Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"Linux é o futuro dos games", afirma Gabe Newell, fundador da Valve

Valve deverá anunciar o Steam Box, hardware que rodará o sistema operacional livre Linux.


Gabe Newell, co-fundador e presidente da Valve, disse que o Linux é o futuro dos games e insinuou um possível anúncio do console da empresa para a próxima semana. A declaração foi feita durante a LinuxCon, em Nova Orleans, nos EUA.

"Parece um pouco engraçado vir aqui e dizer a vocês que o Linux e fontes abertas são o futuro dos games", disse Newell. "É como ir a Roma e explicar catolicismo ao Papa".

A Valve chegou ao Linux em fevereiro, e atualmente conta com 198 jogos no sistema operacional. Em janeiro, um engenheiro da Valve, Ben Krasnow, revelou que o PC da empresa customizado para games, o Steam Box, utilizaria o Linux.

"Semana que vem nós daremos mais informações sobre como chegaremos lá e quais as oportunidades de hardware que vemos para levar o Linux à sala de estar", declarou Newell.


  1. Clique aqui e conheça a história do Steam


Imagem

Novo sistema

O presidente da Valve já reclamou publicamente sobre o Windows 8, dizendo que é "uma catástrofe para todos do mundo do PC". As principais críticas são em relação à plataforma fechada. Segundo Newell, as plataformas abertas, que permitem inovação, irão prevalecer.

"Sistemas que são amigáveis à inovação e abraçam o fato de serem abertos terão uma grande vantagem competitiva em relação a sistemas fechados ou fortemente regulados".

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

17 Set, 2013 - 23:13

Comentários

Francisco vr 18 Set, 2013 16:30 -1

Eu sempre soube que a Linux iria dominar o mercado de games um dia, pois ela é excelente em tudo, menos em compatibilidade e desempenho para games. A microsoft vendo que Linux é um S.O Grátis e bem estruturado, ela disponibiliza as chaves para usuários caseiros "hackearem" o S.O windows.
A 2 anos atrás ou 3 anos, eu vi uma reportagem que fez uma estatistica que 90% dos usuários caseiros brasileiros usam Windows pirateado, e 32% deles que usam S.O. de fabrica, não sabiam que o windows da máquina usada é pirateado.

sophos_nsm 18 Set, 2013 15:51 0

VelhoGamer a propria square veio a publico afirmar que nem tomb raider nem hit man venderam satisfatoriamente.

Com vendas fracas, Eidos pretende mudar "Tomb Raider"
Tomb Raider vende menos que o esperado pela Square Enix


e infelizmente é mais provavel que no pc tenha vendido n maximo equivalente as outras plataformas (no MAXIMO).

A meta (não batida) da square era 5 milhoes de unidades a full price. Entre ps3 e x360 foram cerca de 2,6 milhões de unidades. sobraria um teto de 2,3 milhoes para o pc. Mas como a venda não foi batida o mais provavel é que tenha vendido menos.

VelhoGamer 18 Set, 2013 14:04 0

sophos_nsm#
HL saiu numa epoca em que praticamente ninguem que jogava no pc comprava msm as coisas originais,realmente era uma epoca de ninguem msm,ja o TR tenho certeza absoluta que vendeu muito bem no steam,ja que a meta de prevenda dele foi alcançada em menos de 15 dias e ainda fico em primeiro lugar de + vendindo por um bom tempo no steam,mas sei que o jogo em sua totalidade nao vendeu bem msm,mas acredito que a pirataria no caso dele aconteceu de todos os lados e se vendeu bem em algum lugar ctz foi no steam(PC).

brunossilva 18 Set, 2013 13:07 -2

viva linux assuma os games q seremos seus escravos livres.

sophos_nsm 18 Set, 2013 11:13 0

Erich_ET na verdade o drm se bem feito funciona e muito bem. diablo 3 para pc que o diga.
o problema nunca foi de valor. todos concordam que o valor de tomb raider é indiscutivel, é um jogo primoroso mesmo assim foi campeão de pirataria, half life 2 idem e qualquer outro jogo que imaginar. ja o valor de diablo 3 é bastante discutivel e mesmo assim conseguiu barrar piratas.
o q vc citou como valor é drm online parcial que impede de ter acesso a parte do jogo se nao tiver o original (skins, multiplayer online, etc), se conseguirem piratear esse "valor" então darão um ****-se as devs.

dan_nunes 18 Set, 2013 10:26 1

Seria muito bom ver o Linux rodando Grid 2, Tomb Raider e etc...

Erich_ET 18 Set, 2013 10:20 0

e investir e claro, em um programa de consientizaçao das pessoas que pirateiam, para que entendam que isso nao e um crime sem prejudicados, que ao piratearem o jogo, estao prejudicando as produtoras, as lojas, e principalmente todos os funcionarios que dedicaram 3 a 5 anos na produçao de um jogo, e depende da compra do mesmo para receber pelo seu trabalho!!

Erich_ET 18 Set, 2013 10:13 1

limite de ativações, obrigatoriedade de estar on line, necessidade de criar uma conta, ter que revogar a ativaçao antes de desinstalar, na verdade so da trabalho pra quem tem o jogo original, nunca conseguiu impedir ou ate dificultar o jogo de ser pirateado!

As produtoras deveria se tocar que, se querem reduzir a pirataria, deveriam pensar em adicionar valor aos jogos originais, como compartilhamento de pontuaçoes, gameplays, fazes, Skins, e ate mods personalizados, opçoes de multi-player cooperativo e/ou competitivo, sao bons exemplos de como adcionar valor aos jogos originais

Erich_ET 18 Set, 2013 09:56 2

jean16 o fato de o sistema operacional ser open source ou nao, nao diferencia em nada na pirataria, o sistema drm esta no jogo, nao no SO, a dificuldade de quebra-lo depende do quao bom ele e, nao do sistema operacional

E na verdade as produtoras de jogos deveriam se ligar que programas com drm estao prejudicando na verdade quem compra o jogo original, nao quem pirateia,

pirakaia 18 Set, 2013 09:39 0

A melhor plataforma de jogos e o windows pois nela você pode jogar tudo que foi lançado para windows !
Linux é o futuro dos games? pode ate ser caso a microsoft não compre todas empresas para fazer jogos só pra ela Linux tem um futuro incerto.
Legal seria jogar PS1 2 3 4 Em um único aparelho tipo no PS4^^
O mesmo no Xbox Xbox360 pegar no Xbox one
Enquanto isso não acontece windows reina nos games pra min

Bom vou jogar O game Spacewar lançado em 1962 hahahaha jogo vei da bexiga

DanKool 18 Set, 2013 09:33 0

Tomara q esse monopolio podre do windows acabe !!

Ogihci 18 Set, 2013 09:00 2

Nem é o ponto, mas antes de reclamarem do w8 (FUD), recomendo um pouco de usuabilidade de interface :D.
O w8 é mais rápido e leve que o Ubuntu porém mais lento em relação ao Mint, mas isso não importa se não é o SO que lhe atende.
Vamos ao foco que aqui são jogos :D. Pedir jogo exclusivo de plataforma A ou B é hilário, faz diferença quando o foco é só jogar?
A Steam Box é uma ideia "out of the box" maravilhosa, mas nem por isso devo limitar meu uso. Cada vez menos estamos presos aos SO e isso é ótimo, quero que saia para Amiga, OS/2, etc, que todos possam jogar e boas.