Shin Megami Tensei III: Nocturne
20 Fev, 2003 PS2
O jogador controla um estudante que não possui nome pré-definido e cujo nome o próprio jogador decide. O jogo começa com o protagonista a caminho do hospital em que vai, junto a seus melhores amigos, Chiaki Hayasaka e Isamu Nitta, visitar sua professora, Yuko Takao, que se encontra doente. Lá, eles sentem um clima estranho no ar, e após alguns acontecimentos estranhos, o personagem perde a consciência. Ao acordar, ele se encontra em um lugar chamado Vortex World, habitado por demônios. Ele então encontra um menino loiro acompanhado de uma senhora de idade. O menino dá ao protagonista um ser chamado Magatama, que dá a ele poderes especiais, e o transforma em uma criatura meio-demônio, meio-humana.
O jogo possui dois momentos distintos: a exploração e as batalhas. Na exploração o jogador controla o personagem em um ângulo de terceira pessoa, em um mundo livremente explorável, em que é possível interagir com NPC's e objetos específicos e com batalhas aleatórias, não sendo possível ver os inimigos, apesar de a coloração do mapa mudar quando o jogador está perto de entrar em um combate. Durante as batalhas, tanto a equipe do jogador quanto os adversários são visíveis na tela.
O combate se dá por turnos, em que as ações de cada um são escolhidas em um menu, e todos na equipe do jogador são controláveis. É possível também trocar membros da equipe, sendo o protagonista o único que não pode ser removido da equipe. Também é possível conversar com os inimigos para tentar convencê-los a se juntarem a equipe ou obter itens.
O sistema de turnos é o Press Turn System, em que é dado um turno para cada personagem na equipe. Podem ser obtidos novos turnos ao atingir a fraqueza de algum inimigo. Quando uma investida falha (o alvo desvia, bloqueia ou reflete o ataque), se perde um turno.
Para que o protagonista aprenda habilidades especiais (Skills) é preciso que ele ingira Magatamas, que são parasitas definidos como a própria essência de um demônio. Quando ingeridos, esses Magatamas alteram os valores dos status básicos do personagem, sua relação com certos elementos e aumentam algum status quando ele sobe de nível. Eles também ficam agitados quando estão perto de ensinar uma habilidade nova ao jogador. Porém, para aprender a habilidade o jogador deve equipar o Magatama e subir de nível.