Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogos de computador que ajudam a lidar com a Ansiedade

Há cada vez mais opções de jogos para computador no mercado, de maneira a corresponderem a todos os gostos. Mas os jogos não têm apenas a funcionalidade de entreter. Existem jogos educacionais, jogos para desenvolver o raciocínio e surgiu agora uma nova vertente que são jogos para ajudar a lidar com a ansiedade.

Sabemos que os novos tempos, devido à sua instabilidade, surtiram um efeito psicológico negativo em muitas pessoas, nomeadamente nos níveis de ansiedade. Por causa disto, o mercado de jogos de computador deu o salto e desenvolveu uma variedade de jogos para diminuir a ansiedade, onde também podemos encontrar um jogo para dormir ou simplesmente um jogo relaxante.

Mas será mesmo que os jogos para computador são bons para a ansiedade? A resposta é: sem dúvida que sim! Mas temos que escolher o jogo certo. Jogos com temas pesados (guerra, terror), com certeza não serão a melhor escolha. A escolha acertada recai em tipo de jogos como cuidar de animais e quintas, jogos para criar looks, jogos para colorir, até mesmo jogos que se autodenominam de anti-stress. Estes tipos de jogos dão um efeito calmante que nos ajudam a aliviar nos momentos de stress e ansiedade.

Para além destes jogos para diminuir a ansiedade, existem outros que foram criados especificamente para combater o fator stress e ajudam a combater a ansiedade. Os seus gráficos possuem já características que transmitem ao cérebro uma sensação de calma e tranquilidade. Depois, o jogo em si é feito de modo a apelar por sentimentos como compaixão e empatia, fazendo com que o jogador fique mais em contato com o seu lado cuidador e sensível. Isto desencadeia uma onda de conexão consigo mesmo, com a sua parte mais serena e pacífica. Resultando num relaxamento e sensação de bem-estar que ajuda a apaziguar qualquer sentimento de stress e/ou ansiedade.

Neste artigo vamos te apresentar alguns destes jogos mas, antes de instalares qualquer jogo no teu computador, deves assegurar a segurança do teu dispositivo, para que nenhum vírus ou hacker consiga danificar o teu aparelho ou até mesmo roubar alguma informação pessoal tua. Para tal, é necessário saber o que é uma VPN e como funciona. Se não sabes o que é, passamos já a explicar como funciona uma VPN: é a sigla para virtual private network, que traduzido significa rede privada virtual. Esta rede serve para encriptar todos os dados existentes no teu dispositivo eletrônico. Ao fazer isto, não só esconde o teu endereço de IP, impedido que seja possível detectar a tua localização, como também mascara toda a informação pessoal que no teu dispositivo possa contar, como dados bancários, endereço, número de segurança social, etc.

Será sempre uma vantagem quando tiveres a VPN instalada, para além das razões acima referidas, terás também outra vantagem graças à maneira como funciona a VPN. Ao esconder o teu endereço IP, podes acessar a conteúdos, nomeadamente jogos, que estão bloqueados no teu país, pois podes sempre escolher onde queres que no teu endereço de IP esteja localizado. Por isso, podes obter qualquer jogo para dormir, qualquer jogo relaxante, ou seja, todos os jogos para diminuir a ansiedade estão ao teu alcance.

Agora sim, podemos começar a falar destes jogos que têm mudado a vida de muitas pessoas, para melhor e que agora poderás também usufruir dos seus benefícios. Preparamos uma lista dos melhores e principais jogos construídos e dedicados especificamente para pessoas com problemas de ansiedade:

1. Celeste

O jogo é sobre uma menina chamada Madeleine, que está numa jornada para chegar ao topo da montanha Celeste. O jogo é uma grande aventura onde podemos acompanhar a personagem num processo evolutivo de autoconhecimento e de vitórias sobre os seus próprios traumas.

2. Sea of Solitude

Traduzido significa mar de solidão. Retrata de uma maneira inteligente, como a solidão afeta os seres humanos. O jogo é sobre a personagem Kay e o objetivo é ajudá-lo a caminhar num mundo com imensas criaturas desconhecidas e supostamente perigosas. No entanto, a intenção não é lutar contra os monstros e sim conhecer as suas histórias e ajudá-los.

3. Flower

É um jogo muito simples, com gráficos espetaculares que remetem de imediato a um estado de espírito tranquilo. Consiste apenas em controlar a direção do vento por cenários magníficos.

4. Hellblade: Senua's Sacrifice

Este jogo acontece numa vila viking, onde Senua embarca numa viagem para vingar a morte da sua amada. O jogo mostra os sintomas da ansiedade, depressão e psicoses desta personagem ao passar pelo luto. É uma forma de ajudar os jogadores a superar os seus próprios traumas.

5. Jornada do acolhimento

Este jogo foi criado em parceria com associações de psicólogos e psiquiatras, para consciencializar os jogadores sobre a depressão. É dividido em quatro fases que exploram a cura da depressão.

Existem muito mais jogos onde podes explorar este tema. Todos eles foram pensados em ajudar as pessoas, que muitas vezes sofrem em silêncio com estas questões.

Esperamos ter-te ajudado e sobretudo que tenhamos retirado alguma solução para a tua vida, que a torne mais leve e essencialmente, mais feliz.

Fonte: Tribogamer

Comentários

23 Mar, 2022 - 15:12

Comentários