Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Micron desenvolve memória RAM não volátil

A Micron se uniu à AgigA Tech para desenvolver um novo tipo de memória RAM. A novidade dos novos módulos é a não volatilidade. Hoje, quando o sistema é desligado, a memória RAM é zerada. No novo modelo, o chip teria a capacidade de armazenar dados por períodos longos de tempo, independente do aparelho estar ou não ligado.



Capacitores permitem que memória RAM retenha informações mesmo desligada

(Foto: Reprodução)


Isso seria possível pelo uso de módulos de memória flash, igual aos dos pendrives e SSDs, por exemplo, no pente de memória. De resto, a memória RAM não volátil funcionaria da mesma forma: armazenaria dados de acesso rápido do sistema durante a sessão e, quando desligada, passaria essas informações para os módulos flash.

Para que eles tenham energia e sejam capazes de reter informações por períodos longos de inatividade, os novos pentes contariam com os ultracapacitores criados pela AgigA. Um capacitor é um componente eletrônico capaz de receber determinada quantia de energia e liberar, na saída, uma quantidade maior. Essa energia seria usada para que os pentes de memória fossem capazes de reter informações por muito mais tempo, em alguns casos, de acordo com informativo veiculado pela Micron, por até 10 anos.

A empresa não divulgou um prazo para que os novos pentes de memória estejam disponíveis no mercado e nem preços estimados da nova tecnologia. Em todo caso, a ideia de memórias RAM não voláteis dependeria de uma reengenharia dos sistemas operacionais disponíveis na atualidade: se fosse lançada hoje, a memória seria dificilmente aproveitada por sistemas operacionais que são incapazes de reconhecer suas capacidades de armazenamento não voláteis.

Via Tom’s Hardware

Fonte: Techtudo

Comentários

05 Dez, 2012 - 19:00

Comentários

kapeite 06 Dez, 2012 14:10 2

stylelucas
eu tbm não entendi a genialidade da ironia dele.
foi exatamente o que o stylelucas disse...
eu uso HD ainda ao invés de SSD que esta em expansão no mercado...

a unica função dessa RAM seria não existir mais BOOT ... só isso !
o quanto que ela deveria custar a mais pra economizar apenas 1 minuto por dia?

stylelucas 06 Dez, 2012 10:56 3

Thesroth

Cara pelo que entendi ele quis dizer que usa HD ainda e não SSD...

keyjinho 06 Dez, 2012 02:51 2

Thesroth

MODO IRÔNICO DETECTED

Thesroth 06 Dez, 2012 00:34 3

Kapeite: "e eu uso HD ainda"

Vc ainda usa HD? ohhhhhhhh, pois está no passado amigo, pois aqui (estou falando do futuro 2030) Nós usamos sistemas fotostásticos holográficos de massa 3D, para armarzenamento de dados.

kapeite 05 Dez, 2012 21:12 -4

com os SSDs atuais essas memorias não são tão vantagens.

afinal de contas ela só guardaria o Boot ... meu windows 8 não passa dos 20 segundos ... pra ficar pronto pra usar tudo...( e eu uso HD ainda )
e como eu só ligo meu pc no máximo 2x por dia...
eu ganharia menos de 1 minuto por dia ...

e se eu ficar ligando e desligando sempre ... bem é só mandar Hibernar ... cumpre a mesma função dessa nova RAM.

é um produto sem função quase ... só valeria apena se fosse de graça quase.

adrianodt 05 Dez, 2012 19:55 2

\/ É só formatar a memoria RAM, ops :P

Lucas___ 05 Dez, 2012 19:22 7

É até bom na parte da velocidade, mas fico perguntando o que aconteceria no caso dos vírus, já que o grande mal pra eles é que enquanto o HD estava zerado, eles não tinham como ficar na RAM, e dessa forma "sumiam". Porém, com essa nova memória "HD", as coisas compliquem pro nosso lado.


Vamos esperar pra ver no que dá...

Notícias