Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Grand Theft Auto III – há 12 anos revolucionava o mundo dos games!



Após dois games 2D de razoável sucesso cult nos computadores, que inovava o mundo virtual ao permitir ser o bandido e fazer qualquer coisa (dadas as limitações da época, logicamente), em 22/10/2001 – ou seja, completando hoje 12 anos de lançamento – chegava chutando bundas no PS2 a terceira edição, GTAIII, o primeiro game da série a ser feito em 3D, apresentando um grande salto na qualidade técnica e o responsável por catapultar a franquia para o topo dos mais famosos do mundo. O sucesso foi monstruoso e o game vendeu mais de 13 milhões de unidades pelo mundo (o mais vendido de 2001), número que seria batido apenas pelas sequências "Vice City" e "San Andreas", confirmando que a franquia vinha para ficar.

GTAIII formou as bases e mecânicas que podem ser presenciadas nos games atuais, inclusive em GTAV. Ele é situado na cidade fictícia de Liberty City (inspirada em Nova York), e acompanha a história do criminoso chamado Claude Speed, que foi traído por sua namorada – a bela latina bandida Catalina – depois de um roubo a banco e agora, após passar alguns anos apodrecendo no xilindró, precisa trabalhar para vários chefões do crime da cidade para ganhar reputação no submundo do crime, antes de finalmente poder confrontar e se vingar da vadia.


Imagem

Claude é um bandido bem versátil (apesar de não saber nadar), pois além de saber lidar com vários tipos de armas, ele ainda é um exímio disputador de rachas, com uma gama de veículos diferentes (inclusive barcos e aviões) muito interessantes a sua disposição. Graças à tecnologia tridimensional, o jogador tem mais opções para fazer suas bandidagens com a ação rolando solta como um jogo de tiro, corrida e aventura, tudo num pacote só. Explorar a cidade agora era muito mais recompensador, pois ela oferecia uma enorme variedade de diversões alternativas, além das missões principais, como por exemplo dar carona ao maior número de prostituas no menor tempo possível ou encher de pipoco bandidos rivais.

Mas é claro que, se você sair pela cidade fazendo falcatruas, logo vai despertar a atenção da polícia de Liberty City, e dependendo da gravidade do seu crime, espere ser perseguido por uma simples viatura policial, ou tanques de guerra e soldados armados até os dentes. A controvérsia e polêmica sempre acompanharam a série GTA, e com a terceira edição não foi diferente (foi até banido e censurado em alguns países, como a Austrália), alarmando pais e políticos no mundo todo por causa de seu conteúdo violento e sexual, gerando inúmeros debates morais na sociedade.


Imagem

GTAIII é sem dúvida um dos maiores marcos da indústria de games, e um clássico revolucionário incontestável, ao apresentar um mundo 3D com tamanha liberdade e possibilidades em um mundo aberto até então nunca vistos em outro jogo. Com uma narrativa excitante e recheada de revira-voltas, visuais que para a época eram muito bem feitos, e uma trilha sonora que variava da música clássica ao hip-hop, GTAIII marcou toda uma geração de jogadores de maneira fantástica, e seu legado pode ser visto nos jogos mais recentes da série – e em outros jogos com mecânica de mundo aberto. Deixamos aqui nossa homenagem aos 12 anos desse grande game da Rockstar, e se você também possui boas lembranças dele, compartilhe conosco em nossos comentários.

Imagem

Fonte: Gamehall/Uol

Comentários

24 Nov, 2013 - 16:39

Comentários

Kevinhow 26 Nov, 2013 15:24 0

o primeiro q eu joguei da serie *-*

lfca7 25 Nov, 2013 17:26 0

SERGIO_372 escreveu:Pra mim esse é o melhor GTA de todos, mais pelo que ele significa do que pelas missões. Sinto a maior nostalgia ao lembrar da época que zerei ele pela primeira vez.

SO MUCH WIN! SO MUCH WIN! SO MUCH WIN! SO MUCH WIN!

somos 2, para mim o melhor gta já feito até hoje!

macckart2 25 Nov, 2013 10:20 0

San Andreas pra mim foi o melhor de todos.

E da nova geração GTA V ta ****... da até briga casa pra jogar, isso porque tem 2 PS3...
eu lembro que eu tinha 1 PC bem meia boca, não tinha placa "3D" tinha placa onboard com memoria compartilhada de 32 MB, e quando chovia o jogo travava, entao eu usava cheater pra não chover nunca kkkkkkk

Moneisson 25 Nov, 2013 09:06 0

Foi o mais difícil de zerar sem cheats, bons tempos.

UFCfoda 25 Nov, 2013 01:03 2

Um belo jogo, um dos melhores da saga. Mas, Vice City é insuperável, o melhor de todos, sem dúvida nenhuma!

Lordlight 24 Nov, 2013 20:53 0

Sem duvida o melhor dentre os GTAs , o q me prendeu do inicio ao fim..não só por ser um GTA mas pela trama..
Remake ...Good hein!

SERGIO_372 24 Nov, 2013 17:26 0

Pra mim esse é o melhor GTA de todos, mais pelo que ele significa do que pelas missões. Sinto a maior nostalgia ao lembrar da época que zerei ele pela primeira vez.

SO MUCH WIN! SO MUCH WIN! SO MUCH WIN! SO MUCH WIN!