Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Performance de Elden Ring no PC não é boa o bastante, afirma Digital Foundry!

"Está na hora da FromSoftware dedicar um pouco mais de tempo para melhorar seu polimento técnico".

Jogos com problemas de otimização infelizmente têm se tornado cada vez mais comuns e Elden Ring parece ser o mais novo caso. Atualmente o jogo conta com análises Neutras no Steam devido a esse problemas.

Durante seus vários anos trazendo jogos para o PC, a FromSoftware vinha melhorando significativamente a qualidade de seus ports. Enquanto o primeiro Dark Souls foi um desastre na plataforma, Sekiro já se mostrava um port bastante competente. Infelizmente Elden Ring não deu continuidade a essa tradição.

De acordo com uma recente análise da Digital Foundry, o jogo no PC possui inúmeros problemas, sendo o pior deles um constante stuttering que consegue prejudicar todo o fluxo do jogo.



Não está claro como o jogo chegou aos consumidores neste estado, mas o 'por que' tem um certo nível de explicação. Elden Ring é o primeiro título que vê a transição da engine da From Software para o DirectX 12. O DX12 dá aos desenvolvedores muito mais controle da GPU: elementos como gerenciamento de memória e thread não são mais gerenciados pelo driver, o que significa que muitas responsabilidades passam diretamente para a desenvolvedora.

O site afirma que os problemas de stuttering podem ser causados por um péssimo gerenciamento de compilação do shader, com o código do shader sendo compilado apenas na primeira vez que é necessário dentro do jogo, o que causa mini atrasos em algumas partes.

Há uma stuttering perceptível quando você move seu personagem pela primeira vez. Há outro quando você ataca com sua espada pela primeira vez. Toda vez que um novo efeito de partícula é gerado, o jogo trava novamente. Para cada novo tipo de inimigo que você encontra, há outro grande stuttering.



Basicamente, cada vez que uma nova animação ou efeito são realizados na tela, o jogo precisa de um certo tempo para renderizá-lo e adicioná-lo ao shader. O problema é que cada vez que isso acontece, o site descobriu que pode causar pausas de até um quarto de um segundo. Em um jogo onde é necessário ser preciso com seus movimentos, essa pequena pausa pode ser fatal.

Esse problema ameniza após ver a animação pela primeira vez, rodando de forma natural depois disso. O problema é que cada vez que o jogo é atualizado e reinstalado ou o drive da placa de vídeo é atualizado, o cache do jogo é reiniciado.

Alguns usuários com processadores mais potentes, como os da 12ª geração da Intel, conseguiram ter uma experiência suave, graças a um poder de processamento rápido o bastante para manter o jogo a 60fps sem travamentos.

Mas mesmo se isso for confirmado, significa que apenas uma pequena proporção de PCs no mundo é capaz de rodar o título a 60fps consistentes. Vale ressaltar que os consoles não têm o problema de compilação de shaders: são plataformas fixas, então os jogos são enviados com os shaders pré-compilados.

Configuração dos consoles comparada ao PC:

Imagem

A recomendação do site para os jogadores de PC? Caso possua uma GTX 1080 ou superior e uma tela de 1440p, eles aconselham rodar nas configurações altas, já que não possui diferença visual. Se tiver uma GTX 1070 e RX 580 ou uma placa inferior, tente usar configurações médias, mas com sombras e anti-aliasing no alto.

Já para placas clássicas como GTX 1060 e RX 580 em um monitor de 1080p, infelizmente nenhuma delas consegue manter uma taxa de 60fps constantes sem comprometer o visual. No entanto, diminuir a resolução para 900p consegue ajudar a chegar nos 60fps.



Não posso deixar de pensar que é hora da From Software dedicar um pouco mais de tempo para melhorar seu polimento técnico - entregar o pacote completo e evitar situações como essa. [...] Mas até onde posso ver, não há soluções fáceis para corrigir o desempenho de Elden Ring no PC, certamente não por parte do usuário - cabe aos desenvolvedores intervir e resolver os problemas principais.

Elden Ring já se encontra disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X.

Fonte: Eurogamer

Comentários

27 Fev, 2022 - 19:54

Comentários

Notícias