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Produzir um jogo para PS4 é mais barato do que se pensa



Um dos principais problemas do início de vida do PlayStation 3 foi o alto custo de produção de um título para o console. Com uma arquitetura altamente complexa, era incrivelmente caro para os estúdios desenvolverem novos títulos para a plataforma da Sony — algo que a empresa procurou corrigir no PS4.

Em entrevista ao site GamesIndustry, o diretor da Guerrilla Games, Hermen Hulst, explicou que o valor necessário para produzir um game para a nova geração não é nada absurdo. Segundo ele, o preço é obviamente alto, mas não tão dramático quanto muita gente pensa.

O diretor compara a quantidade de pessoas necessárias para dar vida ao mundo de Killzone: Shadow Fall com o total de profissionais envolvidos na criação dos dois primeiros títulos da série. Hulst explica que, na época, foi preciso uma equipe com 125 programadores, designers e afins. Já no PS4, o game exigiu 150 pessoas — um aumento consideravelmente baixo se considerarmos o salto entre as gerações.

Para ele, essa redução no custo se dá tanto pela arquitetura simplificada do console quanto pelas ferramentas de desenvolvimento disponíveis, o que torna tudo mais barato do que há alguns anos.

Fonte: Blogs-images/Forbes

Comentários

22 Fev, 2013 - 19:31

Comentários

Marlon018 22 Fev, 2013 20:16 2

Isso é realmente complicado pois para o jogo gerar lucros é necessário que mais pessoas comprem ou até vender por um preço mais elevado. E caso não cumpra as expectativas de forma que supra os gastos de produção pode até colocar em risco a existência da produtora.

sophos_nsm 22 Fev, 2013 19:35 -1

eu tenho minhas duvidas sobre o que ele está falando. não sobre os custos dos jogos especificamente do ps4, mas sim do aumento substancial dos games que vem ocorrendo nos ultimos anos e que tendem a se esticar nessa geração. wiiu/ps4/xboxinfinity/pc.

provavelmente o efeito deve sim ser menos sentido nos estudios da sony, mas isso somente pq produzir para o ps3 já era um pouco mais caro devido a arquitetura complexa.

mas de qualquer maneira aumentar 1/5 nos custos (ja que subiu de 125 para 150) ja seria aumentar um jogo de 50 milhões para 60 milhões. acho que cada vez mais se aproxima o crack dos games quando uma grande quantidade de jogos caros (acima dos 50 milhões) não conseguirá se pagar levando boa parte dos players atuais a quebrarem.

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