Diretor de TLOU2 admite que enganou os fãs no marketing do jogo
O jogo "The Last of Us: Part 2", antes de seu lançamento, foi envolvido em uma estratégia de marketing que acabou sendo considerada enganosa, conforme admitido por Neil Druckmann, co-presidente da Naughty Dog. A abordagem adotada pela desenvolvedora visava criar surpresa e evitar spoilers, especialmente em relação ao destino de um dos personagens principais, Joel.Nos trailers divulgados antes do lançamento do jogo, havia indícios que sugeriam uma possível distância entre Joel e Ellie na narrativa. Muitos fãs começaram a conectar os pontos, levantando suspeitas sobre o destino de Joel. A Naughty Dog, no entanto, não queria revelar prematuramente a morte de Joel, um ponto crucial da trama. Para manter o suspense, a empresa recorreu a trailers com conteúdos que desviavam a atenção dos fãs, evitando assim decepções antecipadas.
Um exemplo claro dessa estratégia foi a manipulação de cenas em que Jesse aparecia, substituindo-o por Joel, para induzir os fãs a acreditar que Joel teria um papel mais significativo na história do que realmente tinha. Essa tática foi discutida em um vídeo compartilhado pelo perfil Naughty Dog Central, onde Neil Druckmann, Ashley Johnson (a atriz que interpreta Ellie) e Shannon Woodward (que interpreta Dina) explicaram o processo.
A revelação da data de lançamento de "The Last of Us: Part 2" foi um momento crítico na estratégia de marketing da Naughty Dog. Foi neste ponto que os fãs foram induzidos a acreditar na presença contínua de Joel no jogo, graças à sua inserção cuidadosamente planejada no trailer. Este momento pode ser visto no seguinte vídeo:
Apesar de Joel aparecer apenas nas primeiras horas do jogo, o trailer sugeria um papel mais significativo, o que gerou um grande impacto na percepção dos fãs.
Neil Druckmann da Naughty Dog reconheceu que a empresa recebeu muitas críticas pesadas após os fãs perceberem que foram enganados pelo material promocional. O jogo, em sua maior parte, foca em Ellie e Abby, afastando-se da presença dominante de Joel que muitos fãs esperavam.
Essa abordagem adotada pela Naughty Dog levanta questões importantes sobre as práticas de marketing na indústria de videogames. Enquanto a intenção de preservar os elementos surpresa da narrativa é compreensível, a linha entre criar expectativas e enganar os fãs é tênue. Neil Druckmann e a equipe por trás de "The Last of Us: Part 2" enfrentaram tanto aplausos quanto críticas por suas escolhas criativas e promocionais. O impacto dessas decisões não apenas reflete nas opiniões dos jogadores sobre o jogo, mas também oferece uma lição valiosa para a indústria sobre a importância da transparência e honestidade no marketing de videogames.
À medida que a indústria continua a evoluir, permanece o debate sobre até que ponto os criadores podem ir para proteger a narrativa de suas obras, sem comprometer a confiança de seu público. A história de "The Last of Us: Part 2" e sua recepção tornaram-se um exemplo marcante neste debate, refletindo a complexidade e os desafios enfrentados pelos desenvolvedores de jogos na era digital.
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29 Jan, 2024 - 21:37