Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Afinal, ainda existe esperança para o Wii U



O console de mesa da oitava geração da Nintendo está indo de mal a pior, mesmo com títulos aclamados pela crítica ainda sim o console está mofando nas prateleiras de vários lugares do mundo, mas afinal, ainda existe esperança para o Wii U?

Pirataria seria a salvação do Wii U?

Imagem

A pirataria faz literalmente qualquer coisa sair das lojas, o PS2 era dado como um fracasso mesmo antes do seu lançamento pelo seu hardware ser bem inferior aos seus concorrentes, GameCube e XBOX, mas mesmo assim o PS2 vendeu mais de 150 milhões de unidades sendo o console de mesa mais vendido até então, aqui no Brasil mesmo o PS2 vendeu mais de 15 milhões de unidades e em qualquer esquina se achava jogos piratas por 5 reais ou bastava mesmo um computador com acesso a internet para conseguir seus próprios jogos de graça. O Xbox 360 também foi bastante pirateado na sétima geração e foi o console que mais vendeu no Brasil.

O problema do Wii U é que a sua segurança é bastante boa, até melhor que a segurança do PS3 que levou anos pra ser quebrada, a Nintendo sempre fez o possível pra bloquear pirataria nos seus consoles, usando cartuchos no Nintendo 64 e os mini discos no GameCube o que dificultava muito a pirataria mas também derrubava as vendas. A pirataria é ruim para os produtores de jogos mas é ela que faz um console quebrar recordes pois eu duvido que a Sony tenha ficado triste com o resultado do PS2 ou a Microsoft com o resultado do Xbox 360.

Imagem

Shadow of the Colussus = Melhor jogo do PS2


Opinião pessoal: Eu acho que os consoles não deveriam ter trava pra jogos piratas, deveriam apenas impedir que quem possui jogos piratas acesso os modos multiplayer, pois quem é fã de verdade vai querer comprar seus jogos preferidos. Por exemplo, conseguir jogos piratas pra PC é tão fácil quanto respirar e mesmo assim tem milhares de pessoas com dezenas de jogos na Steam. Resident Evil 4 saiu inicialmente para PS2 e GameCube e mesmo o PS2 sendo muito mais pirateado, a versão de PS2 do Resident Evil 4 vendeu mais que a versão do GameCube, o PSP foi bastante pirateado e mesmo assim a Rockstar lançou 3 GTA's para ele e todos venderam bem.

A Nintendo errou feio

Imagem

A Nintendo tentou fazer o Wii U para o público casual, infantil e hardcore ao mesmo tempo o que foi um grande erro, mas por que? Por que isso resultou em um console com um público muito dividido, se a Nintendo queria o público hardcore, ela deveria ter investido em jogos exclusivos pra eles mas como a Nintendo não curte violência, ela dificilmente iria atrair o público hardcore sem sangue e uns peitos amostra e o único exclusivo que a Nintendo trouxe foi ZombiU, sendo que o público hardcore é a maioria hoje em dia e a Nintendo só trouxe um jogo pra eles, a EA veio com jogos de peso como Mass Effect, FIFA e Need for Speed que apesar de serem jogos de qualidade acabaram vendendo mal e afastando a EA do console, se a Nintendo tivesse investido em exclusivos para o público hardcore, os jogos da EA provavelmente teriam vendido bem e esse ano a EA teria levado ao console jogos como Battlefield, Crysis, Dead Space e FIFA. Como a Nintendo ficou naquela indecisão de não saber que público queria acabou que ela mesma trouxe poucos jogos para o Wii U em 2013 e acabou que o console se tornou um console para os fãs mais fanáticos da Nintendo e o público casual foi pra Xbox One graças ao Kinect e o público infantil ficou no 3DS tanto que lançaram uma versão do 3DS para crianças menores de 7 anos.

Mas será que a Nintendo percebeu que errou?

Imagem

Talvez sim, talvez não


O fato da Nintendo ter investido pesado em exclusivos como Donkey Kong Country Tropical Freeze, Mario Kart 8, Smash Bros, um novo e inovador Zelda e fora os jogos já lançados talvez mostre que a Nintendo percebeu o erro. Nesse ano de 2014, as vendas do Wii U vão aumentar muito graças a esses jogos citados e outros que vão chegar.

Mas o que a Nintendo deveria ter feito?

Imagem

Se a Nintendo queria investir em um novo público que era o hardcore, ela deveria ter deixado jogos como Mario no 3DS ou mesmo deixado pra mais tarde no Wii U e investido em jogos exclusivos novos, o hardware é indiferente quando você sabe inovar, bastava a Nintendo ter colocado seus estúdios pra produzir jogos novos para o público hardcore e que usasse bem o gamepad do Wii U, isso certamente atrairia público para o console. Daqui a pouco vem Bayonetta 2 e o futuro RPG da Monolith Soft, a Nintendo fez contrato pra garantir a exclusividade desses jogos, eles deveriam ter feito contrato com empresas como Ubisoft, 2K Games e outras ai pra produzirem novos jogos exclusivos para o console e que explorassem bem sua tecnologia inovadora pra garantir uma experiência de jogo nova.

E depois de todo esse papo furado, o Wii U tem ou não salvação?

Imagem

Na minha opinião, o Wii U vai sair da lama que está atualmente mas não vai conseguir competir com o Xone ou PS4 em número de vendas, tá vindo muitos jogos bons para o Wii U e isso com certeza vai levantar suas vendas e na hora que as vendas começarem a subir, muitas empresas third party vão voltar e isso vai ajudar um pouco. Eu creio que o Wii U fique entre 20 e 35 milhões de unidades e a Nintendo vai anunciar um novo console de mesa daqui a uns 3 ou 4 anos, como o 3DS tá vendendo bem então um novo portátil da Nintendo ainda vai demorar pra vir.

Leia mais: Playstation Vita ou Nintendo 3DS? Afinal, qual portátil vale mais a pena

E você o que está achando do Wii U? O que você acha que a Nintendo precisa fazer pra alavancar suas vendas?

Fonte: Tribogamer

Comentários

16 Jan, 2014 - 22:54

Comentários

th3math3us 18 Jan, 2014 03:29 0

Esse jogos não venderiam muito na Nintendo, quem compra um console da Nintendo quer jogar os jogos dela. Esses jogos dependem de terceiros. Tem CoD, Batman, Bioshock, mas eles vendem pouco no WiiU. Concordo que GTA seria legal, mas a R* não é muito amiga da BigN. Para nós videogame é diversão, pra eles é dinheiro. A Ubisoft é uma das third que faz jogos pra WiiU, como foi o caso do ZombiU, mas que não vendeu nem 1 milhão de cópias. Ela portou também AC e portará Watch Dogs. Mas não é pra isso que os jogadores da Nintendo compram um console, eles querem outra experiência, no fundo acaba sendo pelo mesmo motivo que alguém compra um X360 ou um PS3 para jogar seus exclusivos. RPG? A Nintendo é dona da maior franquia de todos os tempos, The Legend Of Zelda. FPS estilo Halo? Procura aí: Metroid Prime. O último Gears penou pra vender 1 milhão, God Of War também. E no WiiU tem o Bayonetta 2. E mesmo que saísse um TLOUs ou Uncharted pra WiiU ainda assim venderia pouco em comparação ao Mario.

willians1900 18 Jan, 2014 01:59 0

Como eu digo tem que trazer jogos violentes pro Console, por que eles é que mantém um console vivo, veja só, GTA , Call of Duty, Battlefield, Halo, Gears of War, God of War, Bioshock, The last of Us, Unchated, batman, Rpgs ****s entre outros, vendem milhões e agradam a todos, então se não quiser ser um fracasso, crie ou financie jogos violentos!

SrCoringa 17 Jan, 2014 16:01 0

A experiencia que voce tem com o 360/One,com o Ps3/4, ou no Pc e possivelmente no steambox é a mesma, são jogos com a mesma tematica em si, jogos pesados, que buscam realismo,alto nivel de violencia, historia altamente trabalhadas, são otimos jogos, mas um Killzone e um Halo tem suas poucas diferenças, são o mesmo conceito em mundos diferentes.

Já a Experiencia que a nintendo vende é outra, e isso é otimo pra ela, e isso depois de um tempo (vendas de Ps4 e One) vai fazer ela ser o console secundario das familias, quem tiver um ps4 não vai pegar um One se estiver procurando jogos diferentes do que tem.

O WiiU não é um console de venda rapida, mais pro fim da geração ele vai crescer.

(eu realmente acredito na teoria do escritor do livro Nos bastidores da nintendo, o cara previu exatamente isso, o primeiro console hardcore/casual que a nintendo ia acabar colocando no mercado não ia ser um sucesso, com o tempo a nintendo acerta a mistura e cria um console que acerta ambos os publicos).

SrCoringa 17 Jan, 2014 15:51 0

odiaboeeu escreveu:O simples fato dela ter ido contra a maré em de poder gráfico, já deixa ela para trás. Se o WII U tivesse o mesmo poder ou quase igual, não estaria assim, já que todo os jogos multiplataforma iriam sair para ele também. Foda, eu espero mesmo que eles saiam dessa fase ruim, quem é gamer de longa data, tem um pedaço da sua história jogando consoles da Nintendo. :(


eu nao acho, as empresas nao estão produzindo pro WiiU por ele ser inovador, além de ter que adaptar o jogo ao sistema do console (o que já não é la muto barato) ainda tem que pensar em uma funcionalidade e utilidade para o Game pad, por que se deixar ele de lado pode acabar correndo o risco de não vender, "por que eu vou comprar esse jogo no wiiu se eu posso comprar no pc e jogar do mesmo modo se ele nao tem nada no Pad?", assim como o publico do console da nintendo nunca foi de comrpar muito de empresas third.

96332929 17 Jan, 2014 14:09 0

eles tem que para de investir em Mario e procurar novos rumos

XOmegaZeroX 17 Jan, 2014 10:12 0

enzoferon
me fala, você acredita mesmo que eles estão tendo prejuízo? antes do lançamento eles disseram que eles estavam tendo prejuízo com a fabricação do PS4, mas agora eles nem tocam mais no assunto. isso mostra que eles estavam nos enganando.
sobre a news, bem, a nintendo esta tentando trazer o pessoal que é fã das series como zelda, mario, entre outros, ou seja, gamers que gostam de sentir a nostalgia quando jogavam mario bros antigamente. eles não estão focando nessa geração que só liga para jogos violentos. eu compraria um Wii U, pois sou muito fã dessas franquias(meus primeiros consoles foram um N64 e um gameboy color). espero que a nintendo consiga sair dessa com o Wii U.
odiaboeeu
graficos não são tudo, um exemplo disso foi o nintendo Wii que vendeu muito .

th3math3us 17 Jan, 2014 08:31 0

odiaboeeu escreveu:O simples fato dela ter ido contra a maré em de poder gráfico, já deixa ela para trás. Se o WII U tivesse o mesmo poder ou quase igual, não estaria assim, já que todo os jogos multiplataforma iriam sair para ele também. Foda, eu espero mesmo que eles saiam dessa fase ruim, quem é gamer de longa data, tem um pedaço da sua história jogando consoles da Nintendo. :(

Historicamente nenhum console com o maior poder de hardware foi o que mais vendeu , só digo isso.

odiaboeeu 17 Jan, 2014 06:22 4

O simples fato dela ter ido contra a maré em de poder gráfico, já deixa ela para trás. Se o WII U tivesse o mesmo poder ou quase igual, não estaria assim, já que todo os jogos multiplataforma iriam sair para ele também. Foda, eu espero mesmo que eles saiam dessa fase ruim, quem é gamer de longa data, tem um pedaço da sua história jogando consoles da Nintendo. :(

th3math3us 17 Jan, 2014 02:33 0

Tá, mas o que faz as pessoas comprarem um console não são os exclusivos e as inovações no modo de jogar? A Nintendo é boa nisso, eu acho que ela vai competir de igual para igual com o PS4 e o Xbox One
Na minha visão não vale a pena comprar um console para jogar multiplataformas, pra isso existe o PC, os consoles só existem por causa dos exclusivos, se não fosse por isso as pessoas só jogariam no PC e/ou plataforma derivadas como Steam Box...

Ever_ton 17 Jan, 2014 01:15 3

enzoferon escreveu:". A pirataria é ruim para os produtores de jogos mas é ela que faz um console quebrar recordes pois eu duvido que a Sony tenha ficado triste com o resultado do PS2 ou a Microsoft com o resultado do Xbox 360."

Provavelmente ficaram triste pois o lucro é minimo na venda do console e o retorno de dinheiro é em questão de jogos.Tanto que o PS4 acho que tem menos de 10 dólares de lucro a cada console e o PS3 no inicio dava mais de 200 dólares de prejuízo a cada console vendido.


você realmente acredita nisso!? ... nessa jogada de marketing da sony hehe, com todo respeito, mas se houvesse prejuízo ou tão pouco lucro na venda de consoles, seria muito mais fácil para empresa somente produzir jogos para pc do que criar um console para rodar seus jogos... seria a mesma coisa que eu preferir perder dinheiro produzindo algo para rodar meu aplicativo do que criar o aplicativo para os sistemas existentes e somente concorrer, e tudo que vim ser lucro... não tem lógica.

shinigami_chan 17 Jan, 2014 00:29 4

O que faz um gamer ter um console são uma vasta biblioteca de jogos e principalmente exclusivos de peso, novidades. Do jeito que está, não vejo um futuro.

TONY MIG 17 Jan, 2014 00:04 -3

"Afinal, ainda existe esperança para o Wii U"
http://24.media.tumblr.com/tumblr_me01fphh9O1re52fmo1_500.gif