Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os melhores jogos indies de 2022

Os jogos indies tem um lugar especial em nossos corações gamers, nessa lista você irá conhecer aqueles que se destacaram em 2022.



Weird West

Weird West é um jogo de simulação imersiva, ou seja, todas as suas ações se refletem no mundo do jogo. A temática é no velho oeste sombrio, onde criaturas misteriosas e sombrias coexistem com os humanos. O jogo conta com 5 jornadas com diferentes protagonistas, habilidades e histórias. Há um mundo aberto, você pode ir onde quiser desde o início do jogo, seja a pé ou com sua montaria, há dezenas de itens para coletar nos cenários, uma boa variedade de inimigos e também masmorras. Eu considero esse um Red dead de PC fraco, não tem os melhores gráficos do mundo, mas consegue te entregar uma ambientação, missões secundárias e uma gameplay que não deixa nada a desejar para grandes jogos do gênero.

Plataformas: PC | Playstation| XBOX | Nintendo Switch

Idioma em Português? Sim


There is no Ligth

Imagem

Em There Is No Ligth seu objetivo é salvar seu filho, levado por entidades místicas que dominam o novo mundo. Esse é um jogo com pixel arte muito bonita, ambientação macabra e cheio de inimigos para derrotar, tem um combate simples e muito responsivo com uma árvore de habilidades extensa para desbloquear. É um jogo macabro, com toques de terror e suspense, um dos destaques são suas lutas contras chefes, que são vários nos diferentes biomas do jogo, cada luta é fenomenal, os inimigos contam com diferentes padrões de ataques e você pode derrota-los com combos e armas diferentes. Esse jogo conta com uma não linearidade, ou seja, você pode explorar as regiões na ordem que quiser.

Plataformas: PC, Playstation, XBOX, Nintendo Switch

Idioma em português? Sim


ORX

Imagem

Uma grata surpresa em 2022, ORX um jogo que parece ser simples, mas possui uma gameplay complexa e muito, mas muito divertida, é um dos jogos indies que mais me diverti em 2022.

Esse é um jogo de estratégia com Defesa de torres, que mistura cartas e um sistema roguelike, eu sei, eu sei, muita gente já olha torto para um jogo só de ouvir roguelike como gênero, mas em ORX isso até que faz sentido, pois a cada novo recomeço você desbloqueia novas cartas e fica mais experiente no jogo. O sistema de cartas é fenomenal, você monta um deck e conforme vai interligando as construções você monta os castelos que serão sua linha de defesa contra as hordas de orxs, os inimigos que dão nome ao jogo.

De momento há duas facções, cada uma com mecânicas únicas. Cada modo de jogo conta com o seu próprio conjunto de habilidades e jogabilidade totalmente diferentes! Se você procura um bom Tower defense, ORX é sem dúvidas sua melhor opção.

Plataformas: PC

Idioma em português? Sim


Hard West 2

Imagem

Hard West 2 é um jogo de estratégia por turnos com uma mecânica inovadora no gênero, o sistema de bravata, que recupera todos os pontos de ação gastos no turno, caso seu personagem elimine um inimigo, isso permite desencadear vários combos e aumentar ainda mais as possibilidades da sua estratégia.

Esse é um jogo que se passa no mesmo mundo do primeiro, não se preocupe, não é preciso ter jogado o Hard West 1 para entender a história do segundo. E como todo e bom velho jogo de estratégia por turnos, aqui você contra 5 personagens, cada um com habilidades únicas, seu objetivo é procurar o Trem do diabo e recuperar suas almas perdidas em uma aposta e para isso há dezenas de missões secundárias, itens para coletar no mapa e muito, muito tiroteio no velho oeste sombrio.

Uma das mecânicas que ainda permanece em Hard West 2 é seu sistema de cartas de pôquer, onde fazer uma mão forte dará bônus para seus personagens, há ainda a possibilidade de comprar novas armas e itens nas lojas presentes no mundo do jogo.

Plataformas: PC

Idioma em português? Sim


Souldiers

Imagem

Souldiers foi lançado cheio de expectativas pelos fãs do gênero metroidvania, mas seu lançamento não foi bem um sucesso, teve alguns problemas no balanceamento dos inimigos e também progressão do personagem, mas depois de alguns updates, atualmente é praticamente outro jogo.

Souldiers conta com a melhor pixel arte e direção de arte dentre os jogos indies de 2022. É um jogo metroidvania, ou seja, há bloqueios nas fases para você explorar conforme vai adquirindo itens e habilidades que permitem abrir essas passagens bloqueadas. Conforme você avança e derrota inimigos seu personagem vai subindo de nível e você pode trocar os pontos por novas habilidades e upar a vida, mana ou força de seu personagem. Há três diferentes classes para escolher de início, o guerreiro, mago ou arqueiro, possibilitando também diferentes estilos de gameplays e fator replay muito forte.

Esse jogo possui um dos melhores combates do gênero e se você está a procurar de um bom metroidvania, não deixe de conferir souldiers.

Plataformas: PC | Playstation | XBOX | Nintendo Switch

Idioma em português? Sim


Asterigos: Curse of the Stars

Imagem

Asterigos é um jogo com escopo um pouco maior, tem gráficos 3D que lembram bastante o Kenna bridge os Spirits e Immortal fenyx rising. Você irá embarcar em uma história da mitologia greco romana, há dezenas de inimigos, chefes e também habilidades para desbloquear na extensa árvore de habilidades.

Não há um sistema de guia explícito para te mostrar onde tem que ir, bem ao estilo dos jogos souls, você deve lembrar dos NPCs para completar suas missões secundárias e de certa forma até as principais. E por falar em souls o combate do jogo também remete a esse gênero, mas não se preocupe se você não curte esse estilo de combate, em asterigos o souls é bem prazeroso de jogar. A estamina é quase infinita e o desvio funciona muito bem, melhor até que nos jogos da from software. É um combate que funciona, cadenciado e algumas vezes lembra até mesmo hack and slash.

Você pode jogar com 6 diferentes armas, que são desbloqueadas desde o início do jogo e há a possibilidade de fazer melhorias naquelas armas que mais te agrada em jogar, seu estilo de gameplay também é moldado com esses upgrades, por exemplo, se você deseja jogar apenas com magia você pode, deixando uma espada ou martelo como arma secundária.

É um jogão, que para quem curte aventura e um combate cadenciado e bem feito, não deixe de conferir Asterigos Curse of the stars.

Plataformas: PC, Playstation, XBOX

Idioma em português? Sim


V Rising

Imagem

O jogo indie que quebrou todos os recordes do ano, mais de 2 dois milhões de unidades vendidas em apenas um mês de lançamento. V Rising é um jogo de sobrevivência, com temática de vampiros, você pode jogar com amigos ou sozinho no modo de servidores offline. O jogo ainda está em Early access, mas possui conteúdo de versão final, você irá gastar dezenas e até mesmo centenas de horas nesse jogo.

Ele possui um mundo aberto com várias atividades, missões secundárias, inimigos e chefes, itens para coletar, evoluir o personagem e criar novas armas e armaduras. E como todo e bom jogo de sobrevivência há as mecânicas de construção de base, no caso do V Rising, construção de castelos, o jogo tem um sistema complexo e com bastante variedade de construções para você colocar sua imaginação para trabalhar.

Plataformas: PC

Idioma em português? Sim


Fartest Frontiers

Imagem

E nossa lista não poderia faltar um bom e velho jogo de construção e gerenciamento de cidades. Fartest Frontiers chegou para ser, ate então, o melhor jogo de construção de vilas medievais, considero como uma referência. Ainda em Early access, nesse jogo você pode construir um vilarejo e gerenciar as necessidades dos seus habitantes. Há o sistema de simulação onde seus aldeões vivem suas vidas ativamente e executam suas tarefas em tempo real e todas as vezes que iniciar um novo jogo você nunca jogará no mesmo mapa, graças ao sistema de geração procedural dos mapas.

O sistema agrícola é um dos mais detalhados entre os jogos do gênero, onde você deve selecionar as culturas, rotação e fertilidade da terra para não deixar seus aldeões com fome durante o inverno rigoroso. A principal novidade de farthest frontiers, frente a outros jogos do gênero é seu sistema de invasões de saqueadores, sendo assim, você deve construir paliçadas de madeira ou muros de pedra, torres, quartéis e há a possibilidade de recrutar soldados para defender sua cidade.

Plataformas: PC

Idioma em português? Sim


Midnigth Figth Express

Imagem

Midnigth Figth Express é um jogo de porradaria ao melhor estilo John Wick. Feito em sua maioria por apenas um desenvolvedor esse jogo tem um dos melhores combates corpo a corpo do ano, gameplay fluída, abarrotada de combos e dezenas e mais dezenas de inimigos. São 32 fases, que levam em média alguns minutos para serem completadas, ao terminar a fase seu personagem ganha um ponto de habilidade que serve para desbloquear novos combos e interação com o cenário. Um outro destaque é o fator replay, pois o jogo incentiva a você completar novamente as fases já concluídas, assim você irá liberar novas skins para seu personagem e também é a maneira de fazer o 100% do jogo.

Há várias armas e itens que podem ser utilizados durante o combate e isso deixa as possibilidades de derrotar os inimigos bem variadas. Você pode usar caixas, bastões, cadeiras, armas de fogo e tudo que estiver ao seu alcance. A história do jogo é meio clichê, tem uma leve surpresa nas fases finais, mas não é um suprassumo de enredo, que é compensado na gameplay. Se você curte jogos frenéticos e com vários combos Midnigth Figth Express é perfeito.

Plataformas: PC | Playstation | XBOX | Nintendo Switch

Idioma em português? Sim



Soulstice

Imagem

Soulstice é uma carta de amor para os fãs dos clássicos Devil My Cry. Você controla Briar e Lute, duas irmãs unidas e essa unidade serve justamente como mecânicas do jogo, onde ativar determinados campos de invocação com Lute permite Briar atacar determinados inimigos ou pular em plataformas, além disso quanto mais combos você realiza mais forte fica seus golpes e libera uma transformação poderosa.

Esse é um jogo com câmera fixa, mesmo ela as vezes estando mal posicionada em alguns cenários, durante o combate a câmera é livre, ou seja da para você posicionar como quiser. Ele tem uns gráficos OK para jogos do gênero, mas ele brilha mesmo é em seu combate, que traz um Hack and Slash raiz, da época do ps2 para os tempos modernos.

Sem dúvidas um jogão para quem é fã desse gênero de jogos. Além disso, Soulstice não é só sobre apertar botões, há um sistema de desbloqueio de novas armas e também habilidades para as duas personagens do jogo em uma extensa árvore para você gastar seus pontos. Não tem uma variedade muito grande de inimigos ou cenários, mas para quem está à procura de um jogo esmaga botões com câmera fixa, provavelmente Soulstice vai ser sua melhor opção para 2022.

Plataformas: PC, Playstation, XBOX

Idioma em português? Sim


Diplomacy is Not an Option

Imagem

Diplomacy is Not an Option é um RTS, seu objetivo coletar recursos, desenvolver seu reino e se defender de hordas de inimigos. Parece simples, mas é bem desafiador, pois seus habitantes precisam de necessidades básicas, um hospital, um cemitério para colocar os cadáveres, se não eles se tornam mortos-vivos e atacam sua cidade e é claro casas e emprego para seus moradores.

As Hordas de ataque vêm de localizações aleatórias, por isso você deve treinar guerreiros, arqueiros, construir oficinas de cerco para se defender. Expandir seu território é essencial, avançar seus muros da acesso a novos recursos úteis e capturar relíquias permite invocar feitiços poderosos que podem ser utilizados durante as batalhas.

O jogo não tem limitações, desde o começo, você receberá todo o arsenal disponível e todas as mecânicas do jogo serão desbloqueadas. Depende de você montar uma boa estratégia para que sua cidade sobreviva e prospere.

Plataformas: PC

Idioma em português? Sim


Settlement Survival

Imagem

Settlement Surivival permite você criar assentamentos e expandir seus domínios em um território imenso. Você precisará fornecer abrigo, garantir o suprimento de alimentos, protegê-los contra ameaças da natureza e prestar atenção ao bem-estar, felicidade, educação e emprego deles. Um dos diferenciais desse simulador é que há diversos perigos ambientais, tornados, tempestades e incêndios você deve construir abrigos para seus cidadãos, caso contrário ficará em sérios apuros.

O jogo conta com uma extensa árvore de habilidades e itens, onde você pode desenvolver a economia de sua cidade, liberar novas construções e aumentar ainda mais sua economia. É um jogo bem simples, mas ao mesmo tempo bem prazeroso para passar o tempo.

Plataformas: PC

Idioma em português? Sim


Soccer Story

Imagem

Em ano de copa do mundo não poderia faltar um bom jogo de futebol e Soccer Story é esse jogo. Aqui não apenas jogamos futebol, mas temos mecânicas de RPG e aventura, cabe a você montar um bom time de futebol, desenvolver seus jogadores e completar as missões secundárias, onde todas envolvem mecânicas com bola.

O objetivo do jogo é simples, você precisa restaurar o futebol no mundo que está sendo controlado por uma mega corporação e para isso montar a melhor equipe e ganhar as copas contra adversários são apenas algumas das atividades que você vai fazer em Soccer Story.

Plataformas: PC | Playstation | Nintendo Switch

Idioma em português? Sim


Comentários

25 Dez, 2022 - 12:06

Comentários