Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Se você não atualizou seu PS4 nas últimas 2 semanas, agora você pode hackea-lo

O PlayStation 4 sofre de uma série de problemas semelhantes aos que afetaram o PS3. Pela presença de duas vulnerabilidades no kernel e no WebKit, é possível fazer o jailbreak do console e introduzir o homebrew , dando origem ao uso de emuladores, aplicativos não oficiais e cópias de jogos. Agora, eles conseguiram hackear os consoles com o penúltimo firmware mais recente.

Em 15 de setembro, o PS4 recebeu sua segunda atualização para 2021 com firmware 9.00 . Mais tarde, há menos de duas semanas, o console foi atualizado para a versão 9.03, onde havia rumores de que naquela atualização várias vulnerabilidades do console foram corrigidas, o que permitiu que ele fosse hackeado.



Novo jailbreak do PS4 para hackear

Agora, finalmente, os desenvolvedores SpecterDev, Chendochap e Znullptr lançaram o pOOBs4 , o jailbreak para o firmware 9.00 . Esses desenvolvedores descobriram uma vulnerabilidade no kernel versão 9.00 e, a partir daí, precisaram apenas de uma vulnerabilidade no Webkit como um ponto de entrada para apresentá-la. Essa vulnerabilidade foi descoberta por Sleirsgoevy, e com ela eles conseguiram criar o jailbreak para esta versão, como tem sido boato desde o início do mês.

Introduzir o exploit no PS4 é tão fácil quanto usar um pendrive formatado em exFAT com pequenas modificações, já que a vulnerabilidade está em uma falha no sistema de arquivos do PS4. O código que o pendrive introduz permite que código arbitrário seja executado no kernel, podendo fazer modificações no sistema a nível do kernel, como jailbreak. Porém, o pendrive deve ser inserido em um horário específico para que funcione.

Assim, os usuários do PS4 já podem rodar o homebrew em seu console. Todas as informações sobre pOOBs4 podem ser encontradas no repositório ChendoChap GitHub . A partir daí, é possível instalar um CFW para rodar o Homebrew no console. Se você já atualizou para o firmware 9.03, não poderá fazer nada para explorar esta vulnerabilidade. A única coisa que você pode fazer é esperar por vulnerabilidades futuras ou ir a uma loja para comprar um PS4, que provavelmente ainda virá com o firmware 9.00.

Também afeta PS5

O engraçado sobre essa vulnerabilidade no kernel é que ela também afeta o PS5 . Não sabemos se tem a ver com a vulnerabilidade que TheFlow0 descreveu em novembro que lhe permitiu ativar o modo Debug no PS5, mas a verdade é que é a primeira grande vulnerabilidade conhecida no kernel do PS5 . Se um ponto de entrada puder ser encontrado, o novo console Sony pode ser hackeado. Em outubro, uma vulnerabilidade foi descoberta no WebKit, então não seria uma loucura se víssemos um jailbreak no PS5 nos próximos dias ou semanas .

No caso de o PS5 ser hackeado, seria demonstrado que a remoção do navegador web do console serviu apenas para fazê-lo perder funcionalidades em relação ao seu antecessor. Isso ocorre porque o WebKit ainda está presente no console, embora não seja usado para um navegador da web.

Comentários

13 Dez, 2021 - 12:25

Comentários