Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O “efeito WhatsApp” ajudou a limpar mais de 10 milhões de linhas móveis no Brasil

O WhatsApp parece estar mudando consideravelmente as telecomunicações no Brasil. Um bom levantamento feito G1, com base em dados disponibilizados pela Anatel, aponta que mais de 10 milhões de linhas deixaram de existir em cinco meses deste ano. E um dos grandes responsáveis por isso, segundo as operadoras, é o WhatsApp, além da crise econômica.

O aplicativo comprado pelo Facebook em 2014 provocou, basicamente, duas mudanças nas operadoras: o quase fim do envio de SMS (uma vez que o WhatsApp funciona em todas as plataformas grandes de smartphone), e agora a "limpeza" das bases de usuários das companhias. O uso extensivo do aplicativo torna pouco vantajoso ter vários chips: por que uma pessoa teria mais de uma linha se boa parte da comunicação dela é feita por aplicativos como o WhatsApp?

Ao G1, Bernardo Winiki, diretor de varejo da Oi, também cita uma questão geracional na mudança de hábitos dos donos de smartphone:

Você tem uma geração mais nova que usa mais o WhatsApp e prefere não falar [pelo telefone]. Aí usa o WhatsApp, Viber ou qualquer outro mensageiro. A barreira da comunicação começa a ser quebrada porque os aplicativos liberam voz sobre IP.


Para ajudar ainda mais esse enxugamento, recentemente, as operadoras TIM e Oi anunciaram o fim da cobrança de taxa entre operadoras, o que deve reduzir ainda mais o "efeito clube" (implantação de ofertas entre clientes de uma operadora para incentivá-los a convencer outros a aderirem).

Essa limpeza de base de chips é importante para as operadoras, pois para cada linha mantida, a empresa deve pagar uma taxa ao Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações). Logo, com menos linhas, as operadoras pagam menos e podem investir em outras áreas ou em benefícios para seus clientes.

Apesar do WhatsApp ter papel importante, as operadoras criticam o aplicativo, pois, basicamente, ele oferece um serviço que elas já têm (mensagens pela internet e chamada VoiP x SMS e ligação) e ainda sem pagar os mesmos impostos.

Por ora, a relação entre operadoras e WhatsApp parece relativamente amistosa. No entanto, se o serviço começar arranjar formas de ganhar bastante dinheiro — o WhatsApp, atualmente, cobra assinatura de usuários novos (os antigos têm assinatura vitalícia) —, a chapa pode esquentar para o serviço. Ou as teles podem comprar uma boa briga com todos os usuários do WhatsApp.

[G1]

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

15 Dez, 2015 - 08:43

Comentários

sparkdurock 17 Dez, 2015 02:18 0

Brasil é lugar de fhodedores querem tirar dinheiro até da bactéria do Kú do brasileiro, agora sai uma idéia dessas que é o whats app lindo pra beneficiar melhor nossas comunicações sem ser estrupado por esses bostas TIM, OI, Claro e VIVO, agora querem chorar porque tão caindo na ***** VSF por mim quem tinha que sair era as operadoras lixos. Podia ser Operadora mundial Whats App

DarkElf 16 Dez, 2015 06:29 1

silviola escreveu:Não sei se vc entendeu NINJUTSU, mas:....


Concorda também que o Whatsapp não precisa do número de telefone, é a coisa mais estupida você precisar de um número para usar o serviço, se por algum motivo você precisa usar o Whatsapp em outro celular por exemplo de um amigo, esquece. Whatsapp é bom? É sim, mas é um serviço estretamente "idiota", porque é preso a um celular e internet.

P@uNoC* das operadoras. Mas realmente é um absurdo o valor que as operadoras pagam pra manter uma linha ativa.

ii_ii 16 Dez, 2015 02:32 2

fabricio fcb+25 escreveu:
Jeff escreveu:Não se esqueçam que a internet que você usa pra falar no whatsapp é da operadora de telefonia móvel.

wifi ta ai pra isso

e wi-fi vem de onde vey? a internet movel pode ser da operadora, mas agt pagou pelos créditos, agr se estamos utilizando wi-fi da no mesmo eles não tem o direito de nos dizer como devo utilizar minha banda larga, uso o wathsapp pq pelo menos não cai pra eu ser obrigado a ligar de novo e gastar o dobro da quantidade de crédito pra poder ligar novamente, o que eles tão recebendo agr é o que eles construirão em anos em cima do consumidor, simplesmente fodendo todo mundo, sem se importar a quem, agr não podem reclamar de quem está usando o wathsapp e abandonou os serviços deles e falo mesmo, não faço mais uma ligação normal, gasto todos os meus créditos com rede movel na vdd tenho uma franquia mensal então não importa desde que eu pague tenho internet o tempo todo mesmo tanto faz.

Alves_TR 16 Dez, 2015 00:55 1

rnt251 escreveu:daqui uns dias o pt lança um iposto sobre o uso do whatsapp, e pahhh deu no mesmo


Ah mas isso eu acho difícil já que os próprios e seus familiares devem desfrutar do serviço então já viu né... Se tá bom pra eles aí é que ñ mudam mesmo kkkkkkkk...

fabricio fcb+25 15 Dez, 2015 21:09 2

Jeff escreveu:Não se esqueçam que a internet que você usa pra falar no whatsapp é da operadora de telefonia móvel.

wifi ta ai pra isso

Jeff 15 Dez, 2015 19:52 2

Não se esqueçam que a internet que você usa pra falar no whatsapp é da operadora de telefonia móvel.

rnt251 15 Dez, 2015 15:28 3

daqui uns dias o pt lança um iposto sobre o uso do whatsapp, e pahhh deu no mesmo

chucky515 15 Dez, 2015 15:05 2

eu mesmo só ponho crédito quando avisam que vão cortar minha linha kkk, e mesmo assim é o valor mínimo '-'

Voddyhunter 15 Dez, 2015 13:23 2

Só falando de uma assunto que não tem a ver com a matéria, mas porque o Facebook mantem dois aplicativos identicos, já tinha o Messenger e comprou o Whats App, ambos tem a mesma função, porque já não incorporou o
Whats App ao Facebook logo e some com esse messenger? como a Microsoft fez com o Skype eliminando o Msn?

silviola 15 Dez, 2015 13:15 1

Não sei se vc entendeu NINJUTSU, mas:
1- As operadoras pagam caro para manter uma linha ativa, então elas enrijeceram, diminuindo o tempo que uma linha pré-paga pode ficar sem recarga, e com isso desativaram milhares de linhas ( eu mesmo tive 2 linhas pai de santo desativadas ).

2- O grande problema do WhatsApp não é ele, mas sim a tributação e como ela é aplicada forte em cima das linhas móveis. A questão é que as operadoras pagam FISTEL e mais uma caralhada de impostos e o WhatsApp usa o benefício do número de telefone sem pagar nada. Isso é ótimo pro usuário pois fica de graça, mas "não tem graça" pras operadoras, que sofrem concorrência desleal.

Tá certo, a gente adora odiar operadoras e elas merecem nosso ódio, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. As operadoras estão se unindo porque estão quebrando, e um mercado enxuto é um mercado caro... preparem-se para o aumento das tarifas móveis de internet, pois é somente nisso que as operadoras tirarão receita.

RaMsOc2 15 Dez, 2015 12:29 1

Falou ZAP ZAP perdeu a moral

NINJUTSU 15 Dez, 2015 09:36 4

Essa pesquisa deve ter sido encomendada pelas próprias operadoras de telefonia do brasil pra brigar com a anatel, eu vejo de outra forma essa notícia, a crise ta feia, quem tinha mais de 2 chips ta reduzindo o numero de chip que fica mais econômico que ficar sustentando 2 operadoras, se muitas pessoas deixarem de usar 4 a 5 chips igual eu vi e passar pra 2 ou 12 é lógico que vai diminuir muito o numero de linhas telefônicas, do jeito que foi feita a pesquisa é logico que o zap vai sair como o vilão, pq é eles que as operadoras querem derrubar, o zap ajuda a diminuir as linhas sim mais não da forma que tão falando pq os preços e tarifas sim das operadoras que são os vilões, baixem os preços pra vc ver se o zap afeta tanto, mais baixar o preço não pode pq derruba o lucros dela é mais fácil atacar o zap.