Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A última baleia branca da indústria de jogos: por que veteranos de desenvolvimento de jogos estão criando jogos para TV conectada

Artigo patrocinado: Por que dispositivos como a Apple TV podem provar ser a próxima grande plataforma de jogos casuais

Milhões de pessoas em todo o mundo estão agora sintonizando a TV conectada (CTV) - plataformas como a Apple TV - para se divertir. E por ser o lar de muitas inovações revolucionárias, mais empresas estão capitalizando neste novo mercado. Para empresas como a Playcent Games, a CTV não é mais um território desconhecido. Como disse Sergey Mishchenko, CEO e cofundador da Playcent Games, esta é a última baleia branca da indústria de jogos.

Com 13 anos de experiência no gerenciamento de projetos de TI de grande escala global, a experiência de Mishchenko no desenvolvimento de aplicativos móveis o levou a explorar novos mercados no cenário de jogos CTV de hoje.

A Playcent Games assumiu a liderança na expansão das opções de jogos casuais nas plataformas CTV. Desde a sua fundação em 2020, a empresa concentrou seus esforços em jogos de TV conectados, uma área com potencial para se tornar um setor multimilionário.

Seu ingrediente secreto é simples: jogos nativos de qualidade. Embora os aplicativos de vídeo e canal tenham sido bem apreciados nas plataformas CTV, os aplicativos que não são de TV permanecem subdesenvolvidos, com a maioria sendo criada de forma não profissional. A Playcent Games busca mudar essa tendência capitalizando sua experiência como desenvolvedores de jogos móveis e introduzindo jogos casuais na CTV.

A Playcent Games já obteve sucesso com o jogo social de cassino Crazino. Desenvolvido estritamente para plataformas CTV, os usuários podiam jogar via Smart TVs, lançando nas plataformas Roku, Apple TV, Amazon Fire e Android TV em setembro de 2020. O jogo agora tem um aplicativo complementar móvel para dispositivos iOS e Android. Os jogadores também podem iniciar um jogo em um dispositivo e terminá-lo em outro, já que todos estão conectados a uma conta.

O jogo agora hospeda uma grande base de jogadores. Os jogadores ativos mensais (MAU) aumentaram 280%, com os jogadores gastando coletivamente mais de 180 mil horas no jogo. É um exemplo real do potencial que existe nos jogos CTV. "O lançamento do Crazino é apenas o começo", disse Mishchenko.

O crescimento da CTV tem sido um espetáculo nos últimos anos. Nos Estados Unidos, a adoção pelo usuário deverá ultrapassar a marca de 200 milhões até 2022. Estima-se que 30 milhões de telespectadores pararam de assistir à televisão tradicional nos últimos meses. Em 2020, 80% dos lares americanos possuíam pelo menos um dispositivo de TV conectado à Internet. Isso inclui smart TVs, Apple TV e Google Chromecast. A taxa de penetração da TV conectada atingiu um recorde em 2020, em face do crescimento constante de 2014 - um aumento notável de 6% de 2019 a 2020.

"Esse tremendo crescimento foi um farol para nossa equipe. Tínhamos a expertise e agora tínhamos um novo nicho virtualmente inexplorado e pronto para assumir", diz Mishchenko.

A Playcent Games entrou em ação, tendo identificado o mercado de jogos CTV como um 'oceano azul'. Ainda há muito poucas empresas além da Playcent Games que entraram em ação para preencher essa lacuna.

Dado o grande número de pessoas migrando de TV linear para plataformas CTV, o potencial de jogos CTV é enorme. Atualmente, existem títulos limitados para os jogadores casuais explorarem. Ao contrário dos jogos para PC, celular e VR, onde a competição está ficando acirrada, os jogos CTV ainda são relativamente novos. Crazino recebeu uma boa resposta e isso solidificou a estratégia da Playcent Games, diz Mishchenko.

Como CEO da Playcent Games, Mishchenko insiste que sua equipe é a melhor pessoa para conquistar o mercado. Por quê? A empresa é formada por profissionais com experiência no desenvolvimento de jogos para celular, além de mentes inovadoras e criativas com princípios de jogos sólidos . O objetivo da empresa é moldar a cara dos jogos CTV.

Imagem

Já existe muita especulação sobre o futuro dos jogos hiper-casuais, um formato de jogo bem adequado ao ambiente CTV. Os principais títulos já existentes no mercado obtêm em média 50 milhões de downloads. Como as pessoas passaram mais tempo em ambientes fechados em 2020, houve um grande aumento nos downloads de aplicativos hiper-casuais. O primeiro título da Playcent Games se beneficiou dessa onda, e seus dados provam que essa tendência veio para ficar, diz Mishchenko.

Mishchenko acrescenta que a empresa se expandirá para novas plataformas CTV e aprimorará o produto principal com novos conteúdos e eventos. As atualizações têm sido entregues regularmente desde o outono de 2020, bem a tempo para a empresa se beneficiar do crescimento esperado em jogos online CTV.

Como a Playcent Games já tem produtos no mercado, ela tem uma vantagem muito maior sobre a concorrência. Mishchenko acredita que sua equipe tem a abordagem correta centrada no usuário, e eles pretendem melhorar sua posição com designs e estratégias mais amigáveis ​​ao usuário, moldados pelos padrões históricos de comportamento dos jogadores.

Mishchenko e sua equipe estão preparados para assumir a liderança em jogos CTV. Com uma sólida experiência em desenvolvimento móvel e um título de jogo casual de sucesso já no mercado, a Playcent Games está posicionada para criar valor no mercado de jogos CTV - explorando, mapeando e lucrando com o azul selvagem lá. O futuro dos jogos é brilhante, mesmo além dos setores de jogos tradicionais.

Fonte: Gamesindustry/Biz

Comentários

03 Jun, 2021 - 12:23

Comentários