Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

5 Motivos para amar Fallout

Fallout 4 foi confirmado oficialmente pela Bethesda nesta quarta (3), deixando uma multidão feliz e ansiosa. É uma continuação muito esperada de uma franquia cheia de méritos ao longo dos anos.

Desde o primeiro título, de 1997, Fallout mudou os rumos do RPG ocidental, redefiniu padrões de personalização de personagens e cativou fãs com seu cenário pós-apocalíptico permeado de sarcasmo e bom humor. Para comemorar a novidade, nada mais justo que fazer uma lista com os cinco motivos para a série -- e ficar na ansiedade por Fallout 4 desde já!

Imagem

1. Inspiração Pulp

O incrível e bem construído cenário pós apocalíptico de Fallout foi todo calcado em uma estética chamada "pulp". Datadas desde a década de 1900, as revistas pulp geralmente tinham temática noir, ficção científica ou fantasia. Sem pretensões de serem entretenimento para eruditos, as revistas pulp acabaram por marcar a carreiras de grandes escritores, como Isaac Asimov, e depois, inspiraram uma geração de cineastas, como Quentin Tarantino (Pulp Fiction) e quadrinistas, como Alan Moore (especialmente em Tom Strong).

Entre outras referências importantes para a criação de Fallout estão A Boy and His Dog, um ciclo de narrativas que conta a história de Vic e seu cão telepático enquanto sobrevivem em um mundo pós guerra nuclear; e Mad Max, cuja jaqueta que Max usa em Mad Max 2 pode ser encontrada no primeiro jogo da franquia.

Imagem

Mad Max e os livros de literatura pulp são uma das principais inspirações de Fallout (Reprodução)

2. Foco no RPG de mesa

Como sucessor espiritual de Wasteland (game lançado em 1988), Fallout foi todo criado em cima de um sistema de RPG de mesa, chamado GURPS. Inclusive dois dos potenciais títulos para o primeiro Fallout -- que não vingaram, claro – eram GURPS: Wasteland e Vault 13: A GURPS Post-Nuclear Adventure. O uso de sistemas de pen-and-paper foi muito importante para a criação de uma dinâmica de mecânicas mais inspirada em escolhas do jogador e construção de uma moral do mundo.

Por exemplo, em Fallout, seu personagem pode ter reputações diferentes em cidades diferentes. Certas escolhas de mecânica mudavam o game: se você não tinha aprendido a destravar portas, poderia perder um bando de itens e não completar certas missões.

Agora pense que isso tudo era novidade em 1997, quando o primeiro Fallout foi lançado. O jogo quase foi cancelado quando os desenvolvedores perderam a licença de GURPS, e o time teve que criar um novo sistema de alocação de pontos, chamado SPECIAL (Strength, Perception, Endurance, Charisma, Intelligence, Agility, Luck).

Imagem

Uma imagem conceitual para a criação do jogo (Reprodução)

3. Humor negro e referências pop

Certamente um dos fatores que fez com que Fallout tivesse personalidade foi o uso de um humor negro, com um quê do humor britânico. Mas além de criar piadas divertidíssimas, os criadores do jogo ainda se preocuparam em se inspirar em obras importantes da cultura pop.

Assim, o humor ainda ajuda a criar uma sensação de imersão ainda mais interessantes para amantes de filmes, livros e séries. Em New Vegas, por exemplo, há uma gangue de velhinhas que atacam o protagonista com rolos de abrir massa, cena tirada de Monty Python, no esquete Hell´s Granies. No entanto, talvez a melhor referência pop da franquia esteja em Fallout 2, brincando com Douglas Adams e seu Guia do Mochileiro das Galáxias: em meio ao cenário é possível encontrar com o corpo de uma baleia e um vaso quebrado de flores.

Imagem

Até mais, e obrigado pelos peixes (Reprodução)

4. O potencial de criar conspirações

Jogo que marca época não é somente aquele que propõe uma nova mecânica, ou um novo uso de arte, mas aquele que nos sentimos tão imersos que o mundo virtual e o real parecem ter barreiras muito tênues.

Isso aconteceu com a teoria da conspiração de Fallout 3. Quando o jogo chegou às lojas, começou a rolar uma boataria de que o programas de rádio virtual do game estavam prevendo o futuro real. Supostamente, a Galaxy News Radio passava mensagens codificadas em código Morse depois que você matava o radialista. Entre as previsões acertadas, estavam a morte do ator Gary Coleman e a explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon.

A Bethesda diz que isto é apenas uma teoria divertida, mas muitos fóruns por aí continuam apostando que as previsões de Fallout serão verdadeiras.

Imagem

All we hear is radio ga ga (Reprodução)

5. A guinada dos RPGs ocidentais

Os games de RPG que saíram entre 1994 e 1997 ajudaram a redefinir o papel que os RPGs ocidentais teriam no mercado de video games. O foco em escolhas, por exemplo, é algo que começou com Fallout, com a série Elder Scrolls, com jogos da Blizzard e com os da BioWare, todos mais ou menos na mesma leva de consoles e anos.

A primeira mudança era a possibilidade de personalização do protagonista, antes e durante o jogo, além de inclusão de um sistema de moral em que as escolhas do jogadores poderiam alterar o comportamento dos personagens não jogáveis e o destino de missões e do final do jogo. Fallout também foi um dos primeiros games a usar atores famosos para narração, e também pioneiro a focar no sistema de combate em que é possível mirar em partes específicas do corpo do oponente.

Além disso, a popularidade da série ajudou a reforçar que os chamados sandbox teriam um espaço cada vez maior no mercado, e também calcou as bases para sistemas ainda mais refinados de habilidades e vantagens nos RPGs.

Imagem

E aí, você é especial também? (Reprodução)

Claro que muito disso só pode acontecer porque o houve um aumento da quantidade de dados que era possível colocar nos discos e arquivos dos videogames. Porém, antes deste período, os RPGs ocidentais se focavam muito mais em serem grandes labirintos, os quais era necessário desenhar (na vida real) para poder chegar até o final.

Depois de 1997, os títulos já continham mapas e minimapas, e seus objetivos eram desenhados em missões. Foi o sistema de missões, misturado ao uso de moral e de personalização que ajudou a dar a cara de tudo que vemos de RPGs ocidentais ho

Fonte: Br/Ign

Comentários

04 Jun, 2015 - 19:33

Comentários

firefox 08 Jun, 2015 07:44 -1

O game nem lançou e já estão massacrando por causa de um suposto 'preço alto'?
Ninguém reclama de pagar caro por uma porcaria de lanche minúsculo como o big mac, né mesmo?

DiHumildi 06 Jun, 2015 18:32 3

O game é dos caras, cobram quanto quiser, compra quem quer, e compra quem respeita o trabalho alheio. Um bando de gente joga de graça. Faça como eles.

yochi 06 Jun, 2015 17:00 -1

To só pelo pipipithu, que e de graça. Freddy!

fabricioo93 06 Jun, 2015 16:01 0

zunzungo escreveu:Rapaz, mas que geração chata essa viu?!

Pessoal reclama toda hora de gráficos, gráficos, como se tudo o que importasse num jogo fosse isso! 1º trailer e já falam mal dos visuais, caramba!!

Como um amigo já disse, não é de hoje que a Bethesda não foca em gráficos, o que interessa para ela são a história, exploração...

Pior que aposto que nessa galera reclamona tem alguns na faixa de 30 ou mais que já jogaram (assim como eu tb) Atari, SNES, Mega Driver, dentre outros onde os gráficos nem eram discutidos!!

Cara, mas 249 reais é muito dinheiro em midia digital para ter esses gráficos! Se o jogo custasse 60 reais, 70 reais... ok! Agora 250? Ele tinha q servir café enquanto voce joga. Fallout pode ter a historia da biblia, mas com esse gráfico por 250? Nem fodendo.

Edward Cruz 06 Jun, 2015 12:41 2

por isso a pirataria existe, dar 249 reais em um jogo e muita grana

SonMao 05 Jun, 2015 14:56 2

Vou esperar o jogo ficar 100% completo com todas as DLCs antes de comprar, e de preferencia nos dias promocionais da Steam.

Se eu esperei desde 2012 quando eles disseram que iam lançar o Fallout San Francisco, o que é esperar mais pela edição completa.

spybad 05 Jun, 2015 13:54 4


comparar cod, bf, ac, com fallout eh pra ***** mesmo, EH TO FALANDO, FIM DO MUNDO CHEGANDO, QNTA BOSTA DE COMENTARIO..

mcdyn 05 Jun, 2015 13:26 2

zunzungo escreveu:Rapaz, mas que geração chata essa viu?!

Pessoal reclama toda hora de gráficos, gráficos, como se tudo o que importasse num jogo fosse isso! 1º trailer e já falam mal dos visuais, caramba!!

Como um amigo já disse, não é de hoje que a Bethesda não foca em gráficos, o que interessa para ela são a história, exploração...

Pior que aposto que nessa galera reclamona tem alguns na faixa de 30 ou mais que já jogaram (assim como eu tb) Atari, SNES, Mega Driver, dentre outros onde os gráficos nem eram discutidos!!


na verdade não é só apenas os marmanjão da faixa dos 30 q reclama, são playboyzin que vive de mesada do papai tambem, tudo criança mimada que nasceu na geração Crysis, aí acha que só grafico importa

e todos eles vem com desculpinha, que pagou caro pra montar um pc, pra depois jogar com graficos ruins, kkk

ora todo jogo rpg q é lançado ou anunciado, são obrigados a comprar ou jogá-lo? ah vá... não Mesa voltem pro seus BF, COD, AC's, essas merdinhas por aí

luizzulato 05 Jun, 2015 13:26 3

Só sei de uma coisa. Vai ter quest pa carai nesse joguinho que eu amo tanto! E tomara que eles coloquem uma costumização para os companions.

asesino 05 Jun, 2015 12:57 4

acho que ele e o único jogo que mistura RPG é FPS nessa proporção unica que faz a Bethesda tornar um jogo tão colossal que é,juntando tudo isso mais mas os MODS se torna ainda mais incrível,gráfico para que se sempre o foco em jogos foi a diversão,pelo menos era assim.... True Story!

Dinizap9 05 Jun, 2015 12:39 8

Faltou falar das musicas. Escolhidas a dedo e que combinam muito bem com o ambiente dos jogos.

The-Doors 05 Jun, 2015 12:04 1

To muito ansioso por esse jogo, só que infelizmente este preço que está(249$) é muita grana pra mim, então vou ter que esperar uma promoção pra pegar ele.