Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Essa câmera não usa baterias ou fontes de energia e pode filmar para sempre



E faz todo o sentido. Os sensores que capturam as imagens de uma câmera digital e os sensores que convertem luz em energia são derivados da mesma tecnologia. Então por que não construir um dispositivo com um sersor que faça ambos, e criar um câmera de vídeo que não precisa de fontes de alimentação? Alguns pesquisadores da Universidade Columbia fizeram exatamente isso.

Uma equipe liderada por Shree Nayar, professor de ciência da computação, recentemente construiu a primeira câmera de vídeo que se energiza sozinha. A resolução da imagem não é boa — ela produz uma imagem por segundo em ambientes bem iluminados — mas o equipamento pode, teoricamente, gravar vídeos para sempre.


Imagem

Construída com peças que não se encontram no mercado, a câmera que grava para sempre se aproveita da capacidade do fotodiodo para ser usada tanto no modo fotocondutivo (câmeras digitais) como no fotovoltaico (células solares). O protótipo do professor Nayar tem um sensor de 30 por 40 pixels, que muda de capturar para carregar. Depois de medir a intensidade da luz que passa pela lente em modo fotocondutivo, o sensor converte esta mesma luz em eletricidade no moto fotovoltaico. Parece algo sem muitas pretensões, mas as possibilidades desta invenção são nada menos do que sensacionais.

Imagem

"Estamos no meio de uma revolução da imagem digital", diz Nayar, que também é diretor do Laboratório de Visão Computacional da Faculdade de Engenharia da Universidade Columbia. "É esperado que a imagem digital capacite diversas tecnologias em ascensão, incluindo dispositivos vestíveis, sensores de rede, ambientes inteligentes, medicina personalizada e a internet das coisas. Uma câmera que pode funcionar como um dispositivo que não precisa ser recarregado nunca — sem nenhum auxílio de fontes de energia — poderia ser muito útil".

Uma câmera que pode gravar indefinidamente sem baterias? A NSA vai amar.

http://www.cs.columbia.edu/CAVE/projects/self_powered_camera/videos/bill_video.mp4

[Columbia University]
 

Fonte: Gizmodo

Comentários

16 Abr, 2015 - 19:28

Comentários

iGhosthy 17 Abr, 2015 10:04 0

Eu já vi experiências pra "tirar foto" sem bateria nem nada só um uma caixa de papelão com um furo pequeno e acho que uma papel daqueles antigos de foto reagentes a luz. Uns 2 minutos parado e aparecia a imagem no papel.

brotherloco 17 Abr, 2015 08:36 3

Essa câmera não é nenhuma novidade... Há uns 20 anos atrás um pesquisador israelense inventou uma película foto-voltaica capaz de gravar imagens, denominada de "Solar Memory"... A patente é de 1996... O cidadão também apresentou (em 2005) um notebook com processador quântico de 6.8Ghz e 2 Tera de ram... Sumiram com o cara e disseram que não passava de um hoax... Acontece que quem seria louco o suficiente para patentear um hoax? Quem entende algo de eletrônica e viu o projeto sabe que é perfeitamente viável. Essas coisas não chegam no mercado porque Intel, AMD, Nvidia e IBM da vida simplesmente compram as patentes e depois somem com elas... Aí somos obrigados a pagar caro por tecnologia inventada há mais de 20 anos, como os CPUs RISC ARM7 de 1994 que equipam nossos smartPhones e Tablets de hj... O mérito é que reduziram o tamanho das coisas, mas a tecnologia é arcaica... Como diria Cazuza, "vivemos em um museu de grandes novidades"

Gaúcho Transão 16 Abr, 2015 20:52 1

Gráficos da imagem ainda estão padrão console, mas acredito que com a evolução, quando chegarem no padrão PC daqui uns 10 anos, vai ser muito útil !