Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Desenvolvedores reclamam de mudanças no DirectX e XNA Game Studio



Enviando emails a desenvolvedores, a Microsoft resolveu informar que o XNA Game Studio foi descontinuado e que o DirectX não está mais em desenvolvimento. Ou seja, as ferramentas que eram utilizadas para migrar games e outros aplicativos de uma plataforma para outra — do Xbox 360 para o PC , por exemplo — estão desaparecendo.

Com isso, inúmeros desenvolvedores estão preocupados quanto ao futuro da criação de aplicativos para Windows, já que com as diversas mudanças trazidas pela nova interface do Windows 8, muitas ferramentas novas e uma infinidade de complicações surgiram. Por fim, a Microsoft está mesmo gerando muita dor de cabeça para os desenvolvedores, principalmente com o fim do XNA e com o congelamento do DirectX.

Entretanto, o que mais chama a atenção é o fato de a empresa começar a "matar" suas ferramentas mais famosas para desenvolvimento e migração e não colocar outras no lugar. Ainda assim, existem alternativas, mas parece que o XNA e o fim das novidades no DirectX vão fazer falta.

ATUALIZAÇÃO:

A Microsoft enviou um novo e-mail esclarecendo que a mensagem anterior foi um erro e que o DirectX está evoluindo e vai continuar a evoluir.

Via Extreme Tech

Fonte: Tecmundo

Comentários

04 Fev, 2013 - 11:31

Comentários

MatheusWillder 04 Fev, 2013 17:53 3

#witchzero

Ai que tá, os preços do Windows 8 não foram bondade, ela precisava de um sistema que estivesse em muitos computadores para ser considerado um sucesso, mas mesmo assim não conseguiu, pois o Windows 8 não foi tão bem adotado nos PCs, ainda mais se você considerar os preços que ele tinha.

O mesmo acontece com o Office, ela não lança ele para outras plataformas por bondade, e sim visando o lucro que terá com as vendas dessa suíte de escritório nas outras plataformas.

Por isso fiz o comentário do "tiro no pé" como uma afirmação, deixo claro que é minha opinião, mas caso ela adotasse o OpenGL ela estaria incentivando o desenvolvimento de games para outras plataformas, e do ponto de vista empresarial isso é ruim, pois ela deixaria de ter exclusividade nos lançamentos, eu não posso afirmar quantas pessoas usam o Windows por causa dos games, mas posso especular que um bom numero de pessoas abandonariam ele em prol de um sistema bonito e gratuito (eu gosto da interface do Ubuntu) caso os games fossem lançados para ele. É como eu disse, ela estaria abrindo espaço para a concorrência e isso é ruim para ela e para os negócios dela (tiro no pé), mas seria bom para nós que teríamos outras opções de sistema operacional.

Eu também acho que já basta uma GV então vamos deixar isso para lá, mas é bom tentar compreender os comentários dos outros antes de chamar alguém de hater, fanboy e etc, pois em momento nenhum eu fiz isso aqui ou mesmo na GV, sai de lá justamente por causa disso.

MatheusWillder 04 Fev, 2013 16:35 3

@witchzero, Não acho que eu tenha sido hater ao afirmar que a Microsoft deu um tiro no próprio pé, o DirectX é uma API fechada e exclusiva do ecossistema Windows, além de ser a mais usada para o desenvolvimento de games, caso ela realmente tivesse sido descontinuada, a Microsoft estaria abrindo mão disso para que os desenvolvedores usassem uma API multiplataforma, basicamente ela estaria induzindo os desenvolvedores a desenvolverem games para plataformas concorrentes, como o Linux ou até mesmo o Mac OS X.

E assim o Windows perderia a exclusividade que tem há anos, os lançamentos deixariam de aparecer apenas no Windows e começariam a aparecer em plataformas concorrentes que até agora não tiveram espaço para o crescimento, como seria o caso dos sistemas da Apple e do próprio Linux.

Um pouco de interpretação não mata ninguém.

Apenas para constar: Não seria a primeira vez que a Microsoft teria perdido uma vantagem como essa por causa da má administração. E isso não seria minha culpa, nem sua.

MatheusWillder 04 Fev, 2013 16:03 3

Não vi que a fonte era o Tecmundo, eu não confio muito no pessoal do Baixaki/Tecmundo. Em todo caso, aprendi tanto a confiar na veracidade das notícias da Tribo que por isso mesmo nem chequei a fonte, estou muito confortável aqui desde que saí da GameVicio e vim para cá, ainda estou me acostumando com o site e ainda não postei no fórum (nem olhei para falar a verdade, não tive tempo).

Não acredito que uma notícia errada que veio parar aqui diga o rumo que o site esteja tomando, esse tipo de coisa acontece, o que diferencia é que há uma moderação e usuários sempre atuantes para corrigir os erros, e a Tribo tem isso, e é uma coisa que nem mesmo um dos maiores sites de tecnologia do país tem, como o #Lucas disse, o Tecmundo apagou a notícia.

Vamos manter uma discursão saudável nas notícias, não quero ter de procurar outro site de games novamente.

Lucas___ 04 Fev, 2013 14:51 2

@witchzero

O propósito da Home do site é reunir diversos conteúdos num só lugar, facilitando a vida do usuário e isso proporciona a possibilidade de cópias de notícias de outros sites, além da criação das mesmas por usuários do site, o que é mais difícil pelo tempo disponível da equipe.

Agora, se uma notícia que saiu em vários lugares e agora foi desmentida pela própria Microsoft, onde uma simples ataulização por aqui resolveria o caso (como eu fiz com a fonte que você passou) pode ser motivo para definir o futuro do site... me desculpe, mas isso não tem sentido algum.

E como você esquematizou:

1º - não vi nenhum hater, apenas pessoas que acreditaram na veracidade da notícia que tinha por base três grandes site e sugeriram qual seria o próximo passo.

2º - Infelizmente não pude ver essa tal resposta, pois o Tecmundo simplesmente excluiu a notícia. eles devem achar que é mais fácil apagar o problema do que consertá-lo.

Por fim, me pergunto quem realmente é o hater, já que você teve o trabalho de postar um comentário tão grande defendendo a Microsoft (poderia muito bem ter menos linhas), chamar de haters aqueles que simplesmente disseram qual seria a alternativa ao DirectX/XNA e por fim postar mais um comentário que não adicionava nada mais, além de um up na sua opnião.

Darthbighead 04 Fev, 2013 14:05 1

Espero q seja o inicio de uma nova era, a era do opengl no linux

Beavizinho 04 Fev, 2013 13:41 2

Complicado, creio que seja mais uma novela para chamar a atenção.

MatheusWillder 04 Fev, 2013 13:40 3

Ótima notícia, o OpenGL pode ser usado tanto no Windows quanto no Linux, então quem não gosta do Linux pode ficar no Windows e jogar tranquilamente, e quem gosta do Linux pode usar ele e ainda assim ter seus jogos.

E novamente a Microsoft dá um tiro no próprio Pé.

Bom para nós.

leonardo_cdan 04 Fev, 2013 12:50 2

Podia começar a era do Linux e OpenGL !

dyeimys007 04 Fev, 2013 12:34 2

Sinais do fim dos tempos...

Notícias