Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

DANDARA é sim um dos games BRASILEIRO mais divertidos

Jogar Dandara: Trials of Fear Edition me trouxe um grande sentimento de orgulho. Em uma indústria tão gigantesca e que conta com poucos representantes brasileiros, é contagiante ver nossas desenvolvedoras tupiniquins buscando seu lugar ao sol com títulos de grandes qualidades e que mostram um pouco da nossa cultura ao mundo.



Não que considere o trabalho Big Hat Studios como um grande representante da nossa cultura no mundo dos jogos eletrônicos, afinal não me parece que esta tenha sido a intenção desta talentosa equipe de desenvolvimento, natural do estado de Minas Gerais. Com uma mensagem mais intimista e subjetiva, Dandara aborda temas de caráter mais global, como a luta pela liberdade e o caráter de resistência que a arte pode exercer em tempos sombrios e opressivos.

Imagem

Porém, mesmo que não traga uma mensagem direcionada as situações sociais e políticas do nosso país, o game traz referências a cultura, história e elementos do cotidiano brasileiro em sua mitologia e ambientação - a começar pela sua protagonista, representação de uma lendária heroína quilombola.

Há um detalhe que talvez só chame a atenção de alguns gamers mais atentos, assim como outras tantas referências nacionais que estão presentes de forma pouco chamativa no título, que brinca com detalhes espalhados em seus cenários: basta um olhar mais atento e logo passamos a notar placas de ruas, caçambas de entulhos, pichações famosas da capital mineira. Esses e outros elementos comuns do nosso cotidiano estão espalhados pelas diversas ambientações do jogo, dispostos como detalhes pequenos, mas que aquecem o coração dos jogadores, não acostumados a ver elementos de sua realidade retratados em games.

Imagem

No game, controlamos Dandara, uma heroína de um estranho mundo que deve lutar contra as forças opressiva dos Eldars. A questão é que o universo do game não é influenciado pela gravidade que conhecemos e, assim, nossa heroína pode se deslocar de forma única pelos cenários, deixando de lado a simples movimentação habitual dos jogos, para investir num deslocamento feito inteiramente através de longos saltos.

Basta apontar para o ponto que queremos saltar (cujo local é sempre demarcado por um material branco) e apertar um botão para realizar o salto, seguindo então para o próximo ponto e assim por diante.

É um sistema fácil de se lidar e tão original em sua execução que confere um estilo e uma abordagem única ao jogo. Apesar de ter um ar limitador por não permitir que nos movamos de maneira livre pelos cenários, este sistema de deslocamento abre possibilidades de movimentações que não vemos em outros jogos, já que permite que nos deslocamos pelos tetos e paredes com tanta desenvoltura quanto nos movimentaríamos pelo chão.

Fonte: Youtube

Comentários

27 Set, 2021 - 19:38

Comentários