Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Sistema MetalFX Upscaling da Apple competirá com tecnologias AMD FSR e NVIDIA DLSS

Na WWDC deste ano, a Apple anunciou um novo sistema surpreendente chegando à sua API de jogos Metal 3 que pode soar familiar para os jogadores de PC: MetalFX Upscaling.

O sistema aproveitará o silício personalizado da Apple para reconstruir os gráficos dos videogames usando imagens de origem de resolução mais baixa, para que os jogos possam ser executados com mais eficiência em resoluções mais baixas enquanto parecem de alta resolução.

Este sistema de "reconstrução temporal" soa semelhante às ofertas existentes da AMD (FidelityFX Super Resolution 2.0) e Nvidia (Deep Learning Super-Sampling), juntamente com o vindouro " XeSS " da Intel.

Imagem

Com base em como o sistema é descrito, ele se assemelhará mais ao sistema da AMD, já que a Apple ainda não anunciou uma maneira de o MetalFX Upscaling alavancar seu sistema "Neural Engine". A Apple já divulgou em conversa com o portal Ars Technica sobre modelos de aprendizado de máquina usados no seu silício personalizado, mas as notícias da API Metal 3 de hoje não incluíram nenhuma dessas menções, deixando a série RTX de placas de vídeo da Nvidia na liderança em aprendizado de máquina.

Ao anunciar essa funcionalidade para alguns dos processadores mais populares do mundo, a Apple está permitindo que mais desenvolvedores de jogos criem seus jogos e mecanismos com reconstrução de imagem - mesmo que o MetalFX Upscaling não seja de código aberto, ao contrário do sistema FSR 2.0 da AMD.

Ainda assim, esses sistemas de reconstrução de imagem normalmente têm o anti-aliasing temporal (TAA) em comum. Contanto que os desenvolvedores de jogos mantenham esse tipo de anti-aliasing em mente com seus jogos e mecanismos, eles estarão mais propensos a tirar vantagem e, assim, executar com mais eficiência em uma ampla variedade de consoles, computadores e smartphones.

Grande games chegarão para usuários MAC

O Metal 3 também incluirá uma nova API de "carregamento de recursos" projetada para agilizar os processos de carregamento de ativos em videogames, que atualmente soa semelhante ao sistema DirectStorage da Microsoft para otimizar processos de IO visualmente intensivos que poderiam sofrer gargalos em protocolos tradicionais.

Para comemorar este marco da API do Metal 3, a Apple confirmou que os jogos populares e de processamento intensivo Resident Evil Village e No Man's Sky chegarão ao macOS "ainda este ano". A Apple também diz que os mesmos benefícios da API do Metal 3 chegarão ao iPadOS 16 este ano.

Comentários

07 Jun, 2022 - 11:09

Comentários