Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

GTA Online: a maior ambição multiplayer da Rockstar se torna realidade

A frase "Shut up and take my money", oriunda da consagrada série Futurama (desenho dos mesmos criadores de Os Simpsons), se transformou em algo praticamente universal. Os dizeres representam um estado de empolgação em torno de um determinado produto ou serviço que o consumidor não hesita em adquirir. Ele profere com orgulho essa frase, que significa algo como "cale-se e leve meu dinheiro", em tradução livre.

Não há contexto melhor para encaixar tais palavras do que em um GTA. A natureza da ambiciosa franquia de mundo aberto da Rockstar ocupa mais espaço do que nossa rotina, cada vez mais atolada, permite.

O recém-anunciado Grand Theft Auto Online, que já é trending topic no Twitter (tópicos mais comentados) e cujo vídeo de anúncio está precocemente bombando em visualizações mundo afora, quer ousar ainda mais e pretende levar o gênero a outro patamar. Alguém já sonhou com um MMO de GTA? Pois bem: a Rockstar vai quase transportar essa ideia do nosso imaginário para a vida real, ou melhor, virtual. É aí que retomamos a frase inicial desta prévia com uma sutil modificação: "shut up and take my life". Definitivamente teremos que readequar as ocupações de nossas vidas.




Componente online de GTA 5, mas outro jogo

A Rockstar quis transformar o componente online de GTA 5 em algo tão cristalino que anunciou GTA Online como "outro jogo" acessível dentro do próprio game.

Leslie Benzies, presidente da Rockstar North, fez questão de frisar que o modo online de sua sequência será outra entidade totalmente desvinculada de GTA 5. É por isso que o multiplayer está sendo tratado como "GTA Online" e tem um título próprio. Não se trata de um mero modo online de GTA 5; consiste em algo com mecânicas próprias em cima de uma mesma engine.

Em entrevista ao CVG, o executivo, ao endossar a ambiciosa proposta online do game, cravou o modo como algo à parte. "Será GTA Online. Não é parte de GTA 5. Obviamente será ambientado na engine de GTA 5, mas vai crescer e evoluir dentro de suas próprias características", explicou.

Apesar de ser outro jogo, GTA Online será acessível única e tão somente através de GTA 5. Portanto, convém esclarecer esta informação (já confirmada pela própria Rockstar, inclusive): não haverá mídia física sendo vendida separadamente. Tudo vai rolar dentro de GTA 5. O multiplayer estará disponível a partir do dia 1 de outubro por meio de uma atualização na LIVE e na PSN. Após o update, pimba, lá está GTA Online acessível pelo menu principal.




"Quando [o modo] for lançado, você terá um personagem extra para escolher. Em vez de optar por Franklin, Michael ou Trevor [protagonistas da campanha single], você poderá selecionar outro personagem especialmente para o multiplayer e será transportado diretamente para esse universo paralelo", esclareceu Benzies.

Respirando um MMO

Conforme anunciado pela Rockstar, GTA Online terá um limite de até 16 jogadores tocando o terror por Los Santos e Blaine County. Essa limitação, de uma forma ou de outra, acaba destruindo o conceito de um MMO, cuja concepção é não ter limites num universo online infinito e aberto a mudanças. Mas vamos parar por aí: GTA Online terá mudanças. O mundo vai evoluir. Ele vai se transformar e ganhar adaptações com o tempo.

O conceito se aproxima de um MMO a partir do momento em que o jogador pode embarcar numa partida em um mundo que não para, que está em constante progresso. Após escolher um avatar, o modo online "joga você na roda" com 15 outras pessoas e, a partir disso, cabe ao jogador evoluir o personagem. Ao que parece, não haverá um lobby de espera ou qualquer outro processo burocrático similar. O caráter multiplayer de God of War: Ascension adotou mecânica parecida. É uma verdadeira campanha paralela.

Os termos que a Rockstar usou para definir GTA Online como "um mundo persistente para 16 jogadores ativos" se eternizaram e deram força a essa concepção de MMO justamente pelo fato de o modo oferecer todas as atividades que a campanha single de GTA 5 trará: roubos cooperativos, corridas, clã contra clã, esportes – tênis, golfe, mergulho, paraquedismo e muito mais –, missões secundárias, busca por recompensas, aquisição de veículos... Descrever neste espaço seria gastar palavras a esmo, pois o que teremos é uma amplificação de um universo que já é gigante por si só. Talvez possamos classificar GTA Online como um MMO de ação, o que acham?


Imagem

O fator cooperativo: uma "bagunça organizada"

Para tudo haverá um peso em GTA Online. Não se trata de matança gratuita ou diversão descompromissada. Isso foi o que pudemos conferir em GTA 4, que tem um ótimo modo multiplayer e sistema de evolução de níveis competente, mas não ultrapassou aquela linha tênue que justificasse um modo paralelo absolutamente desvinculado da campanha principal.

Em GTA Online, o jogador deve medir e considerar as suas ações. Os solitários podem se aventurar com o mesmo grau de esmero – mas não com o mesmo patamar de diversão. Ao embarcar no multiplayer, o jogador terá ingressado num mundo com 15 outras pessoas que estão dentro de todo um universo em andamento.

É possível explorar o mundo sozinho, trabalhar cooperativamente ou simplesmente participar das atividades mencionadas por pura diversão. Agora, contudo, há uma "cobrança" em função da ousada experiência que a Rockstar quer entregar: o dinheiro ganho ao cumprir missões, eliminar outros jogadores ou realizar outras atividades deve ser sábia e convenientemente utilizado para comprar carros, barcos, aviões, imóveis e outras traquitanas menores. Os "egoístas", portanto, terão prazo de validade vencido rapidamente: o caráter coletivo permitirá que você evolua com mais consistência e construa sua reputação.


Imagem

O cross entre o single player de GTA 5 e GTA Online

Imagine a seguinte situação: você está na boa vagando pela infinita cidade de Los Santos, olhou para a sua lista de contatos e viu que três amigos estão jogando GTA 5. Pegue seu smartphone dentro do jogo, vá em "Contacts" e lá estão seus nobres colegas que podem ser convidados para se juntar a você em GTA Online.

A Rockstar deixou o terreno o mais fértil possível. Por mais que GTA Online seja um modo à parte, é possível alternar a esse mundo paralelo a qualquer momento a partir do próprio GTA 5. Lembram-se da roda de seleção utilizada para alternar entre Michael, Franklin e Trevor? Seu avatar online também estará ali. Basta selecioná-lo que o jogador será redirecionado para GTA Online.

Jogue como preferir

Assim como na maioria dos games de mundo aberto, os jogadores podem tradicionalmente marcar um ponto no mapa de GTA Online (o "waypoint") que servirá como referência para o encontro com os amigos convidados para a partida.


Imagem

Vamos supor que a rodada conte com a presença de quatro jogadores. Você entra no carro como motorista, seu amigo habilidoso na mira cambaleante senta no banco de passageiro e outros dois colegas ficam no banco de trás. O passageiro pode alternar as músicas enquanto você dirige, e os outros atrás, um em cada janela, atiram à vontade em inimigos – que na verdade são outros jogadores disputando acirradamente um território.

Vamos imaginar outra situação com gancho no exemplo acima. A polícia – mais presente do que nunca aqui também –, cumprindo sua função natural em nome da lei e da ordem, chega para apaziguar o tiroteio. Aliás, existe um cone de detecção visível no radar que deve estar fora do alcance do jogador. Nesse caso, tarde demais. Você estava distraído com o tiroteio e nem percebeu.

O preço pela distração foram duas estrelas no seu nível de procurado. Mas veja... O outro clã, o grupo que estava atirando na sua equipe, também vai pagar o pato. Que tal juntar forças para enfrentar as autoridades ou embarcar numa fuga alucinante? Qualquer escolha será válida. O multiplayer é moldado conforme as preferências do jogador.


Imagem

"Muito do que está aqui é ditado pelo single player. E GTA 5 é provavelmente o game que exigiu mais tempo de desenvolvimento da nossa equipe – quatro ou cinco anos –, embora estivéssemos trabalhando em outros projetos durante esse período", ambicionou Benzies.

Criando missões? Como assim?

GTA Online terá um inédito modo "Creator" em que, como pudemos conferir brevemente no trailer de anúncio, o jogador poderá definir seus próprios parâmetros e objetivos de missão. Será possível alocar pontos de nascimento ("spawn"), inserir carros, aviões e praticamente o que você quiser no mundo de jogo. Quando estiver satisfeito, mande tudo para a nuvem. A Rockstar utilizará o serviço Social Club, já consagrado em outras franquias da desenvolvedora, para armazenar as criações. Dessa forma, todos os jogadores ativos poderão usufruir do "mundinho" que você criou.

E se você for o jogador a curtir aquilo que seu amigo criou, é possível escolher quais elementos você deseja visualizar. Um marcador azul denota a missão principal, e os outros pontos piscantes alertam para atividades secundárias que são opcionais.


Imagem

"O mundo está em constante evolução. Criaremos conteúdo o tempo todo. Todos os dias em que você carregar o jogo, novos elementos estarão ali", garantiu o presidente da Rockstar North.

Inicialmente, apenas corridas e disputas entre grupos poderão ser criadas. À medida que o sistema online evoluir e ganhar corpo, novos modos serão implementados. "É um sistema complexo e em constante progresso. Não queremos sobrecarregar nada. Essa é outra razão pela qual GTA Online será disponibilizado duas semanas após o lançamento de GTA 5", explicou o executivo.

Uma ambição que existe desde GTA 3 será conhecida no dia 1 de outubro

A equipe da Rockstar almeja um modo online encorpado assim desde GTA 3, lançado num agora longínquo 2001. Exatamente: a desenvolvedora enxerga GTA Online há 12 anos. O ambicioso multiplayer será o resultado de um trabalho longo e extremamente meticuloso.


Imagem

"A ideia teve início quando começamos a fazer GTA 3. A cada single player, dizíamos ‘certo, agora faremos isso’ [o multiplayer], e acho que não sentíamos segurança ou tínhamos a tecnologia necessária. Agora é a hora certa. Temos uma bela engine com a qual trabalhar e a equipe competente para isso", afirmou Benzies.

GTA Online será acessível dentro de GTA 5 e disponibilizado a partir do dia 1 de outubro ao PlayStation 3 e Xbox 360.

Que estejamos todos vivos até lá. Já nossa vida social, bem... Difícil dizer se estará tão viva assim.

Fonte: Baixakijogos

15 Comentários

15 Ago, 2013 - 20:07

2591 Views

Comentários

macckart2 16 Ago, 2013 10:52 0

sakanagem, não tem nenhum baixo assinado virtual para sair para PC o mais rápido possível???

chucky515 16 Ago, 2013 09:36 0

isso tudo aí só vai prestar quando sair pra pc =(

playbackmylife 16 Ago, 2013 09:12 0

cara esse multiplayer vai ser sensacional, meu deus.. a liberdade que teremos e as coisas que poderemos fazer é algo incrível..

gilsonjr 16 Ago, 2013 02:07 0

Cara eles podiam pelo menos lançar o modo online para PC :(

leosenin 16 Ago, 2013 00:35 0

Já seria um dos jogos mais vendido, agora com modo online, será que teremos um desbanca CoD? Eu aposto minhas fixas!

NiLoTKD 15 Ago, 2013 23:35 0

Ainda não consegui compreender o motivo de não lançarem pra PC.

th3math3us 15 Ago, 2013 23:32 1

Espero que se caso sair uma versão pra PC, eles aumentem o número de players no multiplayer, 16 é muito pouco para um mapa gigante, tinha que ser pelo menos uns 32

israelg1 15 Ago, 2013 23:12 1

vou juntar grana pra comprar dois jogos,pra mim e um amigo,se lançar pra pc compro se não,vou ter q tentar comprar um ps3 e uma unica copia :/

MZKfeitosa 15 Ago, 2013 23:04 0

bela materia muito bem detalhada, agora o jogo esta simplesmente show, vou juntar dinheiro para pegar o original....

danpersa 15 Ago, 2013 22:39 3

rockstar cuspindo na plataforma que a fez ser o que ela é hoje, quem jogou GTA 1 no PC sabe o que eu estou falando, para mim se esse game vir para PC mesmo se eu estiver milionário vou fazer questão de vir de navio, pois no meu xbox com certeza virá e para ps3 se o rogero deixar

não apoio politica de pirataria

mas o que a rockstar está fazendo com a galera do PC é muita sacanagem

Ursinho 15 Ago, 2013 22:35 2

antes nao tava nem ligando se gta ia sair para pc ou não depois dessa noticia da Rock star com multiplayer ****stico, tem que sair... nem que seja com reza braba, nem fudendo vo comprar um console so pra jogar gta v

GuiNh 15 Ago, 2013 22:01 4

o trailer me lembrou do tempo que eu jogava GTA SA:MP em servidor RPG, na época eu tinha discada.