Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Análise: Knack – Ainda valeria pena jogá-lo?

Knack é um jogo exclusivo da Sony lançado em Novembro de 2013, desenvolvido pela Japan Studio e publicado, claro, pela Sony.

O retrospecto do jogo no cenário gamer não foi tão favorável, e recebeu duras críticas de todos os lados, sendo considerado por muitos um fracasso. Tentaremos apontar principais erros cometidos e o que talvez poderia valer a pena.

Normalmente, em um começo de geração, o videogame precisa trazer um produto que demonstre um pouco de sua capacidade tecnológica, e não falando apenas de gráficos, mas alguns recursos que aquele console proporciona, mas Knack não atende esse quesito – lembrando que isso não é uma regra.

Uma feature importante é que esse título traz possibilidade de jogadores poderem cooperar a qualquer momento, e também utiliza da função Remote Play, podendo-o jogar no portátil da Sony, o PS Vita.

Mark Cerny foi o criador e grande nome desse título e grande responsável por levar o jogo aos meios midiáticos. E tudo correu bem até a Sony o vender como um jogo de grande alcance gráfico, e Knack está longe de ser isso. Os personagens tem um traço bem infantil, e os cenários bem coloridos trazem também essa conotação, mas vejam bem, isso não quer dizer que seja ruim, apenas que não traz toda potência realista e poligonal que esperavam os jogadores.

A história é bem bacana e traz grandes clichês interessantes para construir a narrativa. Um exemplo claro é aquela velha história do "chosen one", Knack no caso, que já está mais que batida, mas sempre funciona. Outro é o fato de não existir o bem ou o mal, mas pontos de vista e por aí vai. O importante é citar que em momento algum, a história tentou ser cinematográfica ou super complexa, mas sim se contentou em apresentar pequenos arcos que se fechavam rapidamente, e na minha opinião, é um ponto super positivo.

O gameplay é o principal problema, e não só pelas possibilidades de ações do protagonista serem limitadas, mas pelo enorme potencial perdido. Knack é um personagem feito por relíquias antigas e que em certos momentos pode se juntar com alguns outros materiais que vemos na natureza como madeira, pedra e gelo e tornar-se gigante. Esse tipo de ideia funcionaria de maneira incrível se Knack pudesse absorver esses poder permanentemente, e que em determinado ambiente, exigiria que ele o utilizasse, ou até mesmo manter o personagem como gigante por mais tempo, porém isso não acontece.

O jogo tem muitos momentos de diversão relembrando alguns títulos das antigas como Crash Bandicoot, e jogos da Disney. No geral, não é uma catástrofe total, porém se analisarmos cada quesito isoladamente, não temos como encobrir falhas técnicas que poderiam ter sido corrigidas. O personagem principal é razoavelmente carismático e solta umas piadinhas até que bacanas ao longo do game, porém os ‘coadjuvantes’ foram mal aproveitados e poderiam muito bem ter uma participação maior.

No mais, o jogo tem seus méritos. É muito bem dublado, com algumas vozes conhecidas e de qualidade profissional incontestável. O game é um pouco curto, mas é suficiente para não cansar com a jogabilidade repetitiva. Acredito que não é um jogo essencial na minha, na sua e na vida de qualquer gamer porém, se não tiver algum título grandioso para deleitar, Knack pode ser uma opção.

Confira abaixo algumas imagens do game e tire suas próprias conclusões.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: Comboinfinito

Comentários

03 Out, 2014 - 14:39

Comentários

chinobistar 03 Out, 2014 20:50 1

falador_de_verdades escreveu:Quem tem plataforma da Nintendo não consegue jogar outros jogos de plataforma, já que não existe nenhum jogo de plataforma 3D que chegue aos pés de Mario (3D Land, Galaxy, 3D World...)

Na verdade, pra qualquer um que não seja fanboy da Nintendo, existem, sim, muitos jogos de plataforma de alto nível. Exemplos são Prince of Persia, Little Big Planet e Rayman, fora dezenas de indies, como Trine, Limbo, Braid, Guacamelee e muitos outros.

BloodSky 03 Out, 2014 17:56 2

Zerei ele quarta-feira, e embora com as muitas criticas, me diverti com o jogo.

falador_de_verdades 03 Out, 2014 15:03 -4

Quem tem plataforma da Nintendo não consegue jogar outros jogos de plataforma, já que não existe nenhum jogo de plataforma 3D que chegue aos pés de Mario (3D Land, Galaxy, 3D World...)