Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os melhores joysticks para smartphones

A cada ano, mais e mais controles físicos são criados especificamente para smartphones com Android ou iOS. Não obstante, surgem a todo momento novos meios de aproveitar controles de videogames, como PlayStation 3 e Xbox 360. Para quem tem dúvidas sobre que controle utilizar em seu smartphone, este comparativo mostra as melhores opções ao alcance do consumidor. Confira:

É possível configurar o controle do Playstation 3 para funcionar em jogos do Android e iOS (Foto: Divulgação / GameKlip)

Controle do PlayStation 3 (DualShock 3)

Para quem já possui um PlayStation 3 em casa, será interessante utilizar o mesmo controle no Android ou iOS. Mas em ambos os caso é preciso ter conhecimentos avançados para poder realizar a façanha. No iOS é preciso que o iPhone, iPod Touch ou iPad tenha jailbreak e esteja atualizado com o iOS 7.

ImagemDualShock 3 era bem diferente (Foto: Divulgação)


No Android é preciso ter acesso root e instalar o app Sixaxis Controller. No caso dos Xperia da Sony é possível utilizar o DualShock 3 sem root. Para complementar o "set", o jogador pode comprar o suporte GameKlip. Ele ele acopla o smartphone ao controle.

No iOS, a configuração é bastante simplificada e o controle DualShock 3 será reconhecido como um controle com suporte oficial ao iOS 7. No Android, a configuração terá que ser realizada em vários jogos. A maior vantagem do controle do PlayStation 3 é a qualidade da construção que se mostra duradoura à longo prazo. Sua única desvantagem é a necessidade de conhecimentos avançados para configurar o controle.

Prós:

  1. Para quem já tem Playstation 3, dispensa a compra de um novo controle.
  2. Ótima construção.


Contras:

  1. Configuração complicada.
  2. Não há clipe para acoplar o aparelho.
  3. É necessário realizar root ou jailbreak.


Controle do Xbox 360 (versão com fio)

Desde da versão 4.0, o Android possui, embutidos em seu kernel, suporte dispositivos USB através da tecnologia USB On-the-GO. O conector OTG transforma a entrada microUSB dos smartphones Android em uma entrada USB padrão. Assim sendo, é possível conectar vários tipos de controles USB, inclusive o controle USB do Xbox 360.

ImagemÉ fácil configurar o controle com fio do Xbox 360 no Android (Foto: Reprodução / OneClickRoot)


A configuração da versão com fio do controle do Xbox 360 é muito simples. Basta conectar o conector OTG no smartphone e em seguida conectar o controle com fio do Xbox 360 no conector OTG . O controle será reconhecido imediatamente pelo Android e em muitos jogos não será preciso fazer nenhum tipo de configuração.

Prós:

  1. Fácil configuração.
  2. Não precisa de root.


Contras:

  1. Necessita conector OTG.
  2. Não há clipe para acoplar o aparelho.


Controle Bluetooth Gametel

O Controle Bluetooth Gametel é um dos poucos controles específicos para Android e iOS a serem vendidos oficialmente no Brasil. Seu arranjo de botões é um pouco antiquado para os jogos atuais, sendo recomendado apenas para jogos mais simples ou emuladores de consoles antigos como Super Nintendo, GBA ou Mega Drive.

ImagemO Gametel é fácil de configurar e suporta iOS e Android (Foto: Divulgação)


O Gametel já foi revisado por aqui. Seu esquema de botões é simplório, não há direcionais analógicos. O Gametel se destaca pela sua mobilidade podendo ser guardado até no bolso da camisa. A configuração dos botões lembram o Super Nintendo com quatro botões frontais e dois botões "L" e "R".

Prós:

  1. Fácil configuração.
  2. Não precisa de root ou Jailbreak.
  3. Clipe para acoplar o smartphone.


Contras:

  1. Esquema de botões muito simples.
  2. Não possui botões analógicos.
  3. Muito caro.


Controle Bluetooth iPega 9025

A iPega é uma empresa que fornece diversos tipos de acessórios em informática, e possui também uma linhas de controles dedicados a smartphones e tablets. A nossa sugestão desta marca é o Controle Bluetooth iPega 9025. O 9025 é uma evolução do controle 9017 que, assim como o Gametel, possui um esquema de botões simples, dispensando os direcionais analógicos.

ImagemiPega 9025 possui mais botões e configurações que seu antecessor (Foto: Reprodução / Youtube)


Mas, o iPega 9025 corrige os erros do seu antecessor. De fato, o 9025 vai além e possui até botões multimídia. Esses botões multimídia podem ser usados para pausar, avançar ou retroceder músicas. Voltando ao quesito games, a configuração do controle iPega 9025 depende do sistema operacional. O controle pode ser "setado" para quatro modos: Gamepad, Keyboard, APP Mode e iCade. Para Android, o modo principal é o "Gamepad", e no iOS é o "iCade". A configuração é realizada através de combinações de botões com o controle desligado.

Prós:

  1. Clipe para acoplar o smartphone.
  2. Ampla variedade de botões.


Contras:

  1. Não há aplicativo oficial.


Controle Bluetooth Wamo Pro 2

O controle Wamo Pro 2 pode ser encontrado em sites de produtos importados como Deal Extreme. O controle ficou popular graças a sua semelhança com o controle do Xbox 360 e o clipe que permite acoplar smartphones grandes como o Samsung Galaxy Note 2.

ImagemWamo Pro lembra o controle do Xbox 360 (Foto: Reprodução / beginnerstech)


O Wamo possui uma ótima construção e tem uma "pegada" muito parecida com a do controle do Xbox 360. Entretanto sua configuração é complicada pelo fato de não haver app oficial na Play Store. Porém, o manual do controle está em inglês e seu modo de configuração é exatamente o mesmo do iPega 9025. Configura-se o controle através da combinação de comandos.

Prós:

  1. Boa pegada.
  2. Construção sólida.
  3. Clipe para acoplar o smartphone.


Contras:

  1. Não há aplicativo oficial.
  2. Manual com informações desencontradas.


Controles da MOGA (Pro, Hero e Ace)

Os controles da empresa MOGA oferecem uma das melhores experiências para donos de smartphones, sejam eles equipados com Android ou iOS. São vários modelos e alguns eles, como a nova linha denominada "Power", permitem recarregar o seu smartphone enquanto durante a jogatina.

ImagemSérie "Power" permite recarregar o smartphone enquanto se joga (Foto: Divulgação)


O App oficial dos controles, chamado MOGA Pivot, é localizado para o português e possui um visual limpo e elegante. As informações são bem distribuídas e o aplicativo conta com atualizações constantes.

O design dos controles da MOGA é elegante e todos tem uma boa pegada. Contudo, toda essa qualidade reflete no preço dos controles que custam quase o dobro de algumas opções listadas até agora. O mais caro deles, o MOGA Ace para iPhone 5, 5S e iPod Touch 5, chegou a ser vendido no lançamento por US$ 99 (cerca de R$ 240).

Prós:

  1. Qualidade de construção evidente.
  2. Fácil configuração.
  3. Não precisa de Root ou Jailbreak.
  4. Aplicativo em português.


Contras:

  1. O mesmo controle não pode ser usado em vários sistemas.
  2. Preço elevado.


*****

Deixe nos comentários sua opinião sobre qual controle tem as melhores configurações.

Fonte: Techtudo

Comentários

22 Fev, 2014 - 19:55

Comentários

lucasponje 24 Fev, 2014 12:10 1

não sabia desse otg funciona mesmo?tenho dois controles xbox em casa que uso no pc

edneycg 24 Fev, 2014 09:28 1

PedroIgor escreveu:
DoMorro escreveu:Tenho um Ipega aqui. Tá encostado. Motivo: Funciona com pouquíssimos jogos, mó decepção. Creio que todos os outros controles tenham essa limitação. Saudades do meu finado Xperia Play. Raiva gigante da Sony por descontinuar o modelo.
O joystick do PS3 funciona em TODOS os jogos para android. Os que tem suporte nativo detecta o controle automaticamente, e os que não tem suporte a joystick é só ativar o touch emulado, configurar e ser feliz. :)

PedroIgor, como ativa esse touch emulado no android?

PedroIgor 24 Fev, 2014 01:31 1

DoMorro escreveu:Tenho um Ipega aqui. Tá encostado. Motivo: Funciona com pouquíssimos jogos, mó decepção. Creio que todos os outros controles tenham essa limitação. Saudades do meu finado Xperia Play. Raiva gigante da Sony por descontinuar o modelo.
O joystick do PS3 funciona em TODOS os jogos para android. Os que tem suporte nativo detecta o controle automaticamente, e os que não tem suporte a joystick é só ativar o touch emulado, configurar e ser feliz. :)

DoMorro 23 Fev, 2014 17:00 2

Tenho um Ipega aqui. Tá encostado. Motivo: Funciona com pouquíssimos jogos, mó decepção. Creio que todos os outros controles tenham essa limitação. Saudades do meu finado Xperia Play. Raiva gigante da Sony por descontinuar o modelo.

Maldonny 23 Fev, 2014 13:06 1

caiera escreveu:prefiro o meu Xperia Play


XPlay não tem os botões R2/L2 (faz mó falta)
Além disso os analógicos são ruins de usar.
Comprei o Wamo Pro na DX vamos ver se presta.

sodoidera 23 Fev, 2014 11:55 1

Rick Silva escreveu:
neicanela escreveu:tbm prefiro meu xperia play


Começou ¬¬

xperia play so roda o basico celular ultrapassado.

Rick Silva 23 Fev, 2014 11:21 1

neicanela escreveu:tbm prefiro meu xperia play


Começou ¬¬