Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Watch Dogs: Um jogo construído especialmente para duas gerações de consoles



Anunciado durante a Electronic Entertainment Expo (E3) do ano passado, Watch Dogs é certamente um dos títulos mais aguardados no ano de 2013. No evento de Los Angeles deste ano, é óbvio que o game da da Ubisoft também foi uma das atrações mais requisitadas pelos gamers (e pela imprensa), como bem relatou nosso colega Durval — que teve chance de testar a novidade rodando no PlayStation 4!

Então, para quem ainda não está totalmente antenado ao lançamento, vale comentar que Watch Dogs é um jogo de mundo aberto e que pretende questionar fortemente os conceitos de liberdade nos tempos atuais. Com um enredo que se passa em um futuro não muito distante, o protagonista Aiden Pierce é um hacker muito sagaz, que precisa resolver algumas questões aqui e outras ali, a fim de defender sua visão de liberdade no mundo.




Pode adicionar a tudo isso um sistema muito profundo de escolhas morais, que não se limitam a questionar os jogadores sobre a vida ou a morte de algum ser inóspito. O jogo quer saber se você tem coragem de roubar um pai de família trabalhador assalariado, pela falta de cuidado e segurança que o rapaz teve ao deixar seu cartão em frente a uma câmera digital...

Bom, dito isso, já é possível aprofundar na última novidade apresentada pela Ubisoft, que revela um pouco mais de detalhes sobre a modalidade multiplayer do game e sobre a relação de igualdade entre as versões que serão lançadas para a sétima e oitava gerações de consoles.

Multiplayer (quase) imperceptível

A Ubisoft já havia explanado, durante a Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano, sobre o interessante modo multiplayer existente em Watch Dogs. A ideia é manter campanha e modo online integrados, ou seja, não é preciso acessar algum outro menu e tratar os dois recursos como algo diferente: ambos são o mesmo jogo e fim. Por conta disso, é possível que você conte com a presença de um amigo em seu mundo e nem se dê conta de tal fato.


Imagem

A grande atração do game é que, ao conectar ou desconectar o mundo de um jogador do mundo de outro, não será preciso desligar os fatos correntes em cada universo. Em outras palavras, o poder da nova engine é tão grande que permitirá que a conexão e a desconexão sejam feitas de maneira pouco perceptível, o que significa que os ambientes sofrerão quase nenhum dano.

Além disso, o produtor sênior de Watch Dogs, Dominic Guay, afirmou que a engine Disrupt, sob a qual o game foi feito, foi construída levando em consideração quatro conceitos primordiais. Cá estão eles: conectividade, dinamismo, impacto visível sobre a cidade de Chicago dentro do game e a flexibilidade de rodar tanto na atual geração de consoles quanto na próxima.

"Não haverá tempo de loading, nem para criar servidor, nem tampouco para esperar uma partida começar", afirma Guay. "Isso significa que cada pequena coisa dentro do game deve estar pronta para ser sincronizada com a rede. Cada aspecto de animação, de física e de inteligência artificial precisa trabalhar online com um ou mais jogadores", diz o produtor sobre a ousada proposta.

Invadindo muitos mundos (mas não todos)

Alguns determinados jogadores poderão invadir o seu mundo assim que aceitarem um contrato. Depois disso, elas poderão ficar na sua espreita em lugares quaisquer de sua cidade, esperando a melhor chance de pegá-lo pelas costas — possivelmente acabando com sua raça. Isso será possível, pois, para você, o gamer rival vai assumir a aparência de um NPC qualquer (personagem controlado pela inteligência artificial).


Imagem

Portanto, não haverá duas versões de Aiden Pierce vagando por Chicago. Uma das únicas ressalvas sobre as invasões mundanas fica por conta das missões relacionadas ao progresso do enredo principal do game. Em outras palavras, se você estiver no meio de uma missão relevante para a história do game ("Story missions"), outro jogador não poderão entrar em seu mundo para evitar a interrupção de sua evolução.

Além de toda essa conectividade entre vários gamers, também sempre bom falar sobre as minúcias que pretendem tornar Watch Dogs um título único.

Fenômenos de interação com a realidade virtual

Em Watch Dogs, todas as ações que acontecerem dentro da cidade deve repercutir por todo o game. Quando começar a chover, por exemplo, os NPCs — como as pessoas do mundo real — vão abrir seus guarda-chuvas. No caso de uma ventania mais intensa, os personagens devem encolher seus corpos para encarar o vento, além de segurar com mais veemência suas capas de chuva.

Outros eventos de maior relevância, como acidentes de carro, vão impactar diretamente sobre o tráfego de veículos da cidade. É possível inclusive que alguns NPCs saiam de seus carros e caminhem até o local da batida, a fim de tentar descobrir o que está causando a lentidão do trânsito.


Imagem

As ações de Aiden certamente terão o mesmo efeito. Dependendo de como o rapaz se portar perante a sociedade, os cidadãos devem estabelecer seu julgamento de valor. Como de costume, se você se esgueirar por trás de pessoas malvadas e matá-las silenciosamente (lembrando sempre de esconder os cadáveres), as coisas vão permanecer calmas e sossegadas.

No caso do protagonista sair atirando ou matando pessoas em plena luz da visão de todos, é claro que isso vai inspirar desconfiança. Nesse caso, assim como ocorre em outros jogos de stealth (como na série Hitman, por exemplo), as pessoas vão se voltar contra você.

Quando mesmo?

Enfim, a Ubisoft afirma que está ciente de que "nem todo mundo está com pressa para comprar um console da próxima geração". Justamente por essa razão, a publicadora quer garantir que a experiência nas plataformas atuais seja tão incrível quanto nos vindouros aparelhos. Esse compromisso é tão sério que a empresa o coloca como o quarto pilar sobre o qual a nova engine foi construída.




"Na atual geração pode ser preciso que os designers cortem um pouquinho o número de pessoas andando pelas ruas, mas ainda assim teremos o mesmo game de altíssima qualidade. Você pode não ter a mesma sensação de estar em meio a uma verdadeira multidão, mas nós poderemos alterar a escala de outras coisas e manter a mesma experiência", afirma o produtor sênior do game.

Portanto, a maior diferença entre as gerações deve mesmo ficar por conta (apenas) dos gráficos. Mesmo assim, vale dizer que a qualidade visual do vindouro game será consideravelmente mais alta do que estamos acostumados, usando toda a capacidade de processamento das plataformas atuais.

Watch Dogs está previsto para sair no dia 19 de novembro para PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii U e PC. PS4 e Xbox One ganham as suas versões possivelmente um pouquinho mais tarde.

Fonte: Baixakijogos

9 Comentários

20 Ago, 2013 - 23:31

3380 Views

Comentários

chucky515 21 Ago, 2013 14:41 0

ainda vai demorar um pouco mais vale muito a pena esperar o game parece está muito bom, no aguardo do lançamento '-'

macckart2 21 Ago, 2013 12:32 0

freman41

Bom pra vc que ganha bem, mas tem muita gente que vai ter que escolher entre 1 e piratear o outro!!!

mallebolge 21 Ago, 2013 11:01 0

spaizer a diferença é que nesse jogo os npcs tem uma inteligencia artificial maior do que em dead rising, sem falar que o mundo é todo aberto como foi dito sem tela de loading.

freman41 21 Ago, 2013 10:06 2

comprarei tanto ele quanto GTA, besta quem fica brigando!

giovanisilva 21 Ago, 2013 09:46 0

E tem gente que ainda diz ser uma imitação do GTA.

macckart2 21 Ago, 2013 09:01 0

Seria uma pena.... eu aqui guardando meu dinheiro para comprar GTA V para PC e o watch dogs, saísse antes para.... (ironic mod on)

joao2345 21 Ago, 2013 08:42 1

ultimatedeath
comparar watch dogs com gta é a mesma coisa que comparar cod com bf jogos com algumas coisas em comum mas com propostas diferentes

spaizer 21 Ago, 2013 00:16 -3

dead rising 2 coloca varios zumbis em uma mesma tela,e olha que a engine dele nem é tão poderosa,será que não tinha mesmo como manter a multidão? Nem que fosse so um bando de gente andando em linha reta,e uma parcela deles so interagindo entre si e com o ambiente?

ultimatedeath 20 Ago, 2013 23:37 5

pode descurti mais eu nao vou deixar de comentar, chupa gta