Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ubuntu 12.10 é lançado com novas opções gráficas e login remoto

Conforme estava agendado no cronograma de desenvolvimento da distribuição, a Canonical liberou nessa quinta-feira (18) a versão final do Ubuntu 12.10, também chamado de "Quantal Quetzal". Nessa versão, foram corrigidos diversos bugs, desenvolvidas novas funcionalidades e muitos refinamentos relacionados a melhoria da performance do sistema.

A maioria das novidades dessa versão está relacionada com mudanças na interface, como o recurso de preview, que permitem ver mais informações sobre um arquivo, antes mesmo de abri-lo. Esse recurso, mostra detalhes de documentos de escritório, músicas e fotos ao clicar neles com o botão direito quando estiver navegando no Dash. O Unity preview também permite abrir a pasta onde o arquivo se encontra e até mesmo enviar o arquivo por e-mail.

No geral, a distribuição inicializa usando o Grub 2, traz o Unity 6.8.0 com o recurso Unity Preview, usa o Nautilus file Manager 3.4 com gerenciador de arquivos padrão e é gerenciada pelo Kernel 3.5. O Dash integra agora a pesquisa no Ubuntu One e Amazon e os menus foram reorganizados. Para completar, o LightDM agora tem suporte para logins remotos. A má notícia é que o arquivo ISO de instalação tem 800 MB, o que obriga o usuário a usar um pendrive ou DVD para gravá-lo.

Um ponto que merece destaque nessa versão é a interação com serviços baseados na nuvem. Por exemplo, ao buscar por documentos, será verificado tanto o HD do aparelho quanto as contas cadastradas de serviços como o Google Drive. A interação com serviços online incluem importantes plataformas, como o Facebok, Twitter, Last.FM, eBay, Gmail, Amazon, etc. O uso de contas do Google, Facebook, Twitter, Flickr agora estão integradas ao sistema, abrindo a possibilidade de gerenciar as contas online de forma centralizada.

As configurações de sistema dos aplicativos padrões para músicas, vídeos, fotos e navegador de internet agora podem ser modificadas diretamente pelo usuário, com isso, a distribuição coloca mais controle sobre o sistema.

Uma curiosidade sobre o nome dessa versão é que Quetzal é um pássaro comum na América Central e a palavra significa "pena de cauda grande e brilhante". O Ubuntu 12.10 é gratuito e está disponível para download aqui.

Fonte: Techtudo

Comentários

18 Out, 2012 - 18:55

Comentários

Delmetor 19 Out, 2012 15:19 1

o que não gostei nas novas versões, não é mais possivel instalar dentro do windows.

Leandronik 19 Out, 2012 08:27 -1

só não gosto muito do unity, se continuar sendo possível instalar o GNOME, ta de boas =)

mariobroz22 19 Out, 2012 07:52 2

uso ele para formatar o windows ele deixa eu criar backup bons eliminando os defeitos do windows !!! e navego com ele via CD !!!

cubadog 18 Out, 2012 23:41 2

muito bonito esta o ubuntu,, alem de ser um ótimo OS

cristianovbr 18 Out, 2012 20:06 1

ainda da pra rodar do cd?

PsycoDenis 18 Out, 2012 19:18 0

Uso esse sistema desde a versão 6 e a cada dia tá melhor... antes dele eu usava o Fedora que também é excelente, mas Ubuntu é demais.