Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Call of Duty: Ghosts - A promessa de revolução nas mortes em massa



Se existe uma indústria capaz de transformar qualquer revelação em um grande evento, esta é o mercado dos games. E mesmo assim, são poucas as franquias capazes de atrair atenção para a demonstração de algo que já é trivial, como um modo multiplayer. Mas aqui estamos falando de Call of Duty, nada menos que o produto de entretenimento mais lucrativo da Terra.

Só que todo esse tamanho também traz grandes pressões e, claro, críticas. Como melhorar aquilo que já está no ápice? Como inovar uma fórmula que agradou à grande população sem perdê-la de vista? E, acima de tudo, como continuar vendendo jogos como água no deserto? A resposta da Activision para esses dilemas é Call of Duty: Ghosts.

Já falamos muito do game por aqui, em prévias, em gameplays, em notícias e durante a nossa cobertura da E3 2013. Porém, não sabíamos nada sobre o modo multiplayer até a tarde de hoje, quando Eric Hirshberg, o CEO da Activision, tomou o palco de um evento transmitido ao vivo pela internet para anunciar as primeiras informações sobre o modo competitivo.

Guerra orgânica

O presidente da distribuidora não poupou elogios à desenvolvedora Infinity Ward. De acordo com ele, teremos em Ghosts a melhor experiência já vista em um game da série Call of Duty. E boa parte disso acontece graças ao novo motor gráfico, que garantiu movimentos muito mais fluidos e uma fidelidade maior à realidade durante os combates.


Imagem

Elementos já conhecidos de todos nós foram exibidos de maneiras diferentes, juntamente com novas dinâmicas de jogabilidade que chegam para transformar completamente aquilo que já conhecemos sobre a franquia de tiro. As imagens divulgadas mostram que a correria e tiroteio continuam frenéticos, mas desta vez surgem na tela de maneiras completamente diferentes.

As modificações nas animações de personagens são evidentes. Não temos mais os ciborgues que se movimentam sempre da mesma maneira e correm de forma quase inanimada pela tela. Agora, os personagens ganharam um sistema mais apurado de colisão e lidam com a morte de jeitos bem diferentes.

Três novas opções de movimentação prometem modificar a forma como você vai se locomover pelos mapas. O primeiro deles é uma deslizada com os joelhos, que permite ao jogador se mover rapidamente ao mesmo tempo em que se abaixa para desviar dos disparos. Agora, os soldados também podem saltar obstáculos baixos – transformando potenciais esconderijos em um foco de atenção – e se esgueirar nas esquinas, mantendo-se protegidos ao mesmo tempo em que disparam contra os inimigos.

Correr por aí, porém, não é mais tudo. A atenção aos elementos do cenário deve ser constante, já que tudo está se movimentando. Acha que encontrou um local adequado para praticar sua mira de franco-atirador? Fique atento, pois um jogador pode detonar a parede atrás de você e te metralhar sem piedade pelas costas.


Imagem

Além disso, armadilhas podem ser criadas a partir de segmentos naturais do mapa. Basta uma explosão para que tudo voe pelos ares e o jogador se veja sendo esmagado por um ônibus, um posto de gasolina ou uma estátua. Apenas certos elementos da arena estão sujeitos a esse tipo de movimento, o que na visão dos produtores modifica completamente a jogabilidade e faz com que os jogadores veteranos voltem à pré-escola quando o assunto é o modo multiplayer.

Multiplayer ainda mais multi

Como se toda a galera jogando conectada já não fosse suficiente, a Activision quer atrair ainda mais as pessoas e incentivar não apenas a matança, mas também a cooperação entre os companheiros de combate. Os Esquadrões são a segunda grande novidade do modo multiplayer, permitindo que amigos se unam em times para enfrentar unidos os desafios de um mundo cada vez mais violento.




O sucesso individual continua sendo importante, mas em Call of Duty: Ghosts é a união que permeia toda a experiência do multiplayer. Funciona assim: você monta sua equipe no modo multiplayer e esse conceito é carregado para outros aspectos do jogo, funcionando até mesmo caso você resolva jogar sozinho para variar um pouco.

Sim, você estará acompanhado mesmo no modo single player. No Squad Mode, mesmo quando desconectado, a Infinity Ward aplicou seus maiores desenvolvimentos em inteligência artificial para garantir um comportamento natural e o mais próximo possível do perfeito tanto para inimigos quanto para companheiros.

São quatro os modos anunciados até agora:

  1. Squad Vs. Squad: como o nome já diz, equipes rivais se enfrentam para descobrir quem é a melhor, mas apenas um jogador de cada lado é humano;
  2. Squad Assault: modo multiplayer semelhante a um Team Deathmatch, com seis jogadores de cada lado. Aqui, porém, os jogadores desconectados podem selecionar seus equipamentos e estratégias previamente;
  3. Wargame: escolha cinco companheiros de esquadrão para combater uma equipe controlada pelo computador;
  4. Safeguard: use armas, killstreaks e objetos do cenário para combater ondas de inimigos comuns, na companhia de até quatro amigos.


Se a série Call of Duty já era figurinha carimbada na lista de games mais jogados das redes online, a Activision está disposta a ampliar essa presença ainda mais. Com a adição dos esquadrões, mesmo suas ações fora do game – como a montagem de kits de equipamentos – são de grande valia para o restante do seu time. E você, claro, será expulso da equipe se abandonar o game.

Ainda, há o modo Clan Wars, que coloca os esquadrões em um combate pelo domínio de setores específicos dos mapas. Em períodos de duas semanas, jogadores deverão lutar para mandar bem em locais específicos, como prédios ou estruturas de cada arena, com a vitória valendo itens exclusivos.


Imagem

As novidades também são extremamente bem-vindas para a galera dos e-sports. Durante o evento, a Activision anunciou que Call of Duty: Ghosts será o único FPS a fazer parte das ligas oficiais e, para provar a emoção de uma partida ao vivo, levou ao palco jogadores profissionais e soldados do exército americano para uma partida amistosa. Mais informações sobre esse assunto, porém, serão dadas no futuro.

Exclusividade e balanceamento

Tudo o que é feito no multiplayer vale pontos que, mais tarde, são trocados por armas ou itens de personalização para o seu soldado. E é aqui que entra mais uma grande novidade do multiplayer, pois os combatentes randômicos gerados pelo computador estão mortos e enterrados.


Imagem

Agora, você mesmo poderá escolher a aparência de seu personagem e criar em um universo de milhares de combinações diferentes. Quer fazer um soldado parecido com você? É possível, até mesmo se você for uma mulher, já que o sexo feminino marca presença no modo multiplayer pela primeira vez. Prefere criar alguém nas cores do seu time ou escola de samba do coração? A novidade, aliada ao novo sistema de criação de emblemas por meio de tablets e smartphones, permite isso.

Em busca do balanceamento, a Infinity Ward também modificou o sistema de loadouts. Para acabar com a "apelação" e acrescentar uma camada de estratégia ao multiplayer, o jogador terá agora um total de pontos para selecionar habilidades. As mais poderosas gastam mais unidades e você deverá saber dosar na hora de montar o seu personagem. Quem jogou o recente The Last of Us sabe bem como isso funciona.


Imagem

O game ganhou ainda uma nova classe de armas, que faz a ponte entre os furtivos snipers e os malucos que preferem jogar como Assault. A categoria Marksman reúne armas com disparos rápidos e potentes, aliadas à precisão ligeira dos scopes a laser. É para você que quer correr pelos mapas sem abrir mão dos tiros certeiros.

Ressurreição e explosão

O modo multiplayer mais "tradicional" também apresenta novidades em Call of Duty: Ghosts. Segundo a Infinity Ward, uma série de novas modalidades de jogo foram adicionadas ao game, com apenas duas delas sendo apresentadas durante o evento da tarde de hoje. São elas: Cranked e Search and Rescue.

Na primeira, que recebeu atenção maior e também parece ser mais divertida, a correria é total. A cada inimigo morto, você entra em uma contagem regressiva de 30 segundos, que indica uma bomba-relógio. Se passar esse tempo sem matar ninguém, você explode. Para compensar, você ganha mais velocidade e pode recarregar suas armas mais rapidamente. Frenético, para dizer o mínimo.


Imagem

Já Search and Rescue permite que companheiros mortos em combate sejam revividos. Em um sistema semelhante ao do modo Kill Confirmed, de Call of Duty: Modern Warfare 3, os assassinatos deixam dogtags espalhadas pelo cenário. Caso um amigo colete as suas, você volta para o combate. Se um inimigo coletá-las, você está fora até o fim da rodada.

O pacote de novidades é imenso, mas não é tão grande quanto a expectativa por Call of Duty: Ghosts. E ela vem de ambos os lados: dos fãs (ou nem tanto), que querem ver as novidades e botar a qualidade do game à prova, e das próprias desenvolvedoras, que confiam na manutenção da série como a principal expoente dos jogos de tiro.

Call of Duty: Ghosts chega ao mercado no dia 5 de novembro para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U. As versões para Xbox One e PlayStation 4 estarão disponíveis no lançamento deles e, se você quiser, pode transportar o progresso dos consoles da sétima geração para os novos aparelhos.

Fonte: Baixakijogos

3 Comentários

15 Ago, 2013 - 01:49

2301 Views

Comentários

Ghirard 15 Ago, 2013 12:39 0

O forte de CoD sempre foi o Marketing... Depois que lançam o game, vc percebe que é + do mesmo como sempre...

Walljeck 15 Ago, 2013 12:31 -2

de man
eira alguma bf4 mostra novas tecnologias bem inovadoras como a levolution e cod sempre a mesma coisa

reinaldofset 15 Ago, 2013 10:51 0

depois da materia vou de ghost ,os videos do bf4 estao muito ruins