Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Inception: referência de jogos... Dentro de jogos!



Quem jogou o recém-lançado Guacamelee! provavelmente se divertiu não só com a maneira bem-humorada como a história é contada, mas também com as diversas referências presentes no game. Desde um NPC chamado "ERROR" (tal qual o personagem de Zelda II: The Adventure of Link) até diversos cartazes promovendo lutas entre "El Niño de Carne" e "Mega Hombre", o game não poupa esforços em homenagear outros títulos.

Guacamelee, contudo, não é primeiro a fazer a isso. Aqui no BJ mesmo já fizemos um especial sobre as referências dentro de Deus Ex: Human Revolution, assim como outros Easter Eggs bem interessantes. Mas é claro que ainda há muito mais. Acompanhe a lista a seguir e descubra quais jogos citam o seu personagem ou aventura favoritos.

A rixa entre Grand Theft Auto e Driver


Imagem

Tudo começou em uma missão de Grand Theft Auto III que pedia para o jogador eliminar um alvo chamado Tanner, descrito como um "policial infiltrado estanhamente animado", além de "inútil fora de um carro". Uma alfinetada direta a Driver 2, o primeiro game da série a permitir que o protagonista saísse do carro, ainda que com uma jogabilidade bizarra.

A Rockstar continuou a referenciar seus rivais em Vice City, onde uma missão exigia a eliminação de uma gangue europeia que planejava um grande assalto a banco. Entre os alvos, além de um segurança chamado Dick Tanner, estavam inclusos também Mike Griffin (nomeado a partir de Mace Griffin, de "Mace Griffin: Bounty Hunter"), Nick Kong (Nick Kang, de "True Crime: Streets of L.A.") e Marcus Hammond, Franco Carter e Charlie Dilson (Mark Hammond, Frank Carter e Charlie Johnson de "The Getaway").


Imagem

A Reflections de Driver não deixou barato e, quando DRIV3R foi lançado, o estúdio decidiu entrar na brincadeira. Assim, espalhados pelo game, os jogadores podem encontrar 30 inimigos chamados Timmy Vermicelli (paródia de Tommy Vercetti, de Vice City). Vestidos com camisetas havaianas e boias rosas nos braços (referência a inabilidade dos personagens de GTA debaixo d’água – diferentemente de Tanner), os oponentes eram bastante perigosos e difíceis de matar – oferecendo um grande desafio àqueles que decidiram enfrentá-los.



Quem achou que a briga parou por aí, contudo, se enganou. Na missão "Madd Dogg’s Rhymes", o protagonista de San Andreas, CJ, precisa infiltrar-se na mansão de Madd Dogg sem ser visto. Em um determinado momento durante a invasão, é possível encontrar um segurança bastante ocupado jogando video game e reclamando bem alto: "Como é que a Refractions pode ter mandado tão mal? Tanner, você fede!". E bem, Refractions soa de maneira similar à Reflections...

Um intervalo de seis anos


Imagem

Continuando as referências dentro da Rockstar, a companhia decidiu aproveitar o DLC Undead Nightmare de Red Dead Redemption para rir de boatos envolvendo seus próprios jogos. No caso, a desenvolvedora lembrou-se dos boatos que povoaram a internet na época de San Andreas, os quais diziam que o Pé Grande poderia ser encontrado na floresta em volta de Mount Chiliad pelos jogadores que procurassem direito.

Enquanto o rumor era completamente falso, em Undead Nightmare de fato há Sasquatchs no jogo. Assim, encontrar e abater um espécime rende a conquista (ou troféu, como preferir) "Six Years in The Making" – algo como "seis anos fazendo", referência ao período compreendido entre os lançamento de San Andreas (de 2004) e Red Dead Redemption (de 2010). Outro ponto interessante está presente na versão em francês da conquista, na qual ela se chama "PLus la pleine de chercher, CJ" (Pode parar de procurar, CJ).

Assassin Snake? Ninja Ezio?




No 1º de abril de 2008, um novo trailer mostrando cenas do ainda vindouro Metal Gear Solid 4 chamou a atenção. No entanto, em vez de elementos da história ou de jogabilidade, o que realmente chamou a atenção foi o fato de Old Snake utilizar a roupa de Altaïr, protagonista de Assassin’s Creed.

Enquanto inicialmente muita gente julgou tratar-se apenas de uma brincadeira, a roupa realmente esteve presente no jogo. Para conquistá-la, os jogadores precisavam ganhar o "emblema dos assassinos" – feito obtido ao fechar o jogo com mais de 50 assassinatos com a faca, 50 golpes de CQC e menos de 25 alertas.




Já em Assassin's Creed: Brotherhood, a Ubisoft também devolveu a gentileza e incluiu alguns elementos icônicos da série da Konami no game. Um dos mais fáceis de ser avistado está no início da missão "Na Unexpected Visitor", em que, durante alguns segundos, é possível acreditar que Solid Snake está chamando Ezio diretamente de sua caixa.

Imagem

Já aqueles que conseguiram pelo menos uma medalha de bronze em todas as missões de treino virtual do Animus são agraciados com um presente bastante legal: a roupa ninja utilizada por Raiden em Metal Gear Solid 4. A roupa serve apenas para fins estéticos, sendo que Ezio não ganha nenhuma habilidade especial ao utilizá-la. Ainda assim, é bem legal concretizar o crossover entre as franquias.



Outro game que abusa dos Easter Eggs é Hitman Absolution, lançado no final do ano passado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Uma delas, não tão óbvia, pode ser encontrada na seção da "Test Facility" na missão "Death Factory".

Na região dos testes de minas terrestres, basta seguir pelo caminho encontrado no vídeo acima para encontrar uma caixa contendo um pequeno porco, que está felizmente se alimentando de uma tigela de comida.

Caso você atire nele, um grande ponto de exclamação aparece sobre a cabeça da porco – exatamente da mesma forma como os guardas da série Metal Gear Solid entram em estado de alerta. Basta aguardar para ver o ponto de exclamação sofrer o seu final inesperado.

Em um dos comentários do vídeo acima no YouTube, o designer de UI Mehrzad "Baconhead" Beiknejad afirmou ser o responsável pelo Easter Egg – uma referência ao seu próprio apelido e a série Metal Gear, de que é fã.

Sanduíche de Jill?


Imagem

Uma das cenas mais curiosas do primeiro Resident Evil ocorre quando Barry Burton encontra Jill Valentine após esta quase ser esmagada em uma armadilha. Durante o diálogo desta sequência, o policial comenta "You were almost a Jill sandwich" (Você quase virou um sanduíce de Jill!).

Em Dead Rising, a Capcom decidiu referenciar a cena com a inclusão de um restaurante bastante peculiar na Paradise Plaza: Jill’s Sandwiches, o lugar em que você pode descobrir porque a chamam de "a mestra dos sanduíches".

--

Claro que ainda há muitos Easter Eggs espalhados em muitos outros jogos, estes foram apenas alguns. Você também lembra de alguma cena memorável ou de uma referência bacana em algum game que não foi citada aqui? Deixe a sua sugestão nos comentários e vamos lembrar de tudo juntos!


Fonte: Baixakijogos

Comentários

24 Abr, 2013 - 23:48

Comentários

Delutto 25 Abr, 2013 12:10 3

@hagros
Leia direito: "Aqui no BJ mesmo já fizemos um especial sobre as referências dentro de Deus Ex: Human Revolution"
Quanto ao unEpic normal, BJ sempre menosprezou de certa forma os jogos indie, é raro ver algo sobre eles por lá...

hagros 25 Abr, 2013 09:49 2

As matérias do Baixaki são muito vagas, parecem que colocam alguem que nunca jogou pra pesquisar sobre o assunto e postar o artigo 3 dias depois, não citarem Unepic e Deus Ex HR é uma prova disso.

igorrs1000 25 Abr, 2013 08:57 2

E também tem os de Serious Sam TSE e 2 à duke nukem como o telefonema para o "loirinho" ou o esqueleto atravessado por um míssel além de várias piadas sobre a demora de Duke Nukem Forever

ppcpaiva 25 Abr, 2013 08:13 2

Alguem ai, por acaso, percebeu, no jogo Far Cry 3, nos primeiros minutos do jogo, quando vc está fugindo com seu irmão, tem uma parte q vc estra numa pequena plantação e joga uma pedra para despistar dois guardas. Na parede logo acima tem um cartaz, e eu acho q é do jogo Mortal Kombat, alguem viu isso ou é só imaginação minha? hehehe

Delutto 25 Abr, 2013 00:21 7

Todos esses jogos são humilhados no quesito Easter Eggs pelo jogo unEpic, onde o tempo todo somos remetidos a representações e citações explícitas de outros jogos, filmes, animes e HQs dos quais o desenvolvedor do jogo é fã, todas essas referências carregadas de muito humor. O jogo é sensacional, você ve esse tipo de coisa em praticamente todos os diálogos do jogo, é hilariante.
Fica a dica.