranho nisso to rodando ele no high a 1080p em uma 650 ti boost I5 8gb de ram personalizado algumas opições claro.

evandroflusao 29 Mai, 2014 16:33 0

e começou a sacanagem da navdia o meu e navdia ainda nao testei wat dog mas pretendo comprar quando baixar o preço . mesmo assim era melhor para todo mundo manter pelo menos no pc essa guerra de exclusividade de jogos de lado no pc . e deixar essa briga so nos consoles mesmo.

SyaoranPoa 29 Mai, 2014 09:55 0

tenho um i5 quad core 2,67GHZ / 8gb ram ddr3 / gtx560 1gb ddr5 /W7 64bits...
O jogo não roda nem no minimo, o que é estranho... deveria rodar mesmo assim... quero minha grana de volta já tia Ubi....

pantcho1978 29 Mai, 2014 01:11 0

ai sim galera! vídeo mostrando como habilitar e configurar o controle generico
em Watch Dogs e o link para download ta na descrição do vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=gB96YWWHv8o&feature=youtu.be

Alistair 28 Mai, 2014 23:25 3

A Nvidia mete grana nesses desenvolvedores pare deixar o jogo "exclusivo" pra ela, isso já se sabe há muito tempo. Eu não incentivo a pirataria, tenho mais de 250 jogos no Steam, inclusive todos os Assassin's Creeds, Raymans, Child of Light, etc, que são desta Ubisoft. Mas pra esse jogo vou incentivar o piratinha, porque aí já é demais, eu não vou gastar 130/150 reais em um jogo que não vai funcionar direito na minha placa AMD por causa de ******gens de Ubisoft e Nvidia.

jeremiasti 28 Mai, 2014 22:33 0

Agora entendo porque o desempenho de Watch Dogs não é satisfatório na minha placa AMD.

lamarc 28 Mai, 2014 21:43 0

Na minha nvidia roda lisinho 1fps com tudo no low em uma 320M =D

SpeedMAX 28 Mai, 2014 21:28 2

Já decidi cara... Atualmente sou usuário de Nvidia, mas vou fazer um UP e agora vou de AMD!!!

Não vou mais apoiar essa empresinha cretina, PQP!!!