Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

História dos Games: Homem Aranha (1982-1996)

He is… Your Friendly Neighborhood… Spider-Man!

Todo mundo conhece o homem aranha, e sua trajetória nos games é bem longa.

São diversos games sobre o cabeça de teia, mas falaremos aqui somente dos games principais lançados para plataformas com relevância no mercado no período de 1982 à 1996, não será mencionado nenhum game para celulares.





1 Spider-Man (1982) Lançado para - Atari 2600, Odyssey 2.


Primeira aparição do homem aranha nos vídeo games foi 20 anos depois de surgir nos quadrinhos, em 1982 no Atari 2600, desenvolvido pela produtora Parker Brothers, e também foi a primeira aparição de um personagem da Marvel nos games. O jogo era bem simples e consistia em escalar um prédio desviando de bandidos e bombas e ainda escapar do Duende Verde que ficava no topo voando de um lado para o outro. Além disso você tinha que ser rápido pois, a teia não era infinita e caso ela acabasse, o aracnídeo despencava para morte.

Hoje em dia o jogo pode parecer tosco e simples, mas para a época, onde não havia muitos recursos ele cumpria o objetivo e foi bem recebido. O game foi muito bem divulgado pela Marvel que não queria deixar o primeiro game do aracnídeo e primeiro game de um personagem da editora passar despercebido, foram diversos anúncios em revistas e jornais divulgando o novo game.

O Marketing foi tanto que numa história do Quarteto Fantástico publicada em formato de livro ilustrado, o Tocha Humana é visto jogando o jogo em uma tela gigantesca.

2 – Quest Probe: Spider Man (1984) Lançado para – Atari 8-bit, Commodore 16, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum.





O segundo game do aranha foi lançado em 1984, o Questprobe: Spider Man. O game foi originalmente desenvolvido para fazer parte de uma serie de 12 games, todos com personagens da Marvel, mas somente 3 desses games foram publicados. O game foi desenhado por Scott Adams, e produzido pela Adventure International. O game era de aventura baseada em texto, gênero muito difundido nos anos 80.

3 - The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom's Revenge! (1989) – Lançado para Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum.



Em 1989 o homem aranha fez parceria com o bandeiroso, no game The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom's Revenge. O game era de aventura e luta, e seguia uma história em quadrinho, em casa fase, você completava uma parte da história até enfrentar o Dr. Doom no final do game. Era possível jogava com o Spider e com o Capitã . Além de luta o game possuía algumas fases de desafios, que você deveria completar para prosseguir.

4 - The Amazing Spider-Man (1990) – Lançado para Amiga, Atari ST, Commodore 64, DOS.



Em 1990 a Paragon Software lançou o game The Amazing Spider-man, game de plataforma e aventura onde o aranha deve derrotar diversos inimigos e resolver alguns puzzles armados pelo inimigo do game o Mysterio, e resgatar a sua namorada Mary Jane que foi sequestrada pelo vilão. Todo game se passa em um set de filmagem, armado por Mysterio. No game cada vez que o aranha toma um dano uma imagem que fica no canto direito que representa a vida do personagem, aparece em forma de osso até formar a caveira quando o aranha perde todas as vidas.

5 - The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin ou Spider Man (1990) – Lançado para Game Gear, Genesis, SEGA Master System.

O primeiro game do aracnídeo para um console da sega, foi lançado em 1990 , é um game de aventura sides-crolling, onde o aranha deve combater vários vilões ( Dr. Octopus, Homem- Areia, Duende Macabro, Abutre, Mysterio, Electro e Venom) para obter as chaves necessárias para desarmar uma bomba nuclear armada pelo rei do crime, que será detonada em 24 horas, para piorar as coisas Mary Jane é sequestrada durante o game. O game fez muito sucesso e ajudou popularizar o Mega Drive, segundo os desenvolvedores: dois terços dos donos de Mega Drive da época compraram o jogo, e sozinho fez com que a Marvel Comics, não cancelasse o seu contrato com a Sega. Em 1993 o game ganhou uma versão melhorada e com diversos extras para o Sega CD.



6- The Amazing Spider-Man (1990) – Lançado para GameBoy


O primeiro título para o portátil da Nintendo foi lançado em 1990. No game Mary Jane é sequestrada mais uma vez. É um game Side-Scrolling onde o aranha enfrenta diversos inimigos e no final de casa fase luta com um vilão, que zomba do local onde MJ está. São 6 fases no total onde o aranha tenta descobrir onde foi parar MJ. Os vilões que marcam presença no game são: Mysterio, Duende Macabro, Escorpião, Rino, Doutor Octopus, Venom.

7- Spider-Man: The Video Game (1991) – Lançado para Arcades

Em 1991, a Sega lançou um dos games do aranha mais conhecidos até hoje: Spider Man The Video Game, para os lendários Arcades de ficha. O game é um beat-up onde você poderia escolher entre o Aranha, Gata Negra, Namor ou Gavião Arqueiro, para derrotar uma série de inimigos até chegar ao Doutor Destino, mais uma vez como vilão principal de um game do cabeça de teia. A grande novidade era a possibilidade de se jogar Multiplayer para até quatro jogadores. A jogabilidade variava entre fases de beat-up e fases de plataforma onde a câmera se distanciava até os personagens se tornarem miniaturas na tela. O game foi muito bem recebido e avaliado na época.

8 - The Amazing Spider-Man 2 (1992) – Lançado para Game Boy

Em 1992 o game The Amazing Spider-Man 2 foi lançado para game boy, continuação direta do game de 1990. Em alguns países o game foi lançado somente como Spider Man 2. Nessa Segunda aventura do aracnídeo no game boy, o aranha é acusado injustamente de roubar um banco e precisar correr para limpar seu nome. O game segue um pouco o estilo do anterior de plataforma e aventura, mas recebeu criticas por algumas mudanças no gameplay, agora o aranha poderia pegar alguns objetos para executar determinadas ações e resolver puzzles, por exemplo encontrar itens para conseguir passar de determinada parte. Isso quebrava um pouco a ação constante do game o que não agradou a muitos e rendeu muitas reclamações ao game.

9- Spider-Man X-Men: Arcade's Revenge (1992) – Lançado para Game Boy, Game Gear, Genesis, SNES.

Spider-Man X-Men: Arcade's Revenge, foi lançado em 1992 e foi o primeiro game do aracnídeo para o aclamado Super Nintendo. O game também ganhou versões para Game boy, Game Gear e Mega Drive. Você começa jogando com o Homem- Aranha e deve desarmar uma série de bombas, após desarmar todas, o Aranha descobre que o vilão Arcade sequestrou os X-Men Tempestade, Ciclope, Wolverine e Gambit. Após libertá-los, você deve controlar cada um através de fases específicas até chegar ao confronto final. Foi um dos primeiros games a utilizar o sistema de regeneração de HP.

10- Spider-Man: Return of the Sinister Six (1992) – Lançado para Game Boy, Game Gear, Genesis, SNES

Em 1992 foi lançado o game Spider Man- Return of Sinister Six, onde Aranha deveria derrotar todos os membros do Sexteto Sinistro (Electro, Homem Areia, Mistério, Abutre, Duende Macabro e Doutor Octopus) para salvar a cidade de Nova Iorque. O game tem um nível de dificuldade muito alto, tendo somente uma vida e um continue além disso a teia precisa ser carregada através de cartuchos espalhados pelas fases. Não há itens de regeneração de HP, porém, ao derrotar um dos vilões a barra de energia é parcialmente restaurada. O Game tem um total de 6 fases que se passam em lugares de NY e no final de cada fase o aranha enfrenta um membro do sexteto sinistro. O game não foi muito bem recebido na época e descrito como mais um game do aranha, com dificuldade elevada e gráficos simples.



11- The Amazing Spider-Man 3: Invasion of the Spider-Slayers (1993) – Lançado para Game Boy



Em 1993, o game The Amazing Spider Man 3: Invasion of the Spider Slayes, continuava a saga do aracnídeo no Game Boy. O game é baseado em uma série de histórias em quadrinhos que foram publicadas no mesmo período do lançamento do jogo. O Aranha é atacado por vários robôs de alta-tecnologia chamados Spider-Slayers. O game segue o mesmo padrão do anterior onde além da ação o aranha precisava resolver alguns puzzles para prosseguir, o game também não foi bem recebido, taxado como difícil, gráficos fracos, controles complicados além de erros de gramatica nos textos.

12 - Spider-Man & Venom: Maximum Carnage (1994) – Lançado para Super Nintendo e Mega Drive.



Em 1994, a foi lançado o game Spider Man: Maximum Carnage, publicado pela Acclaim Entertainment para Super Nintendo e Mega Drive. Provavelmente um dos games mais amados e lembrados do aranha até hoje pelos jogadores. Baseado na HQ de mesmo nome é um beat up, side-scrolling onde Aranha deve se unir ao Venom para acabar com um massacre na cidade de Nova York liderada pelo vilão CARNAGE ou Carnificina. Durante o game é possível encontrar itens para invocar a ajuda dos heróis Marvel durante os combates. A trilha sonora é um show à parte. O game não foi muito bem recebido pela critica especializada, recebendo notas medianas, mas foi aclamado pelos Gamers.

13- Spider-Man: The Animated Series (1995) - Lançado para Super Nintendo e Mega Drive.



Em 1995 foi lançado o game Spider Man: The Animated Series, baseado na série animada da década de 90, que no brasil passava na extinta Fox Kids, e é considerado ainda hoje uma das melhores animações do aracnídeos. O gênero é de ação e plataforma, como a maioria dos outros games do Aranha. O game possui 23 chefes: Coruja, Mistério, Besouro, Halloween, Shocker, Cabeça de Martelo, Carnificina, Abutre, Rhino, Lagarto entre outros, quase todos os vilões que apareceram no desenho marcaram presença no game além da participação do Quarteto Fantástico. O game foi lançado para Super Nintendo e Mega Drive e publicado pela Acclaim Entertainment. Os games de cada versão eram diferentes, mudando ordem das fases e chefes.

14- The Amazing Spider-Man: Lethal Foes (1995) – Lançado para Super Nintendo



Em 1995 chegava exclusivamente para o mercado japonês o game Spider-Man The Amazing Spider-Man: Lethal Foes, também lançado para Super Nintendo e Mega Drive. No game o oranha tem que enfrentar alguns dos maiores vilões de sua galeria mais uma vez (Lagarto, Mistério, Duende Verde, Escorpião, Venom, Doutor Octopus, Carnificina e outros) e salvar a cidade de Nova Iorque. Este jogo foi marcado pelo infame sistema de checkpoints limitados por tempo. O jogador deveria chegar ao destino em menos de 60 segundos. Isso impedia a exploração de áreas para conseguir power-ups e vidas extras. O menu do jogo era em inglês mas todo o resto do texto era em japonês, exceto pela citação "He is… Your Friendly Neighborhood".

15- Spider-Man & Venom: Separation Anxiety (1995) – Lançado para Super Nintendo, Mega Drive e PC.



Spider-Man & Venom: Separation Anxiety lançado em 1995 é continuação direta do jogo Maximum Carnage. Apesar de o nome remeter à série de HQs famosa, uma parte da história é voltada para uma série anterior chamada Venom: Lethal Protector. Venom e o Aranha devem se unir mais uma vez para derrotar as cinco crias do simbionte de Eddie Brock. O estilo do game é beat-up e o jogador pode escolher entre Venom e Homem-Aranha, cada um com habilidades diferentes. Como no anterior você pode coletar power ups durante o game que permitam invocar a ajuda de outros heróis da Marvel (Capitão América, Motoqueiro Fantasma, Gavião Arqueiro e Demolidor).

16- The Amazing Spider-Man: Web of Fire (1996) – Lançado para Sega 32x



Lançado exclusivamente para o Sega 32X em 1996, foi um dos últimos títulos do acessório não tão famoso do Mega-Drive. Desta vez, o aranha tem que se unir ao Demolidor para impedir que a organização neonazista H.Y.D.R.A. destrua Nova Yorque. O game é bem raro de encontrar hoje em dia, rumores apontam que foram feitas somente 1500 unidades, o game é facilmente encontrado em sites de compra por mais de 200 dólares.

17- Marvel Comics Spider-Man: The Sinister Six (1996) – Lançado para DOS e Windows.



Chegamos ao último game da nossa lista não muito conhecido, o game Marvel Comics Spider-Man: The Sinister Six, lançado em 1996 para DOS e Windows trazia mais uma vez o cabeça de teia contra o Sexteto Sinistro. No game o jogador controla tanto o Homem Aranha quanto Peter Parker. É um game de aventura com um estilo point and click, que consistia em conversar com diversos personagens e resolver alguns puzzles. Os jogadores deveria escolher um caminho, o que mudava a narrativa do game era possível encarar seis diferentes historia no game, dependendo das escolhas do jogador. . A todo o momento um membro do sexto sinistro aparecia e iniciava um mini game de batalha, também era possível jogar esses mini games fora da historia principal.

Fonte: Youtube

Comentários

10 Mar, 2014 - 13:37

Comentários

Iced 10 Mar, 2014 16:37 2

Spider-Man & Venom: Separation Anxiet e Maximum Carnage são meus preferidos até os dias de hoje!
Marcaram minha infância/adolescência.

pricardo 10 Mar, 2014 16:20 2

seria bom se voltasse o spiderman web of shadows esse sim fico top devia faze mais