Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

AMD FSR 3 terá gerador de FPS parecido com o DLSS 3

A AMD revelou o FSR 3, a nova geração da tecnologia FidelityFX Super Resolution, juntamente com as GPUs RDNA 3. No entanto, até o momento, poucos detalhes foram divulgados pela empresa. Informações recentes obtidas a partir dos códigos disponíveis no GPUOpen, por meio do GitHub, revelam alguns aspectos interessantes sobre o FSR 3.

De acordo com esses códigos, o FSR 3 contará com uma funcionalidade semelhante ao Frame Generator presente no NVIDIA DLSS 3, embora seja exclusivo para as GPUs da AMD. Enquanto o Frame Generator gera apenas um quadro a partir de dados interpolados, sendo uma característica exclusiva das GPUs GeForce RTX 40, o FSR 3 será capaz de criar até 4 quadros interpolados para cada quadro real, conforme indicam os códigos abertos.

Uma particularidade do AMD FSR 3 é que ele será integrado ao driver, o que pode limitar sua utilização em GPUs de concorrentes, tornando-o verdadeiramente exclusivo para as GPUs Radeon. No entanto, é importante ressaltar que essa abordagem contradiz a natureza de código aberto da tecnologia, em contraste com o DLSS. Portanto, será necessário aguardar uma confirmação oficial por parte da AMD para esclarecer essa questão.

Imagem

FSR 3 entregará o dobro de desempenho do FSR 2

Durante a revelação da nova tecnologia em novembro do ano passado, a AMD ofereceu um vislumbre do impressionante desempenho proporcionado pelo FSR 3. Durante uma demonstração no evento, uma placa de vídeo Radeon RX 7000 conseguiu aumentar sua taxa de quadros de 60 FPS com o FSR 2 para mais de 110 FPS com o FSR 3.

Além disso, a próxima geração do FidelityFX Super Resolution trará suporte para uma tecnologia chamada "Fluid Motion Frames". Embora não tenham sido fornecidos detalhes sobre o seu funcionamento, o nome nos faz lembrar do "Optical Flow Accelerators" e dos "Motion Vectors" do DLSS 3, recursos responsáveis por gerar o famoso "quadro inexistente" nos jogos que utilizam o recurso da NVIDIA.

Imagem

Durante o evento, a AMD também anunciou a tecnologia AMD HYPR-RX, que promete taxas de quadros mais altas e menor latência com apenas um clique. Um exemplo apresentado foi o jogo Dying Light 2, que passou de 90 FPS e 30 ms para impressionantes 166 FPS e 11 ms, algo semelhante ao DLSS 3 com o NVIDIA Reflex. A previsão é que esse novo recurso esteja disponível no primeiro semestre de 2023.

Além disso, a Epic Games e a Ubisoft são dois estúdios que confirmaram que irão trabalhar com o AMD FSR 3 em seus motores gráficos. A Unreal Engine 5 e o Snow Drop 2.0, respectivamente, serão compatíveis com essa tecnologia.



Comentários

24 Mai, 2023 - 22:06

Comentários