Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

PS5 terá suporte para centenas de fontes de áudio para experiência imersiva

Além de praticamente eliminar os loadings com o seu SSD ultra-rápido, existe outro objetivo primário no PS5. Esse objetivo é transformar o áudio dos jogos.

Até agora o áudio nos jogos, apesar de haver suporte para surround 7.1, sempre foi secundário e nunca recebeu muita atenção. Mark Cerny, arquiteto do PS5, quer mudar isso e criou o Tempest Engine para o console, o qual dá suporte para centenas de fontes de áudio com maior qualidade do que no PS4.

Conforme explicado pela Digital Foundry, a experiência de áudio do PS5 possui dois pilares: presença e localidade. No PS4, por exemplo, o som da chuva é uma única fonte de som. No PS5, com suporte para centenas de fontes, o objetivo é criar uma experiência de som realista em que parece mesmo que você está no meio da chuva.

O segundo pilar, a localidade, se trata da percepção de onde vem o som - da frente, dos lados, de trás, etc. Para melhorar este aspecto, a Sony recorreu a uma técnica complexa chamada Head-related Transfer Function (HRTF). O HRTF é diferente de pessoa para pessoa, por isso a Sony fez centenas de análises.

A forma como o PS5 cria esta experiência de áudio é bastante complexa e está exposta no esquema em baixo. Como você pode conferir, a Sony usa vários HRTFs e amostras, além de outras coisas mais complicadas, para entregar o som à sua TV, headphones ou outro dispositivo de áudio que use no PS5.


Imagem

Fonte: Eurogamer

Comentários

18 Mar, 2020 - 15:15

Comentários