Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Era uma vez... o Xbox

Era 1998 quando Bill Gates ouviu a grande proposta. Quatro funcionários ambiciosos e criativos da Microsoft apresentaram a ele a ideia de criar o primeiro console de videogame da empresa para enfrentar as marcas mundialmente conhecidas Playstation e Nintendo. Depois de discutir o projeto, não demorou muito para o magnata da tecnologia dizer sim.

Foi assim que Otto Berkes, Ted Hase, Kevin Bachus e Seamus Blackley formaram a primeira equipe da área que, mais tarde, seria responsável pela criação dos melhores jogos para Xbox 360 de todos os tempos. Aproveitando o desenvolvimento já existente do sistema operacional Windows 2000, eles começaram a trabalhar na criação de um console muito semelhante a um computador, capaz de processar o dobro de dados que o Playstation 2.

O mundo conhece o Xbox

Em 2000, a conferência de desenvolvedores de jogos foi o palco da prévia. Após dois anos de trabalho, Bill Gates falou pela primeira vez sobre seu novo produto. Um dispositivo que seria potencialmente usado para jogos on-line, com um sistema aprimorado em comparação com seus concorrentes e a capacidade de armazenamento interno necessária para jogar videogames.

A notícia levou o público à loucura, tanto os presentes no evento quanto os que ficaram sabendo dias depois. Uma nova peça de tecnologia de entretenimento era iminente. Sem que eles soubessem, na Electronic Entertainment Expo, o console incipiente deu um grande passo à frente. A Microsoft se uniu à Bungie Studios, com quem mais tarde criaria seu jogo mais atraente para Xbox 360: "Halo Combat Evolved".

Bill Gates mostrou pela primeira vez o protótipo do Xbox na Consumer Electronics Show de 2001, em Las Vegas, e finalmente o lançou no mercado norte-americano em 15 de novembro de 2001. O novo console foi imediatamente um sucesso, superando a venda de seus concorrentes até hoje. Este sucesso levou ao desenvolvimento de modelos ainda mais bem-sucedidos, como o Xbox 360.

Xbox 360: console feito por gênios

Após o sucesso esmagador do Xbox, a Microsoft continuou a trabalhar para superá-lo. A divisão de jogos da empresa se comprometeu a desenvolver um console ainda mais inovador. A divisão de jogos da empresa se comprometeu com o projeto, identificando seus erros e acertos para criar um console ainda melhor que destronasse definitivamente os fabricantes japoneses que ainda dominavam o setor. Enquanto isso, o cenário era dominado pelo Playstation 2 e a terceira versão do console estava sendo elaborada.

Graças a uma disputa entre a IBM, a Sony e a Toshiba, os funcionários da IBM facilitaram a tarefa da Microsoft, fazendo com que informações vitais sobre o novo desenvolvimento chegassem aos ouvidos dos cérebros por trás da divisão de videogames de Bill Gates. Foi assim que a empresa conseguiu levar vantagem sobre a Sony. E, em maio de 2005, ele apresentou o console de jogos que fez história: o Xbox 360.

Com uma campanha publicitária luxuosa, o Xbox foi colocado à venda em 22 de novembro de 2005, com uma versão premium e a versão Core, mais acessível. Em pouco tempo, foi o desenvolvimento de tecnologia de videogame americano mais vendido da história. Os usuários se tornaram fanáticos pelos melhores jogos Xbox 360: Call of Duty 2, NBA 2K6, Quake 4, Madden NFL 06 e Need for Speed.

O anel vermelho da morte: a falha que compromete o sucesso

Pouco depois de seu lançamento comercial, surgiu uma falha grave no Xbox 360, que colocou em risco todo o sucesso alcançado pela Microsoft. Um anel vermelho contornava o botão de ligar e "matava" o sistema, por isso a falha foi batizada de "Red Ring of Death". Primeiro alguns usuários e depois milhares em todo o mundo foram afetados pelo anel assustador.

A mídia repercutiu a catástrofe tecnológica, e os especialistas da área se referiram a ela como um desastre. A investigação mostrou que o problema foi causado pela mudança de temperatura no console. A constante transferência de calor estava quebrando os conectores e interrompendo a conexão. Assim que a fonte da doença foi detectada, os consoles doentes tiveram que ser curados.

A Microsoft recuperou os Xbox defeituosos e, como forma de reparação, indenizou seus proprietários, as vítimas, com dinheiro. Este ato heroico da empresa conseguiu neutralizar a imagem ruim gerada pelo Anel Vermelho da Morte. Os usuários apreciaram o gesto da empresa e a magnitude da crise diminuiu rapidamente, até se tornar apenas uma lembrança ruim.

Imagem

Os jogos que deram vida ao Xbox

A qualidade do console foi acompanhada por videogames incríveis. A Microsoft estava constantemente aprendendo e avançando nesta área. Halo e Halo 2 consolidaram a base do desenvolvimento e deram ao Xbox 360 sua identidade. No final de 2006, um comercial invadiu todos os televisores das casas e chocou todos os espectadores.

Para marcar o primeiro aniversário de seu lançamento, o Xbox apresentou uma versão de Mad World, um novo videogame estrelado por um soldado que tinha de sobreviver em um cenário devastador e enfrentar uma criatura temível. Mas, como se isso não bastasse, a publicidade também apresentou uma prévia de Gears of War, outro jogo que, sem dúvida, foi a marca registrada da empresa e do setor.

A partir de então, os jogadores puderam desfrutar de lançamento após lançamento e aperfeiçoar o desempenho do console de acordo com o ritmo de videogames cada vez mais atraentes. O Xbox desenvolveu relacionamentos com várias empresas, inclusive japonesas, para produzir jogos memoráveis como Splinter Cell: Double Agent. Isso estabeleceu o Xbox como o console preferido para jogos de tiro.

Mas as opções de entretenimento foram ampliadas com a chegada do Xbox LIVE, a plataforma de conteúdo digital do Xbox que permite que vários usuários participem e interajam no mesmo jogo on-line, se conectem às redes sociais e para se comunicar por meio de mensagens, assistam a filmes e séries em HD e ouçam música por uma taxa mensal.



O Xbox surgiu no mundo e na vida das pessoas, oferecendo-lhes entretenimento sem fim.



Comentários

29 Nov, 2023 - 16:56

Comentários

Notícias