Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Zelda 64 foi totalmente descompilado, abrindo a porta para mods e portes de PC e até mesmo ANDROID

O grupo conhecido como Zelda Reverse Engineering Team (ZRET) liderado pela comunidade tem trabalhado por quase dois anos para fazer a engenharia reversa do clássico N64 em código C, que pode ser lido por computadores modernos, semelhante a como os fãs foram capazes de converter totalmente Super Mario 64 em 2019, após um esforço de dois anos.



Esse projeto abre dezenas de possibilidades, uma vez que o código agora está mais fácil de ser trabalhado, levando a modders criarem novas ferramentas, fases, e até mesmo ports para PC, android, e outros consoles como o Nintendo switch, 3DS, Playstation ou xbox.

Não se preocupe, se acha que a Nintendo pode derrubar esse projeto, já que o grupo praticamente refez o jogo, ou seja, não há nenhum código do jogo original, é praticamente o mesmo jogo, mas com um código, gráficos e sons que não pertence a Nintendo, sendo assim, a big N, não pode derrubar o projeto.

O líder do grupo disse que o código agora está em fase final do progresso e logo vai se tornar publico no github, onde qualquer pessoa poderá ter acesso.

embora o código do jogo tenha sido totalmente descompilado, ainda há muito trabalho restante para a equipe ZRET, incluindo a criação de documentação, renomeação e reorganização de código e definições, e suporte para manipulação de ativos para visualização ou modificação moderna computadores é mais fácil.

O grupo também planeja descompilar outras versões de Ocarina of Time para apoiar o projeto. O núcleo do trabalho de ZRET foi baseado na versão Nintendo GameCube Master Quest do jogo, uma vez que possui alguns comandos de depuração para ajudar em seu trabalho.

Vale lembrar que a equipe que fez a descompilação do jogo não fará nenhum port, ficando a cargo de outras pessoas, que desejarem, fazer esse trabalho. No caso dos esforços de descompilação de Super Mario 64, o projeto levou outro grupo a criar uma porta para PC totalmente funcional do jogo N64 em nove meses, que pode ser dimensionada para qualquer resolução de tela e ser facilmente modificada pela comunidade com novos gráficos e efeitos modernos, suporte a 4K e até mesmo ray tracing.

Além disso o mario 64 foi portado para muitas outras plataformas, incluindo Nintendo DSi , Nintendo 3DS e Nintendo Switch.

Fora das ports de PC potenciais, o projeto de descompilação Zelda: Ocarina of Time pode ter enormes implicações para hacks, bem como preservação histórica e descoberta de novos bugs que poderiam ser utilizados pela comunidade speedrunning.

Fonte: Videogameschronicle

Comentários

04 Dez, 2021 - 14:45

967 Views

Comentários