Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Top 10 - Os jogos de terror mais importantes

Listamos os títulos mais importantes do gênero

O Top 10 desta semana vai tentar algo bem complicado: selecionar os títulos que moldaram o gênero "terror" como ele é conhecido hoje em dia. Caso você já tenha curtido BioShock, Dead Space, Amnesia ou algum outro título com elementos de terror da atualidade, saiba que você tem muito a agradecer a alguns jogos bem desconhecidos.

Tudo começou com Haunted House, no Atari 2600, que trazia um sistema muito conhecido atualmente, com inventório, monstros e um foco maior no combate. Não demorou para que mais jogos surgissem no mercado, como Monster Bash, Ghost House e Laplace no Ma. Infelizmente, todos esses pioneiros do gênero envelheceram bem mal, mesmo que tenham dado os primeiros passos.

As coisas começam a mudar com o link da cultura do terror e videogames com Castlevania e Shiryou Sensen, jogo que pode ser considerado como o primeiro survival horror do mercado - nele, os jogadores entram na pele de um agente da SWAT que precisa resgatar sobreviventes em uma cidade infestada por monstros. Elementos que fazem alusão a cultura das obras de terror estão presentes em grandes quantidades em Shiryou Sensei, como por exemplo, o padre de uma Igreja, apelidado de Carpenter, em homenagem ao lendário diretor.

Um tempo após estes lançamentos, Sweet Home, jogo de terror baseado no longa homônimo e Project Firestarter, que traz elementos de ficção científica a ambientação de horror, começam a surgir e popularizar o mercado. Não demorou para que a indústria abrisse suas portas para o gênero.

A gente sabe que o Halloween já passou, mas nunca é tarde para levar uns sustos jogando ótimos títulos. Confira a lista:

Imagem

10 - Corpse Party - O título feito pelo Team GrisGris marca a entrada dos desenvolvedores independentes no ramo de jogos de terror. Corpse Party foi feito no RPG Maker e tem uma forte influência do estilo anime e de visual novels em sua concepção, mas o trunfo mora na ambientação gerada pelo enredo, que se passa em uma escola mal-assombrada. A trilha sonora e os efeitos gráficos na pixel art conseguem deixar os jogadores imersos na experiência.

Imagem

9 - Splatterhouse - Só para esclarecer: estamos falando do clássico, não da aberração que foi lançada em 2010. Na era 8-bits, era um pouco complicado separar bem as diferenças gráficas entre os jogos, já que tudo soava muito padrão. A história de Rick e sua máscara igualzinha a de Jason, do longa Sexta-Feira 13, se difere no excesso de gore, sangue e violência nos gráficos, mesmo sem o apelo do realismo da atualidade. Splatterhouse foi a primeira tradução do cinema B para os videogames

Imagem

8 - F.E.A.R - O estilo de F.E.A.R não foi a primeira viagem do gênero ao mundo dos FPS. D, no 3DO, já havia feito dado uma passadinha por aí - de maneira ótima, diga-se de passagem. O trunfo de F.E.A.R mora no balanceamento sublime da narração, que sempre opta pela estratégia de deixar os jogadores tensos no lugar de apenas colocar monstros por aí, e da jogabilidade, que funciona perfeitamente bem no mundo moldado pelas visões da cruel Alma.

Imagem

7 - Clock Tower- A marca do clássico para Super Nintendo é colocar os jogadores na pele de Jennifer, uma garota órfão adotada por um ricaço. O detalhe é que a protagonista não pode fazer muita coisa: sem ser em algumas cenas de quick time events, Jennifer só pode andar de um lado para o outro e interagir com objetos. O enredo é carregado de simbolismo e conotações sexuais. Silent Hill, Amnesia e até Eternal Darkness e seu medidor de sanidade beberam da fonte da obra da Human.

Imagem

6 - System Shock - A inovação no enredo e na mecânica oferecida por System Shock fez o game ditar a regra de muitos títulos, como Resident Evil. Em System Shock você é um hacker jogado numa estação espacial com o objetivo de invadir o sistema operacional do local, em troca de anistia pelos seus crimes. O protagonista atinge sua meta antes mesmo do game começar, dando início a uma das tramas de ficção científica mais marcante já feitas na indústria de jogos.

Imagem

5 - Fatal Frame- Na pele de uma garota chamada Miku, os jogadores terão de entrar em uma história baseada em fatos reais, carregada de cultura de terror do Japão. A única arma da protagonista é uma máquina fotográfica e a HP de Miku (chamada de Strenght no jogo) é bem rasa, o que ajuda a aumentar a tensão da jogabilidade.

Imagem

4 - Siren- O enredo do título, que se passa no macabro vilarejo de Hanuda, pode ser visto aos olhos de 10 personagens e cada atitude feita pelo elenco produz um efeito borboleta no resto dos cenários. Os jogadores podem usar técnicas stealth para se esconderem dos mortos-vivos, conhecidos como shibito no folclore japonês. A mistura dos gêneros resulta em uma fórmula mais macabra, tensa e dramática.

Imagem

3 - Alone in the Dark- O primeiro survival horror 3D une todos os elementos de clássicos como Sweet Home e Splatterhouse, de maneira orgânica. Os jogos de terror, como conhecemos hoje, nasceram aqui. A mecânica de resolução de quebra-cabeças e exploração não possui tanto foco no combate, o que ajuda na hora de criar uma experiência que deixe os jogadores em posições vulneráveis.

Imagem

2 - Resident Evil- A obra que tornou Shinji Mikami uma lenda se inspirou nos maiores gigantes do gênero até 1996 em sua concepção. A série passou por diversos estágios em sua história e vale citar Resident Evil 4 e sua aproximação de desenvolvimento mais ocidental, com a revolução dos controles e câmeras, como ponto alto da franquia. O gênero se reinventou com as novas mecânicas, que focam na ação, na violência e no combate.

Imagem

1 - Silent Hill Os jogos da série Silent Hill não seguem as tendências que já vimos nos títulos do gênero. Ele não tem medo de brincar com o terror psicológico, de maneira bem clara, enquanto traz elementos simbólicos, como a maneira com que a sexualidade é explorada em SH 2. A história de Harry Manson no primeiro título da série eleva tudo a outro patamar: não é mais sobre situações extraordinárias. É sobre você. E é este elemento que deixa todo o folclore de Silent Hill assustador.

Fonte: Playtv

Comentários

15 Nov, 2012 - 23:15

Comentários

Olliver16 27 Mai, 2013 11:32 0

Ctrl C + Ctrl V do site Play TV

Mr K Banido 18 Nov, 2012 03:40 3

Ótima lista essa,é dificil de ver listas assim§

williamedu22 16 Nov, 2012 22:46 2

Wankaster & keyjinho

Corpse Party é para PSP!!!

keyjinho 16 Nov, 2012 22:12 1

Wankaster

Naum tenho certeza,mas acho q é para pc......

duduandrade 16 Nov, 2012 20:47 2

falto o amnesia na minha opniao

lordbilly 16 Nov, 2012 20:47 2

a foto do resident 4 como segundo lugar no terror serio ???? era pra ter colocado um resident remake aew ou resident 0 pow

Wankaster 16 Nov, 2012 13:31 2

Otimo Top 10, Silent Hill em primeiro lugar, foi bem merecido, ele até hoje é considerado por mim o melhor de todos os games de terror que já joguei(e olha que não são poucos).
Já ouvi falar bastante desse Siren, nunca joguei por falta de oportunidade, e esse Clock Tower eu tenho que dar uma olhada tambem.
Aproposito esse Corpse Party é de que plataforma?

chinobistar 16 Nov, 2012 12:15 3

# thayslanlb
# GustavoVS1996

Pelo o que eu entendi, esta lista tem o objetivo de citar os jogos de terror que se tornaram a grande influência para os jogos de terror atuais. Vejam este trecho:

escreveu:O Top 10 desta semana vai tentar algo bem complicado: selecionar os títulos que moldaram o gênero "terror" como ele é conhecido hoje em dia.


Logo, colocar jogos atuais não faria muito sentido.


# Animaniako

Bom, pra começar, Resident Evil foi um dos jogos de terror mais importantes da história dos games. Se não fosse ele, não haveria Silent Hill ou Fatal Frame, nem dezenas de jogos de terror posteriores. Além disso, RE foi terror até o Code Veronica X, e não até o 2.

Animaniako 16 Nov, 2012 11:21 -5

Resident evil nem devia estar nesta lista.
Depois do resident 2 acabou o terror da série e só ficou a ação..

rodrigofariasximenes 16 Nov, 2012 09:17 -3

Alone in the Dark por obrigação deveria vir em primeiro lugar!!!

GustavoVS1996 16 Nov, 2012 08:47 3

Resident Evil tinha que ser o 1°, Parasite Eve, Alan Wake e Dead Space deveriam figurar o TOP 5!!

Roberto-555 16 Nov, 2012 08:21 4

Parasite Eve é no minimo Quarto lugar.