Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como funciona a restrição da internet em outros países

Tentar controlar a internet não é um assunto novo, desde a década de 90 já haviam comentários sobre como a censura poderia causar danos a internet de maneira geral.

Isto tem ganhado mais força ao longo dos anos com projetos como o SOPA. Recentemente até o Google entrou na briga e iniciou um projeto para acabar com a restrição da internet em outros países, você pode conhecer mais em seu site oficial.

Abaixo listamos alguns exemplos de restrições implantadas por países quando o quesito é liberdade na internet.



Conheça a restrição da internet em outros países

- Coréia do Norte

Por se tratar de um estado comunista, o governo controla todo o tráfego da internet. De seus 24 milhões de habitantes, apenas uma pequena porcentagem possui acesso a uma intranet controlada pelo governo.

O controle é tão forte que todos os computadores vendidos no país ou presentes em lan houses utilizam um sistema operacional chamado Red Star, ao invés de Windows ou outro tradicional. Este sistema, desenvolvido pelo próprio governo, permite melhor rastrear os passos de seus cidadãos. Como era esperado, sites de redes sociais como Twitter ou Facebook são inexistentes na nação.

- Irã

Assim como a Coréia do Norte, o controle no irã tenta ser forte, porém é mais falho do que no país citado acima. Os sites de redes sociais continuam bloqueados, assim como websites de partidos de oposição e sites com conteúdo adulto. Muito de sua população, porém, quebra essa barreira pela utilização de proxys ou outros serviços.

O país tem interesse em criar a sua própria internet doméstica com conteúdo monitorado, similar a o que ocorre na Coréia do Norte. O primeiro passo já foi dado, com um website de streaming de vídeos similar ao Youtube.

- China

Um dos países mais populosos do mundo, a China conta com um Firewall para previnir os usuários de acessar diversos sites. Dentre eles estão sites famosos como o Facebook, Youtube, Twitter , New York Times, blogs policiais, conteúdo adulto. Eles também filtram pesquisas como termos relacionados a corrupção no país ou assuntos controversos.

- Cuba

Cuba segue o mesmo padrão dos anteriores, só que pior. O atual estado de sua internet é muito baixo, as conexões são extremamente lentas e o custo é muito alto para o cidadão comum. Cerca de 5% da população cubana tem acesso a internet global. O resto se mantém em uma intranet contolada pelo governo. Para acessá-la, você precisa ir em locais públicos e se registrar com a sua identidade.

- Região Árabe

O controle é feito mais em sites políticos que possam se tornar uma ameaça ao atual governo. Desde a primavera árabe, muitos donos de blogs ou ativistas online tem sido presos por publicarem conteúdo ofensivo ou incitar reformas políticas.

- Ásia central

Países como Turcomenistão e Uzbequistão estão entre os mais censores da região. Enquanto o Turcomenistão proíbe sites de redes sociais, notícias e Youtube, o Ubsequistão leva uma abordagem mais leve. O país só proíbe quando é o caso de websites críticos ao governo. Já o Tajikstão, também da região, bloqueou acesso ao Facebook duas vezes neste ano devido a postagens que denegriam o governo.

- Eritreia

O pequeno país localizado na África quase não possui acesso a internet. As poucas pessoas que possuem acesso ainda tem de escolher uma das três empresas controladas pelo governo, além de terem seus e-mails e dados monitorados.

Fonte: Baboo

Comentários

16 Dez, 2012 - 11:17

Comentários

gabrielkyx 17 Dez, 2012 02:55 2

Ai, senti pena dessas pessoas desafortunadas.
Dou graças por ter acesso livre a internet.

Brynko-dgs 17 Dez, 2012 01:57 2

Se o governo Brasileiro controlar a internet, ae fudeu!!
Ae a robalheira vai ser + **** ainda

mariobroz22 17 Dez, 2012 01:46 2

não existe liberdade total apenas se você falasse todos os idiomas e tivesse acesso a todos os conhecimentos ai sim liberdade total seria parcial pois sempre a algo novo ou lugar novo para se descobrir o acesso e chegar até ele !!!

robson221 16 Dez, 2012 22:22 2

E tem otario aqui achando q o Brasil é bom por causa disso kkkkkkkkkkk, os comunistas atuais devem dar graças a Deus q seus paises n são tipo nazistas!

Marlon018 16 Dez, 2012 20:53 3

Satou Tatsuhiro:

Você deveria ter posto o total entre aspas.
Só pra citar um exemplo, nas eleições para prefeito, se algum funcionário público se manisfestar a favor de um candidato e o mesmo perder, pode ter certeza que o outro vai tirá-lo de seu emprego. Isso acontece muito na minha cidade e em muitos outros.

Esse é apenas um exemplo da nossa "liberdade". Claro que existem países mto piores, mas pela sua frase, deu a entender que o Brasil nesse quesito era perfeito.

natsakura 16 Dez, 2012 18:45 2

Se proibissem facebook no Brasil eu dava aleluia.

Satou Tatsuhiro 16 Dez, 2012 17:35 2

escreveu: spaizer | 16/12/2012 (14:49)
bom saber que pelo menos o Brasil é o melhor dos piores

Nesses momento meu pais me da um orgulho!!! Liberdade total!

Sossap 16 Dez, 2012 15:37 2

#Marlon018

Seria fantastico se isso acontecesse.

spaizer 16 Dez, 2012 14:49 3

bom saber que pelo menos o Brasil é o melhor dos piores

fabiobracinho 16 Dez, 2012 14:24 2

akie brasil ***** vale tudo rarararar

gabriel427 16 Dez, 2012 14:05 3

e eu reclamando de quando caiu o megaupload

Marlon018 16 Dez, 2012 11:37 2

No Brasil tinham que proibir Facebook, Twitter, Orkut...

Notícias