Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Android 4.3 vem com TRIM para melhorar a performance dos aparelhos

Não é segredo pra ninguém que alguns dispositivos Android começam a ficar meio lentos depois de um certo tempo e os tablets Nexus não estão imunes a isso. Na semana passada, com a chegada do novo Nexus 7, foi lançada também a versão 4.3 do sistema operacional do Google e o Anandtech descobriu que ele possui suporte à tecnologia TRIM para melhorar o desempenho dos dispositivos.



Isso significa que o Android pode agora instruir o controlador flash de armazenamento a coletar, reciclar ou bloquear dados de páginas inutilizados. O resultado será uma navegação sem lentidão. E se engana quem pensa que essa melhoria chegou apenas para o novo Nexus 7. Os usuários da versão anterior do tablet também podem usufruir de uma navegação mais rápida depois de atualizarem o sistema.

Essa tecnologia já é adotada por SSDs. Nesse caso, o TRIM é o comando que permite ao sistema determinar quais blocos do SSD estão realmente em uso, ou estão livres. À medida que o SSD é utilizado, são acumulados conjuntos de blocos que contêm dados gravados, mas que o usuário já deletou. O SSD aguarda até poder deixar um grupo destes blocos disponível para, então, liberar fisicamente a memória de todos eles juntos.

A durabilidade e a performance de um SSD estão relacionadas com a quantidade de ciclos em que são escritos e apagados os dados nestes blocos, então o uso do TRIM é um fator importante para aumentar a duração do SSD, assim como melhorar sua performance.

Ainda não há data confirmada para a chegada do Android 4.3 a todos os dispositivos compatíveis.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

30 Jul, 2013 - 12:00

Comentários

helio182 30 Jul, 2013 19:24 1

Meu Nexus 4 atualizou ontem... percebi uma melhora mesmo na navegação.

Pallas 30 Jul, 2013 17:12 1

Espero que isso funcione via custom ROM também.