Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Valve orienta desenvolvedores para tornar o Early Access melhor



Investir em jogos do Early Access do Steam pode ser perigoso. Acidentes acontecem, desenvolvedores podem abandonar um projeto, ou o jogo final pode sair completamente diferente da visão original. Pelo jeito, a Valve está atualizando as diretrizes do Early Access para combater isso.

Partes do que aparentemente é a nova versão da documentação do Early Access foram recentemente publicadas pelo Giant Bomb, que alega ter confirmado a veracidade com "diversos desenvolvedores". De acordo com o Giant Bomb, o documento agora inclui uma definição esclarecida do que é Early Acces, junto com algumas regras e orientações. A definição é a seguinte:

O Steam Early Access é uma forma de convidar consumidores para se envolverem com seu jogo conforme ele está em desenvolvimento, e assim você consegue o feedback que precisa para fazer melhores decisões de produto e para garantir que o melhor seja entregue a consumidores e fãs. Quando você lança um jogo no Steam Early Access, há uma expectativa dos consumidores de que você continuará desenvolvendo a um ponto onde você terá o que considera um jogo "finalizado. Sabemos que ninguém pode prever o futuro, e as circunstâncias frequentemente mudam, o que pode resultar em um jogo que não consegue atingir o estado "finalizado", ou talvez não atinja as expectativas dos consumidores de alguma forma. Trabalhamos duro para garantir que esse risco seja comunicado claramente para consumidores, mas também pedimos para que desenvolvedores sigam algumas regras que têm como objetivo ajudar a informar consumidores e definir as expectativas apropriadas quando ele compra seu jogo.


Também foram definidas três regras que os jogos do Early Access devem seguir. Segundo o Giant Bomb, são essas:

  1. Jogos do Early Access precisam ser nomeados desse jeito quando as chaves forem distribuídas em outros sites para garantir que os consumidores saibam o que estão comprando.
  2. Desenvolvedores não devem fazer "promessas específicas sobre eventos futuros", e assim consumidores vão comprar um jogo com base no que ele oferece agora, em vez de ago que ele pode ou não oferecer no futuro.
  3. Em nome da consistência, jogos Early Access devem ser lançados ao mesmo tempo no Steam e em outras lojas online, e o preço no Steam não pode ser superior a nenhum outro lugar.


Por fim, há uma definição geral de diretrizes, que devem melhorar o programa de acesso antecipado a gamers e desenvolvedores:

Não lance jogos no Early Access se você não consegue desenvolver com poucas vendas ou nenhuma.

Não há garantia de que seu jogo venderá bem como você espera. Se está contando com a venda de um número específico de cópias para sobreviver e completar seu jogo, talvez você precise pensar cuidadosamente o que aconteceria com a sua equipe caso você não venda essas unidades esperadas. Está disposto a continuar desenvolvendo mesmo sem vendas? Está disposto a procurar outras formas de investimento?

Certifique-se de definir de forma adequada as expectativas em todos os lugares que você fala sobre o jogo.

Por exemplo, se você sabe que uma atualização durante o Early Access vai corromper saves ou fará o consumidor começar tudo de novo com a construção de algo, tenha certeza de que você falará isso para ele. E diga isso em todos os lugares onde você vende as chaves do Steam.

Não lance no Early Access se não for um jogo jogável

Se você tem uma demonstração técnica, mas quase nada de gameplay, então talvez seja cedo demais para lançar no Early Access. Se você quer testar um conceito e não sabe o que os jogadores farão com o seu jogo para se divertir, então talvez seja cedo demais. Você pode querer começar a distribuir chaves para selecionar fãs e obter opiniões de grupos menores e mais focados de usuários antes de postar seu título no Early Access. No mínimo, você precisa de um vídeo que mostre gameplay de como é o seu jogo. Mesmo que queira feedback e pretenda mudar o gameplay de acordo com opiniões de consumidores, eles precisam de alguma coisa para começar para saber exatamente que feedback e sugestão eles podem dar.

Não lance no Early Access se o desenvolvimento já foi finalizado

Se todo o seu gameplay já foi definido e você só quer testar o jogo contra bugs, então o Early Access não é o lugar certo para isso. Você provavelmente só quer enviar algumas chaves para seus fãs para fazer testes internos. O Early Access é um lugar onde a opinião dos consumidores afetam o jogo.


Se for verdade, são mudanças muito bem-vindas por parte da Valve. O Early Access pode ter seus problemas, mas ele também possibilitou a criação de ótimos jogos com comunidades vibrantes, como nos casos de Kerbal Space Program, DayZ e Starbound.

Fonte: Kotaku

Comentários

22 Nov, 2014 - 15:20

Comentários

MrDarkness 23 Nov, 2014 10:42 1

Lamarckk escreveu:É uma boa forma de ajudar os jogos a serem lançados, apesar de que se um jogo sumir do steam ele desaparece da sua biblioteca, afinal o jogo não é seu, você só tem direito de usa-lo

Não, jogos que somem da Steam não desaparecem na biblioteca... Pode ver por exemplo que comprou Deadpool, Motor Rock entre outros, ainda continua com os mesmos lá.
O único caso (que conheço) de um jogo da Steam foi até noticiado em vários sites, não me recordo o nome do jogo, mas ele só foi retirado da biblioteca até de quem pagou pelo jogo, pq ele não era mais jogavel, só existia multiplayer online mas os servidores estavam desligados, então não havia maneira de jogar.

Lamarckk 23 Nov, 2014 01:25 0

É uma boa forma de ajudar os jogos a serem lançados, apesar de que se um jogo sumir do steam ele desaparece da sua biblioteca, afinal o jogo não é seu, você só tem direito de usa-lo

steyfy 23 Nov, 2014 01:03 1

ja me dei mal nessa parada, eu tinha comprado o 'state of decay' e o 'planet explored' enquanto tava 'Early Acess' e tinha conteudo, dava de boa para jogar eles e se diverdir, foi quando eu vi o trailer do 'interstellar marines' e achei muito ****, ele tinha aparecido por volta de maio - junho 2013, pensei esperar uma promoçao e pego ele, na promoçao da virada de ano peguei ele e quando entrei não havia nada, nem multiplayer, nem coop, só singleplay, porem era um quadrado muito pequeno com 3 objetos, entrei no forum e a previsão dos criadores é que esteja pronto em junho de 2015.

mas hj quem quiser ele, ja tem multiplayer, coop e um singleplayer com um mapa bem grande, falta mesmo agora é colocar historia como aparece no trailer.

MrDarkness 22 Nov, 2014 22:43 1

Espero que com isso esses jogos comecem a serem finalizados com mais frequência, pq da maneira que está que num chegam nem 30% deles a ser finalizados, é algo perdido...

Leehalloween 22 Nov, 2014 16:13 4

Deveria ter datas.
Por exeplo:
Alpha - Early Acess: 2 anos.
Beta - Early Acess: 1 Ano.
Se ele não for lançado dentro do prazo ele é tirado de venda. Claro quem já comprou poderá continuar jogando.
Não seria uma solução, mas ajudaria.

GohanSayan 22 Nov, 2014 16:12 2

a pior coisa dos Early Access é depois que o jogo faz sucesso os caras não atualizam mais,espero que mude isso