Parabéns Atari 2600: confira algumas curiosidades sobre este clássico
Já são 37 anos de legado que marcaram a indústria dos videogames, como um console que ficou na memória dos fãs veteranos de videogames.
O dia 14 de outubro marcou o 37º aniversário do Atari 2600, o lendário console de videogames da Atari, que apareceu pela primeira vez em 1977 para se tornar uma dos consolas domésticos mais populares e estabelecer o padrão durante vários anos.
Mesmo que ele não tenha sido a primeiro console doméstico (essa honra pertence ao Magnavox Odyssey), o Atari 2600 é um dos símbolos estandarte do universo dos videogames, tendo popularizado a utilização de hardware baseado em microprocessadores e os cartuchos ROM com os códigos dos jogos – algo que permitiu expandir o catálogo de jogos disponíveis aos jogadores.
Em 2007 o console foi introduzido no "Toy Hall of Fame", sendo o "brinquedo" mais novo a fazer parte desta ilustre lista, que inclui apenas 46 entradas.
O console foi originalmente vendido como Atari VCS (Video Computer System) mas, seguindo o lançamento do Atari 5200 em 1982, foi renomeada para Atari 2600. A plataforma de jogo era habitualmente vendida com dois controles de joystick, dois controles"padle" e um jogo – inicialmente Combat e depois Pac-Man.
A ideia que deu origem ao Atari 2600 foi elaborada pelos engenheiros Steve Mayer e Larry Emmons.
Entre os muitos títulos populares, destaca-se o porte de Space Invaders das máquinas de arcade para o Atari 2600, algo que até ao momento nunca havia sido feito. Um sucesso que acabou resultando em um lucro de mais de $100 milhões.
O jogo Adventure é considerado o primeiro jogo da história dos videogames a possuir um Easter Egg.
Depois de vários anos no mercado, com altas e baixas financeiras e lançamentos de modelos com preços mais acessíveis, o Atari 2600 foi descontinuado em 1991, tornando-se, na época, o console com o maior período de "vida" (14 anos e 4 meses).
"Stella" era o nome de código do Atari 2600, atribuído como referência à bicicleta de um dos engenheiros que trabalhava no projeto.
E aí, deu para matar a saudade?
fabiobracinho 17 Out, 2014 13:18 3
aca123 17 Out, 2014 11:42 0
brunokofsan 17 Out, 2014 11:21 0