Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

The Swapper - Análise



The Swapper é um jogo de plataforma baseado na resolução de quebra-cabeças desenvolvido pela desenvolvedora filandesa Facepalm Games. O seu projeto inicial foi desenvolvido pelos estudantes Otto Hantula e Olli Harjola durante seu tempo livre, até que os dois conseguiram financiar o desenvolvimento do título por meio do Indie Fund.

No game, o jogador assume o papel de um astronauta que tenta fugir da estação espacial Theseus. Para acessar novas áreas deste local abandonado, o protagonista conta com uma arma especial que o permite criar até quatro clones de si mesmo. Com a sua ajuda, é possível resolver os desafios escondidos na nave, avançar pelos seus cômodos e descobrir os seus segredos.

Um dos grandes trunfos deste sistema, no entanto, é a possibilidade de transferir a sua consciência para algum de seus clones (permitindo, inclusive, abandonar o seu corpo original). Com isso, é possível acessar novas áreas e até mesmo "voar" – basta criar um clone no ar e rapidamente trocar de lugar com ele, repetindo o processo até chegar ao local desejado.




Aprovado

Faça um clone, seja um clone, dispense um clone

Durante a sua aventura em The Swapper, o jogador explora os segredos da estação espacial Theseus, sala a sala, no melhor estilo Metroidvania. Diferentemente do gênero consagrado pela Konami e pela Nintendo, no entanto, a principal mecânica de jogo para vencer os desafios propostos já está nas mãos do jogador desde o início do game.

Com a sua "arma de clones" (a "Swapper" do título), o viajante do game consegue utilizar até quatro cópias de si mesmo (criadas com o botão direito do mouse) para resolver os quebra-cabeças que protegem e coletar esferas especiais – as quais são utilizadas para acionar mecanismos que abrem novas seções da nave.


Imagem

Para isso, basta utilizar os seus clones, que irão repetir todos os seus movimentos. Assim, se um clone estiver a dois passos de distância de você, ele vai manter-se nesta distância. A não ser que ele encontre um obstáculo, que ele caia em um buraco, que ele morra ou passe por uma luz branca (mais sobre as luzes em breve).

Com um clique do botão esquerdo sobre qualquer uma de suas cópias, o jogador também consegue transferir a sua consciência para o clone, podendo passar a ignorar o seu corpo original. Apesar de um tanto macabra, essa possibilidade traz algumas conveniências bastante interessantes, permitindo a travessia de grandes distâncias e alturas com dois simples cliques.

Ensinando a jogar sem guiar pela mão

Essa mecânica simples, somada a criatividade dos desenvolvedores, gera resultados geniais. Afinal, The Swapper foi feito para aqueles que gostam de quebrar a cabeça em busca da satisfação do momento em que sua mente encontra uma resposta para um desafio especialmente complicado.


Imagem

No entanto, mesmo oferecendo alguns desafios torturantes, os desenvolvedores do game souberam dosar tudo para não complicar a sua vida logo de cara. Assim, enquanto os principais pontos da mecânica são ensinados logo no início do jogo, cada puzzle ensina o jogador a dar um novo passo com as suas possibilidades.

Assim, se no início é preciso preocupar-se apenas com a colocação dos clones, logo aparecem locais iluminados por luz azul (que impede a criação de clones na área), luz vermelha (que impede que o jogador "dispare a sua consciência" no local onde estiver disposta) e luz roxa (lembra da combinação de cores?) que aumentam o nível de desafio de cada nova seção.


Imagem

Ao mesmo tempo, a inclusão de caixas, feixes de gravidade e teletransportes também ajudam a variar a jogabilidade, aumentar o nível de dificuldade e a "educar" inconscientemente o jogador de suas habilidades.

Reprovado

Falta de respostas

"Reclamar de algo pela sua subjetividade, como assim?" poderão se perguntar alguns dos leitores e eu não os culpo. Sem ser exatamente um ponto negativo, este aspecto de The Swapper pode apenas ser frustrante para quem gosta de universos fechados e detalhados.

À medida que o jogador avança pela nave, é possível encontrar diários dos antigos habitantes de Theseus e estranhas pedras falantes que oferecem informações sem explicar diretamente o ocorrido no local.


Imagem

Conforme segue em sua jornada, o jogador pode imaginar algumas possibilidades para o que aconteceu, mas, de maneira geral, boa parte é apresentada implicitamente ou deixada em aberto pelo jogo juntamente com alguns questionamentos resultantes disto.

Vale a pena?

The Swapper é um jogo baseado em uma mecânica de jogo bastante interessante. Com base na possibilidade de se clonar e trocar de lugar com as suas cópias, o protagonista consegue acessar lugares improváveis e resolver complexos quebra-cabeças.

Enquanto a dificuldade dos últimos desafios chega a ser bastante alta, a progressão dos níveis se dá de maneira bastante natural e intuitiva. Deste modo, quando estes últimos quebra-cabeças são apresentados, mesmo longe de uma resposta, a sensação de que a solução é impossível não chega a ocorrer. Em compensação, quando a resposta finalmente vem à mente, a satisfação é sempre recompensadora.

Com cerca de seis horas de duração, The Swapper é um excelente título para os fãs do gênero, Com seu visual sombrio e granulado (com cenários produzidos a partir de modelos de argila e objetos do cotidiano) e cerca de seis horas de jogo o game reforça o conjunto de títulos que mostram porque gostamos tanto dos desenvolvedores independentes e de sua criatividade.


Fonte: Baixakijogos

Comentários

03 Jul, 2013 - 21:07

Comentários

Delutto 04 Jul, 2013 08:40 1

@CadastrodeSite
Uhum... vou fingir que acredito...

CadastrodeSite 03 Jul, 2013 23:58 1

Delutto
Fácil sim, tudo se resolve quase que da mesma maneira (só que com alguns avanços na necessidade de uso de clones), e o jogo te prepara muito bem pros puzzles finais.
Tudo no jogo é muito bem feito e de fácil interpretação. Gastei uma tarde de domingo pra termina-lo.
PS: Parabéns (a você e Elemento_X ) pela tradução, ficou excelente!

Marlon018 03 Jul, 2013 22:46 1

Não joguei esse game. Já lançou? Tou precisando de uns jogos assim.

Delutto 03 Jul, 2013 22:25 5

Baixaki sempre escreve ***** no tópico "Reprovado"...
Como que o jogo fica sem explicação? Ou o cra que fez essa análise não zerou o jogo, ou entende nada de inglês ou não jogou com a tradução da TRibo Gamer... hehe... um pouco antes do final, existe um diálogo que complementado a um diário explica tudinho o que aconteceu e o porque de tudo.
Jogo fantástico, é meio chatinho no início mas é extremamente viciante após isso. Que venha uma sequencia em breve, será muito bem vinda.

@CadastrodeSite
Fácil? Ah cara, conta outra... vai dizer que o puzzle dos quatro botões e quatro obstáculos é fácil? Eu admito, tive que apelar para um Walkthrough para passar esse puzzlee o único que tinha na época era da GameFront e o Tuber fez um corte pois ele mesmo disse que levou muito tempo para conseguir resolver.

CadastrodeSite 03 Jul, 2013 21:59 1

Jogo espetacular, uma obra de arte completa!
Apesar de ser muito fácil e curto, a história, arte e a jogabilidade única compensa