Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Táxi sem motorista será testado por pesquisadores da USP de São Carlos

Teste é do ICMC e da Escola de Engenharia.

Demonstração pública está prevista para outubro.


De acordo com os pesquisadores, CARINA foi o primeiro veículo autônomo na América Latina a ser testado em ruas de uma cidade. (Foto: Divulgação/Agência Fapesp)


Pesquisadores da USP de São Carlos vão testar pelos próximos meses um serviço de táxi autônomo nas ruas do campus. O teste será conduzido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e pela Escola de Engenharia. Em fase de ajustes, a demonstração pública deve ocorrer em outubro.

"A ideia é que o usuário possa chamar o táxi autônomo pelo celular, por meio de um aplicativo que estamos desenvolvendo, e que o automóvel o leve ao seu destino dentro do campus –indicado por comando de voz ou apontado em uma tela de computador no interior no carro – e depois retorne ao local onde estava estacionado para aguardar o próximo chamado", disse Denis Wolf, professor do ICMC e coordenador do projeto.

O serviço de táxi é uma das possibilidades imaginadas para o Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma (CARINA), desenvolvido com apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com a USP, o CARINA foi o primeiro carro autônomo na América Latina a ser testado em ruas de uma cidade, no início de outubro de 2013, quando percorreu 5,5 quilômetros em São Carlos.

"No teste que fizemos com o CARINA, em outubro de 2013, o planejamento de rota era muito simples, baseado em um sistema de GPS", disse o pesquisador. "Já o sistema de mapas contínuos que será usado no próximo teste permitirá que o automóvel planeje sua rota em tempo real para chegar ao destino desejado pelo passageiro", comparou.

Além do sistema baseado em mapas, o Carina conta com dois sensores a laser – localizados na frente e no teto do automóvel, além de câmeras que funcionam em 360º. Na frente do carro há ainda uma câmera estéreo, com duas lentes, que opera com o sensor a laser instalado na frente do carro e estima a profundidade dos objetos ao redor do veículo, além de interpretar e informar as faixas de trânsito.

Caminhão autônomo

Após o projeto do Carina, pesquisadores da USP de São Carlos foram procurados pela Scania para desenvolver um caminhão autônomo. A montadora sueca disponibilizou dois caminhões para a realização do projeto, que recebeu recursos da ordem de R$ 1,2 milhão.

Fonte: G1/Globo

Comentários

04 Ago, 2015 - 18:47

Comentários

leisem 24 Ago, 2015 10:42 0

[BlackTigge ]
tb sou de São Carlos , e concordo com vc .
Por mais eficientes que as máquinas sejam não acredito que substituiram os motoristas ,uma máquina jamais terá nossa habilidade de improvisar em situações de risco no trânsito, pelo menos em algumas décadas!!

BlackTigge 08 Ago, 2015 23:24 1

Minha cidade \o/
Sei lá, prevejo um futuro com 90% do trafego de carros autonomos, mas eu sou bem mais dirigir. ser dono do seu proprio destino, nos dois sentidos.

XDathz 04 Ago, 2015 21:03 2

Se o carro bater ou atropelar alguém a culpa vai pra quem? Pro passageiro? Haha!

amonteoliva 04 Ago, 2015 19:18 2

É O FIM DO MUNDO MESMO... O HOMEM INVENTOU A TECNOLOGIA PARA SER PREGUIÇOSO E FAZER TUDO COM APENAS UM CLIQUE... COM ISSO VEIO AS MÁQUINAS, ROBÔS, INVENTARAM CARRO QUE DIRIGE SEM MOTORISTA, INVENTARAM O CAMINHÃO UM MES ATRÁS E AGORA O TAXI... E COMO EU DISSE QUE A TECNOLOGIA VEIO PARA FICAR O DESEMPREGO TAMBÉM... FUTURAMENTE É SÓ MÁQUINAS E ROBOS NO LUGAR DO SER HUMANO!!! CHAMEM O EXTERMINADOR DO FUTUROOOOOO Mas!

tiagots 04 Ago, 2015 19:12 3

é aquele mesmo do prototipo que atropelou a Ana maria braga ? kkkkk

jonesbgood 04 Ago, 2015 19:06 5

KKKKKK tem Taxi reclamando do Uber agora toma no toba ! se a moda pega kkkkkkk Troll!