Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Titanfall: Muito além de Call of Duty

Apesar da empolgação coletiva em torno da nova geração, a verdade é que, até agora, ela não mostrou nada de muito novo em termos de jogos. Sim, os títulos estão mais bonitos e com algumas funcionalidades inéditas, mas a essência é praticamente a mesma. Afinal, quantos FPS para PS4 e Xbox One foram anunciados desde o início do ano?

No entanto, ainda há alguns estúdios que querem quebrar essa normalidade e tentar inserir algo realmente único nas próximas plataformas. É o caso da Respawn Entertainment, que desde a E3 vem chamando a atenção de todos com o incrível Titanfall. E por mais que o jogo realmente traga resquícios de coisas que já temos no mercado, dizer que ele é apenas mais um derivado da batida fórmula do gênero é um erro tão grande quanto um robô gigante destruidor de cidades.




O peso da responsabilidade

Por mais que a Respawn seja um estúdio relativamente novo, o desenvolvimento de Titanfall veio acompanhado de uma enorme responsabilidade. Também pudera: como a empresa foi criada por ex-membros da Infinity Ward, todos esperam que as mentes criativas responsáveis por trás do sucesso de Call of Duty preparem outro grande sucesso.

No entanto, não é porque eles foram os criadores da fórmula que virou a estrutura padrão dos FPS da atual geração que eles vão fazer de Titanfall um COD com robôs gigantes. Como apresentado durante a última E3 e confirmado nas demonstrações liberadas na gamescom, a estreia da Respawn na nova geração é muito mais do que isso.

É claro que o título segue alguns elementos que fizeram com que Call of Duty tenha se transformado no monstro que é hoje, mas não se resume somente a isso. O dinamismo dos combates está lá, mas acompanhado de mecânicas inéditas que fazem com que o novo título tenha um ritmo próprio para chamar de seu.




E os mechas não são os únicos responsáveis por isso. No trailer de jogabilidade, por exemplo, é possível ver que a movimentação dos jogadores dentro do cenário é bem diferente daquilo que conhecemos. Mais do que correr e dar tiros, os soldados dão grandes saltos e correm pelas paredes com uma facilidade incrível, trazendo elementos de parkour ao FPS e deixando tudo bem mais intenso.

O que mais chama a atenção é que todas essas novidades foram inseridas "ao acaso". De acordo com o produtor da Respawn, Drew McCoy, não houve reuniões para definir quais recursos estariam presentes ou não e muito menos decisões para impor como o game deveria ser feito. Em entrevista ao site VG247, ele explica que tudo surgiu de maneira orgânica, com base nas experiências de cada um dos membros da equipe criativa e naquilo que cada um deles considerava como sendo algo incrível.

Um grande playground

E o resultado desse processo de desenvolvimento colaborativo é facilmente percebido na hora em que você entra em sua primeira partida. Como o jornalista do VG247 aponta, a jogabilidade de Titanfall flui tão bem que não demora para que você esteja abusando de todas as novas habilidades e enfrentando máquinas gigantes.


Imagem

Isso faz com que a cidade de Angel City se torne um enorme playground para que as facções IMC e M-Cor possam "brincar" e destruir tudo em seu caminho. Seja nas ruas e becos ou no topo de prédios, essa mistura de parkour com um mundo sci-fi torna o ambiente online ainda mais divertido, intenso e movimentado.

O que mais chama a atenção, contudo, é a forma como a Respawn conseguiu criar esse ar de novidade. Não foi preciso recriar fórmulas ou desenvolver um conceito do zero, mas adicionar melhorias àquilo que já era feito. Adicionar o pulo duplo e a possibilidade de correr pelas paredes, por exemplo, cria um novo dinamismo nos tiroteios e traz pequenas mudanças na mecânica básica.

Outra novidade significativa feita pelo estúdio é a união da campanha com o multiplayer. Para evitar que a divisão dos dois modos quebrasse a experiência do jogador e ainda atrapalhasse o resultado final do game, ele uniu tudo em um único ambiente online que faz com que seu progresso e a diversão de trocar tiro com seus amigos estejam lado a lado.


Imagem

Desse modo, você pode tanto seguir uma pequena história de maneira cronológica e participar dentro de uma "campanha multiplayer" ou ignorar tudo isso e já cair no quebra pau. E tanto faz sua decisão, já que o objetivo da Respawn é que você se divirta, independente da maneira escolhida.

O estúdio ainda conseguiu renovar a forma como as partidas são finalizadas. Em vez de simplesmente colocar um contador e ficar por isso mesmo, o game conta com um mini game que torna até mesmo o encerramento divertido.

Segundo o VG247, quando tudo parece acabar, o time perdedor deve correr para um ponto de encontro para escapar de Angel City em uma nave. O problema é que eles precisam esperar o transporte chegar e, enquanto isso, a outra equipe parte em uma missão de caçada. Isso pode gerar alguns pontos de experiência bônus e, acima de tudo, incentivar os jogadores a irem além daquilo que tradicionalmente é oferecido.

Matando robôs gigantes

No entanto, não estaríamos falando de Titanfall se não falássemos das verdadeiras estrelas do jogo: os gigantescos Titan, os robôs que vão tornar as partidas ainda mais emocionantes.

Mas apesar de todo o seu tamanho, eles não são sinônimo de desequilíbrio no campo de batalha. Na verdade, a única desestabilização que acontece com a sua chegada é psicológica, uma vez que a produtora se preocupou em não fazer com que a principal novidade do game fosse também seu maior problema.


Imagem

Os mechas podem ser invocados em meio às partidas e controlados a qualquer momento, o que cria um efeito muito divertido no combate, alterando completamente sua dinâmica. Prova disso é que controlar um desses robôs não é sinônimo de vitória. Ainda que seu poder de fogo seja monstruoso, ele traz algumas limitações, como a velocidade de movimentação e a impossibilidade de pular, que compensam.

Além disso, controla um Titan faz com que você se torne um alvo fácil dos inimigos. Por mais que você pode explodir tudo ao seu redor, os adversários podem usar suas armas anti-Titan para destruir o colosso metálico.

É aqui que o ritmo frenético de Titanfall se destaca. O jornalista do VG247 descreve que, em uma das partidas das quais ele participou na gamescom, ele previu que seu robô iria ser destruído e ejetou o soldado de lá. E enquanto caía, ele simplesmente começou a atirar para os lados e a atingir os inimigos que estavam próximos, caindo sobre outro mecha que estava ali perto.


Imagem

A novidade que esperamos?

Ainda falta tempo para que Titanfall chegue ao Xbox 360, One e PCs, mas ele já chega com uma grande promessa. E por mais que a Respawn tente se desvencilhar a imagem de que ele é muito mais do que um Call of Duty da nova geração, a verdade é que realmente parece ser isso, mas no sentido de novidade.

Assim como a Infinity Ward conseguiu renovar o gênero com COD, a mesma equipe criativa por trás disso parece estar perto de repetir o sucesso com outro FPS. Depois de um longo período vendo a mesma fórmula ser reaproveitada de diferentes maneiras, parece que estamos finalmente perto de algo novo.

Fonte: Baixakijogos

5 Comentários

03 Set, 2013 - 20:47

1814 Views

Comentários

LuanSteven 04 Set, 2013 14:45 0

Tera como jogar offline?

mazin14 04 Set, 2013 12:39 0

so VAI SER ONLINE ESSE JOGO ?

Francisco vr 04 Set, 2013 11:19 0

Pode parecer ignorância minha, mas acho que esse game foi feito com motor gráfico Unreal Engine, pois lembra do UT 3...

chucky515 04 Set, 2013 09:56 0

esse jogo ta muito louco cara, to doido pra jogar, FPS com agilidade assim é muito massa os noob pira '-'

lucs2 03 Set, 2013 22:08 0

Muito louco! Mas eu preferia que fosse em terceira pessoa, seria muito louco ver seu personagem voar por cima dos prédios e descer atirando! O mercado de games já está saturado de FPS, mesmo sendo um ótimo jogo, vai ser mais do mesmo!