Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Próximo driver da NVIDIA para o DX 11 tem resultado melhor que o Mantle da AMD; Slides mostram resultado

Na GDC 2014 a NVIDIA falou sobre o DirectX 12 e sobre o DirectX 11. Durante o evento, a NVIDIA apresentou alguns slides mostrando alguns testes de benchmark que mostram como a empresa melhorou a eficiência em alguns jogos no DX 11 com suas placas gráficas e tem o objetivo de melhorar ainda mais através de atualização de drivers.

Próximos drivers da NVIDIA vão entregar desempenho mais rápido do que a API Mantle em Thief e mais

Há três drivers mencionados neste artigo. O primeiro é o driver R331, o segundo é o R334 e o último é um ainda desconhecido. Vemos um claro aumento de velocidade passando dos drivers R331 para os drivers R334, mas é com o novo driver que o desempenho das placas Nvidia ultrapassam os das outras com Mantle. De acordo com os slides o teste foi executando no Windows 7 em um i7-3930K e 8GB RAM. O primeiro slide mostra dois aplicativos sendo testados. Um deles é o Star Swarm, que mostrou um grande aumento no desempenho com a Mantle em comparação com o Direct3D. O segundo é Thief que foi lançado recentemente e mais uma vez mostrou um aumento significativo de desempenho com a API Mantle.

A primeira parte que se refere a Star Swarm tem uma tabela normal que varia de 0 até 80 frames e vemos um aumento no desempenho com as placas da Nvidia. Vemos que a R9 290x recebe um ganho enorme na performance com a API Mantle, mas o desempenho da GTX 780Ti com o driver R334 se aproxima, e é ultrapassado com a GTX 780Ti utilizando o novo driver.

A diferença no desempenho é grande visto que se trata apenas de uma única atualização no software.

Já em Thief podemos ver que a GTX 780Ti supera o Mantle habilitado na R9 290x mais uma vez em termos de performance com esta nova atualização misteriosa. Este segundo slide mostra algumas impressionantes melhorias de funcionalidades de API que vêm nesta nova atualização.

Imagem

Este é inegavelmente um dos gráficos mais impressionantes que eu já vi. O novo driver realmente aumenta o desempenho de forma incrível.

Se esses benchmarks forem verdadeiras, e parece que eles são, ele revela por que a Nvidia não se incomodou em criar uma API rival para o Mantle. Agora a pergunta de ouro que me vem à mente é esta: Se a Nvidia pode fazer tudo isso com uma atualização simples, por que eles não fizeram isso antes?

Em outro slide a NVIDIA demonstrou o desempenho entre GPUs e CPUs mostrando que o desempenho em GPUs GeForce aumentou consideravelmente ao longo dos últimos quatro anos com a GeForce GTX 780 Ti bombeando quase 5.5 TFLOPs de desempenho em comparação com Ivy Bridge da Intel que mal atravessa a barreira dos 500 GLOPs.

Imagem

Fonte: Wccftech

Comentários

24 Mar, 2014 - 12:54

Comentários

llmc71 25 Mar, 2014 10:05 1

Nos gráficos apresentados pela Nvidia depreende-se que ela escondeu, por meses, 20 frames de desempenho a mais dos seus consumidores e, apenas após o Mantle da AMD, resolveu liberá-los na base da pressão.

Acredito que a Nvidia seria capaz disso sim. Só não acredito nesses gráficos apresentados por ela...

Abraços.

KleytonMaluco 24 Mar, 2014 23:51 1

xXMMMMXx escreveu:Gostava de ver era placas inferiores seja da AMD ou Nvidia para ver o aumento de desempenho porque estas aqui não faz sentido, porque tanto a 780TI como a 290X são mais que suficientes para rodar tudo a topo(ultra) a cima dos 2k, já tinha dito isto qd saiu um post da 290x. Porque em gamas médias é que tem todo interesse porque pode fazer a diferença entre poder jogar um jogo ou não sem sobressaltos.Gostava de ver sim post deste tipo mas com modelos como 760-770 ou 270x-280x, gama média isso é que era interessante. Não acho que estas precisem de aumentos....


concordo!

erandir7t 24 Mar, 2014 22:25 1

se este ganho for verdadeiro e so questão de tempo para a AMD , conseguir o mesmo , pois estas correções nada mas sao que reprogramações de comandos , e nao seria difícil descobri quais seriam as alterações feitas , se fosse uma API exclusiva da nvidia ai sim ,mas e so um driver nada mas

Pallas 24 Mar, 2014 19:03 3

Sinceramente, eles querem enganar a quem com esses gráficos? Não tem como a GTX 780 conseguir um desempenho 8x maior com uma simples mudança de driver (ainda mais com a mesma API de sempre), a menos que a placa estivesse sendo limitada a 8x abaixo de sua verdadeira capacidade, ou seja, capada. Não estou colocando em xeque a qualidade das placas, estou apenas colocando em xeque os gráficos apresentados pela Nvidia.

xXMMMMXx 24 Mar, 2014 16:53 2

Gostava de ver era placas inferiores seja da AMD ou Nvidia para ver o aumento de desempenho porque estas aqui não faz sentido, porque tanto a 780TI como a 290X são mais que suficientes para rodar tudo a topo(ultra) a cima dos 2k, já tinha dito isto qd saiu um post da 290x. Porque em gamas médias é que tem todo interesse porque pode fazer a diferença entre poder jogar um jogo ou não sem sobressaltos.Gostava de ver sim post deste tipo mas com modelos como 760-770 ou 270x-280x, gama média isso é que era interessante. Não acho que estas precisem de aumentos....

xXMMMMXx 24 Mar, 2014 16:45 1

[quote=Marlon018]
Sim já tive tanto de uma como de outra e praticamente não tenho razão nenhuma de queixa, neste momento tenho preferência pela AMD mas não quer dizer que não compre Nvidia não ligo as marcas como não ligo a companhias de jogos, para mim me é indiferente. Quanto a qual vai ter mais desempenho uma vai ter mais em alguns jogos e a outra em outros, só que aqui onde estou compro a 290 quase pelo metade do preço da TI780 por quase a que custa a 760-770. Ainda estou com a minha Sapphire 6870 2gg(para mim a melhor que tive até hoje) genial mas a minha anterior 6600GT também foi muito boa. Estou a pensar fazer novo PC, tenho o mesmo a quase 6 anos(tirando a gráfica) mas estou a espera agora do que vai suceder com o novo directx 12 se calhar espero mais 1 anito até porque só 2 jogos tive dificuldade a jogar Crysis3 e AC4 de resto tudo topo FHD.Não acho que compense Gfx topo de gama até porque para quem usa Nvidia uma 770(ou uma placa média), roda tudo a topo assim como uma 280x

Marlon018 24 Mar, 2014 15:57 4

E quem ganha somos nozes (usuários da NVIDIA). Não vejo motivo para os usuários da AMD ficarem "bravos" com a NVIDIA por ela fazer isso, pois a AMD já fez o Mantle e com certeza quem usa essa marca vai desfrutar muito. Nós "NVIDIANOS" merecemos também! rsrs