Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Apple suspende vendas de seu produtos na Rússia; Ford encerra operações

A gigante da tecnologia encerrou a venda de todos os seus produtos, físicos ou digitais, no país

A Apple anunciou na terça-feira que interromperá a venda de todos os seus produtos na Rússia, enquanto os usuários globais não poderão mais baixar os meios de comunicação estatais RT News e Sputnik News de suas lojas de aplicativos após a invasão da Ucrânia por Moscou.

Embora a Apple não tenha lojas físicas presentes na Rússia, ela opera online. No entanto, a gigante da tecnologia interrompeu as vendas de todos os seus produtos, incluindo Macs, iPhones, iPads e outros dispositivos da Apple, em seu site russo.

Os clientes que tentam comprar qualquer produto no site são informados de que "a entrega não está disponível" quando tentam colocar o item em seu carrinho de compras online.

A Apple declarou em um comunicado na terça-feira que interrompeu a venda de seus produtos no país como um sinal de solidariedade com o povo da Ucrânia após a invasão russa no dia 24 de fevereiro.

"Estamos apoiando os esforços humanitários, fornecendo ajuda para a crise de refugiados e fazendo todo o possível para apoiar nossas equipes na região", acrescentou a Apple.

Assim como o RT News e o Sputnik News não estão mais disponíveis para download na App Store fora da Rússia, a Apple afirmou que também desativou o reconhecimento de tráfego e incidentes ao vivo em seus mapas na Ucrânia como medida de segurança e precaução para os cidadãos ucranianos.

"Continuaremos a avaliar a situação e estamos em comunicação com os governos relevantes sobre as ações que estamos tomando. Nós nos juntamos a todos aqueles ao redor do mundo que clamam pela paz."

O anúncio da Apple ocorre logo após o ministro digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, pedir ao CEO da empresa, Tim Cook, que pare de fornecer serviços e produtos da Apple para a Federação Russa e bloqueie o acesso à loja da Apple.

"Em 2022, a tecnologia talvez seja a melhor resposta para os tanques, vários lançadores de foguetes e mísseis", escreveu Fedorov em uma carta a Cook.

"Apelo a você e tenho certeza de que você não apenas ouvirá, mas também fará todo o possível para proteger a Ucrânia, a Europa e, finalmente, todo o mundo democrático de uma sangrenta agressão autoritária", afirmou Fedorov. "Temos certeza de que tais ações motivarão a juventude e a população ativa da Rússia a interromper proativamente a vergonhosa agressão militar".

Imagem

Em outro lugar na terça-feira, a montadora americana Ford afirmou que suspendeu as operações na Rússia, com efeito imediato, até novo aviso.

"A Ford está profundamente preocupada com a invasão da Ucrânia e as ameaças resultantes à paz e à estabilidade. A situação nos obrigou a reavaliar nossas operações na Rússia", declarou a Ford.

Uma série de empresas – incluindo Harley-Davidson, Nike, Dell, Exxon Mobil e outras – anunciaram nas últimas semanas movimentos semelhantes após a invasão da ex-nação soviética pelo presidente Vladimir Putin, deixando o país enfrentando um isolamento crescente.

No início desta semana, Google, Twitter e TikTok também impuseram várias restrições à Rússia e passaram a bloquear conteúdo do RT e Sputnik em toda a Europa.

Fonte:

Comentários

03 Mar, 2022 - 10:34

Comentários