Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

8bitdo Pro 2 é o melhor controlador para jogos retrô

Sucesso de vendas, críticas e uma das primeiras opções para quem deseja ou desejou algum dia comprar um controle alternativo, esse é o 8BITDO PRO 2. Nessa review vamos ver se esse modelo faz jus a toda essa fama conquistada.

O modelo da review é a versão personalizada e especial que a 8bitdo lançou em 2022. um modelo roxo e outro preto com um design transpare nte fosco, mas os recursos são idênticos ao seu modelo padrão.



Design e Recursos

Imagem

À primeira vista já notamos logo a semelhança do modelo com um dos controles mais famosos da Nintendo. O 8btiDo pro 2 é mais uma reimaginação do controle do Super Nintendo para os dias modernos, além do SNES outra clara inspiração de design é o Dualshock 4, para quem gosta do padrão da Sony o controle da 8bitdo é uma boa alternativa, com o diferencial de ter uma pegada mais firme e mais aprimorada que o controle do Playstation 4.

Conexões

Atrás do controle há um interruptor que serve para selecionar as diferentes conexões, ele vai funcionar no PC com modo X-input, Android, IOS e também Nintendo Switch. A conexão pode ser feita via cabo ou bluetooth, de pelo menos 4.0. No switch cabe uma ressalva, o controle não tem suporte ao HD Rumble e escaneamento de amiibos.

Imagem

No PC ele reconhecerá a conexão X-input e também a da Nintendo, sendo assim, para emuladores de Switch, Yuzu ou Ryujinx, por exemplo é preferível conectá-lo com a API do pro controller, quanto para jogos de PC a conexão X-input funcionará bem, mas nada te impede de usar qualquer uma das conexões para jogar seu game, seja do PC ou em emuladores.

D-PAD

O D-pad é bom, bem rígido e também é semelhante, se não igual ao do controle do SNES, então se você é fã de jogos retrô ou 2D e precisa de um bom D-Pad, o do Pro 2 não vai decepcionar. Quanto aos botões ABXY está no padrão da Nintendo, ao conectar via cabo ou bluetooth ele reconhecerá o padrão do XBOX, ou seja, inverterá os comandos, mas da para você fazer esse ajuste e inversão no software da 8bitdo, então não se preocupe se você já está acostumando com o padrão Nintendo ou XBOX os botões são ajustáveis. O clique dos botões também é firmes, macios e preciso, sem dúvidas um dos melhores entre os controles alternativos.

Botões Extras

Diferente de outros modelos no 8BitDo, temos dois botões laterais: Estrela e Coração. Esses botões funcionam como os botões de captura de tela e home no Nintendo Switch, em jogos da steam só irá funcionar o botão de captura de tela, mas você pode mapear eles para o que você quiser em qualquer plataforma. Há também um botão no centro que permite alternar rapidamente entre três perfis predefinidos que você pode personalizar no software do controle.

Analógicos

Um dos melhores analógicos entre os controles alternativos, tem erro de apenas 1% e gira suavemente, mas pode ser meio duro para voltar para o centro, não é tão mole igual ao DS4, que nesse quesito, ainda continua com uma leve vantagem, mesmo o analógico do 8bitdo ter menos erro.

Gatilhos

No topo, os botões L e R também são semelhantes aos que você encontraria em um controlador SNES. Ambos são botões longos e estreitos que se curvam com o controlador e são fáceis de pressionar. Mais atrás, os botões L2 e R2 são ótimos. Eles são fáceis de pressionar e têm um pouco de tensão. Por serem gatilhos analógicos significa que eles podem distinguir até que ponto está sendo pressionados, em jogos de corrida por exemplo serve para ajustar a aceleração do carro.

Outro destaque são os botões traseiros de macro P1 e P2, uma verdadeira aula de como posicionar botões de macro de maneira perfeita, eles se encaixam perfeitamente para um clique suave e sem esforço algum, diferente de outros controles que você precisa movimentar levemente os dedos para acioná-lo, no pro 2 tudo acontece de maneira simples, é como se eles sempre estivem ali.

Software

Imagem

O 8bitDo pro 2 tem um software robusto para personalização de funções do controle, para o Windows e também android, mas não está disponível para macos.

Você pode baixar e instalar o software no PC, e após plugar o usb o software irá reconhecer o controle e liberar as funções, mas antes de entrarmos em detalhes, cabe destaque a outro software da 8btido, o que faz a atualização de firmware, deixar o controle atualizado é imprescindível e no 8bitdo esse passo é bem mais simples, com apenas alguns cliques você terá a última versão do update disponível.

Imagem

Quanto ao software de personalização, você pode fazer várias alterações e salvar em 3 perfis diferentes, assim você pode criar perfis para jogos específicos ou um perfil para o padrão do Nintendo Switch ou Xbox por exemplo, já que através do software é possível remapear qualquer um dos botões, sendo assim dá para inverter os botões ABXY.

Imagem

Além disso, é possível ajustar a sensibilidade dos analógicos e dos gatilhos, para jogos de tiro por exemplo, você pode deixar a sensibilidade no mínimo para o tiro sair mais rápido. Outra função que é suportada é o ajusto de intensidade dos motores de vibração. O software também permite definir macros, sequências de botões programadas que você pode definir para qualquer um dos botões digitais, podendo definir até mesmo o tempo das macros, incluindo pausas específicas entre os comandos.

Desempenho em Jogos

Imagem

Ao testar o modelo no PC em alguns jogos ele é prontamente reconhecido em qualquer launcher, seja steam, Epic ou Ubisfot Play, só tive alguns problemas nas primeiras inicializações, onde precisei reiniciar o PC pois estava causando alguma incompatibilidade com o bluetooth, mas com esse problema resolvido as demais vezes que precisei jogar com ele fora do cabo tudo ocorreu sem problemas.

A resposta do controle é muito boa, por ter uma pegada excelente você se sente confortável por jogar por várias horas. Os analógicos, pelo menos nesse modelo que me enviaram, em alguns momentos pareciam que estavam agarrando, não consegui encontrar um padrão desse problema, como aconteceu apenas algumas vezes nem me importei muito.

Ah, vale ressaltar, isso não é apenas no 8btiDO, mas qualquer outro controle, alguns games quando não são iniciados pela steam ou outro launcher de loja, eles não reconhecem o controle se ele estiver no modo sem fio, sendo assim, para aqueles jogos comprados na loja dos sete mares, talvez seja preciso usá-lo via cabo.

Imagem

E se você pensa em adquirir para jogar em emuladores, ele também servirá muito bem em qualquer projeto, por possuir os diferentes modos de conexão, via x-input ou nitnendo switch, vai ser reconhecido no cemu, Yuzu, Ryujinx, dolphin, pcsx2 e qualquer outro emulador já criado. Por ter sensor de movimento é perfeito para os games do Switch que rodam nos emuladores, como o zeldinha breath por exemplo.

Vale a Pena?

Recomendo esse controle principalmente se você é fã dos controles da Playstation e para jogar games retrô o 8bitido pro 2 é a melhor alternativa.

Pontos positivos

  1. Construção e Pegada
  2. Botões de Macro
  3. Analógicos
  4. Software próprio
  5. Vários perfis
  6. Bateria removível
  7. Funciona no Xbox Cloud Gaming


Pontos Negativos

  1. Não tem HD rumble
  2. Sem leitura de amiibos


Comentários

04 Out, 2022 - 11:54

Comentários